F1 GP de Abu Dhabi, Zak Brown: “As piores duas horas da minha vida”

Por a 8 Dezembro 2024 16:10

A McLaren tem uma história tremenda, feita também graças a personagens muito fortes. Se do lado dos pilotos há vários nomes que merecem ser mencionados, do lado da chefia, há também nomes fortes. Bruce McLaren é o primeiro a ser mencionado, por ter dado início a uma das equipas mais bem sucedidas da história da F1. Teddy Mayer assumiu a equipa quando perdeu o seu líder. Ron Dennis que transformou a McLaren numa potência desportiva e numa marca prestigiada e Zak Brown, que acabou de colocar o seu nome na história da equipa.

Brown pegou na equipa num dos pontos mais baixos da sua história, depois de uma parceria falhada com a Honda que levou a estrutura para o fundo. Brown, com o seu entusiasmo e visão, tratou de reestruturar a equipa. E apesar de um início difícil, encontrou a fórmula do sucesso. Ultimamente, as mudanças na equipa têm sido sempre cirúrgicas, acrescentando ao grande potencial humano que a equipa já tinha. As opções de pilotos, de chefe de departamentos, a organização interna… peça a peça, a McLaren conseguiu reerguer-se e tornar-se novamente numa equipa de topo. Muitos nomes devem ser referidos nesta caminhada que começou em 2018, mas Brown é o timoneiro e, o grande responsável. Conseguiu transformar a equipa numa estrutura vencedora, numa grande família onde todos querem estar e todos se sentem bem. Falta agora o último passo que é cimentar esta evolução e preparar a equipa para lutar de forma regular pelo título, algo que este ano revelou ainda algumas fragilidades. Mas Brown pode festejar hoje os frutos do seu trabalho.

No final, o americano estava radiante com o título de construtores:

“Foram as piores duas horas da minha vida, de longe. O Lando conduziu de forma brilhante. Foi uma pena o que aconteceu ao Oscar no início, mas a equipa esteve impecável. Executaram a paragem nas boxes muito bem. E acho que eu era o único que estava pronto para ter um ataque cardíaco durante cerca de duas horas”.

Sobre o desempenho de Lando Norris:

“Naquela corrida, ele carregou-nos. Não cometeu erros, e nós estávamos preocupados com os Safety Cars, eu estava preocupado com tudo, e ele conduziu sem falhas, como tem feito. Por isso, a seguir, é tentar repetir o título de construtores e ganhar o de pilotos. Vou deixar o Óscar e o Lando resolverem isso.”

Sobre a declaração de Norris de que o próximo ano é “o seu ano”:

“Ele vai dar tudo o que tem. E dado o momento em que se encontra, não apostaria contra ele”.

Sobre o impacto de Andrea Stella como chefe de equipa:

“Ele é um líder inacreditável. Dá o exemplo, dá poder às pessoas, é muito técnico e incentiva toda a gente a dar o melhor de si. E foi isso que se viu esta noite.”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
19 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
canam
canam
13 dias atrás

Ganhou e merece parabêns por isso, e por ter arriscado em 2 jovens pilotos sem experiência, mas em termos de carisma este americano (que parece ser o dono do team), está longe do que foi um Ron Dennis, um Teddy Meier, para já não falar do fundador de tudo, Bruce Mclaren.Outros tempos.

Last edited 13 dias atrás by Canam
2020
2020
Reply to  canam
13 dias atrás

o Ron Denis?… mas ainda há alguém que admire esse cromo depois do que ele fez de aldrabices?… enfim, opiniões, mas o RoRon foi um ácaro mafioso

Last edited 13 dias atrás by simiao jms
driver-on-track
driver-on-track
13 dias atrás

aplauso merece… mas longe muito longe do Ron Dennis esse sim um homem de tomates grandes , não cherry como os do Zak…

2020
2020
Reply to  driver-on-track
13 dias atrás

O RonRon?… o vígaro das fotocópias a cores da equipa rival de sempre?… palhaço.

garantia4
garantia4
13 dias atrás

Artigo de opinião. Bem redigido. Mas a questão não é essa. A questão é que num site (mais um entre muitos) que nunca se poupou em artigos a ligar a falta de vitórias da Ferrari à presença de italianos, para gáudio da maioria dos leitores, era inevitável que o nome do Stella fosse menosprezado… E lembremo- nos que um McL já não conseguia este troféu desde 1991 ( quantos foristas já eram nascidos?)

Last edited 13 dias atrás by jo baue
Pity
Pity
Reply to  garantia4
13 dias atrás

Errado. Era desde 1998, com Hakkinen e Coulthard.

malhaxuxas
malhaxuxas
Reply to  Pity
13 dias atrás

Errado. Era desde 2007 quando roubaram o campeonato pela triste figura do Alonso.

Pity
Pity
Reply to  malhaxuxas
13 dias atrás

Se foram desclassificados, não conta, não acha?

2020
2020
Reply to  Pity
13 dias atrás

Pró xuxas os do lado dele está sempre certo, os outros é que estão mal… não ligar.

garantia4
garantia4
Reply to  Pity
13 dias atrás

Duplo erro. Confundi com o ano de 2008, em que a Ferrari e um piloto com um Ferrari ganharam os títulos.

Last edited 13 dias atrás by jo baue
Pity
Pity
Reply to  garantia4
13 dias atrás

Piloto com um Ferrari ganhou o título? Em que universo paralelo?

garantia4
garantia4
Reply to  Pity
13 dias atrás

Desta vez não houve lapso. Sim, guiava um Ferrari.

Pity
Pity
Reply to  garantia4
13 dias atrás

Que eu saiba, em 2008 ganhou o Hamilton, de McLaren…
Não seja como o outro, que considera a McLaren vencedora em 2007

garantia4
garantia4
Reply to  Pity
13 dias atrás

Foi com um Ferrari prateado. Não seja como o outro, que só lia o ‘ Pravda’.
Se diversificar as suas leituras verá que há mihares de pessoas que com credibilidade sustentam tal. Basta aceder à fundamentação – bem detalhada- do acórdão sobre os crimes da McL… para chegar a essa conclusão. A menos que tenham feito uma lobotomia aos técnicos do verme Dennis e apagado todos os dados informáticos respeitantes aos roubos ( impossível).

Pity
Pity
Reply to  garantia4
13 dias atrás

Há alguma prova, concreta, do que escreveu, ou é a sua veia Ferrarista a falar? O Ron Dennis era arrogante, mas não era parvo. Não acredito que, depois de ter sido desclassificado em 2007, insistisse na cópia no ano seguinte, até porque devia estar sob o olhar atento da FIA.

garantia4
garantia4
Reply to  Pity
12 dias atrás

Não use a sua ignorância para fazer dos outros parvos. Faz comentários diariamente sobre F1 há décadas (?) e não sabe com que antecedência é projectado um carro ? Sabe ao menos quais eram as funções do Stepney em 97? Tem a mínima noção do conteúdo das 780 folhas sobre os segredos técnicos da Ferrari q esse inglês entregou em Barcelona ao seu amigo Coughlan da McLa….? Tem a noção que foi provado que essas informações circularam na McLa… Acha que esses conhecimentos adquiridos não valem um chavo para o futuro ou q podem ser apagados da cabeça ou do… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  garantia4
12 dias atrás

Então porque é que a FIA não desclassificou a McLaren, também, em 2008? Sobre o conteúdo das páginas, não, não sei, nunca trabalhei na loja onde foram tiradas as fotocópias.
E já agora, quando quiser chamar ignorante a alguém, faça-o a alguém que conheça pessoalmente.

2020
2020
Reply to  garantia4
13 dias atrás

Eu , há 30!

Thor
Thor
Reply to  2020
12 dias atrás

😁

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado