F1, GP de Abu Dhabi: Lando Norris faz a pole, McLaren em vantagem

Por a 7 Dezembro 2024 15:17

A luta pelo título de construtores pende cada vez mais para a McLaren. Lando Norris conseguiu a pole, assinando o tempo de 1:22.595 ficando 0.2 segundos à frente do seu colega de equipa, Oscar Piastri, com Carlos Sainz a ficar com o terceiro tempo.

A McLaren está em vantagem para amanhã, pois Charles Leclerc, com uma volta apagada na Q2, foi eliminado e largará o fim da grelha amanhã. Quem também teve uma sessão para esquecer foi Lewis Hamilton, com muito azar, a ficar eliminado o na Q1. Max Verstappen foi apenas quinto, e não evitou um susto na Q3, evitando o que podia ter sido um acidente aparatoso (também Leclerc teve uma situação parecida na Q2).

Destaque para o impressionante quarto lugar de Nico Hülkenberg, ficando à frente de Verstappen, Pierre Gasly (excelente qualificação), George Russell, Fernando Alonso e Valtteri Bottas, outro dos destaques desta tarde, com uma brilhante performance. Sergio Pérez fechou as contas do top 10.

Q1

A última sessão de qualificação de 2024 começou com 26 °C de temperatura do ar e 30 °C de temperatura na pista. A McLaren chegava a esta qualificação com o rótulo de favorita, tendo liderado o TL2 e o TL3.

Com o sol posto e as luzes do traçado de Yas Marina ligadas, começava a qualificação que poderia tornar-se fundamental nas contas do título por equipas num duelo McLaren vs Ferrari, que pende para a McLaren. Pela vantagem pontual, pela performance até agora, e pela penalização de 10 lugares de Charles Leclerc.

Lance Stroll foi o primeiro a ir para a pista, enquanto os mecânicos da Alpine trabalhavam no carro de Pierre Gasly, com alguma tensão no ar. O primeiro tempo foi de Stroll, no segundo 24, ainda com muitos pilotos na via das boxes. O segundo tempo foi assinado por Pérez, já no segundo 23, tempo que foi apagado por exceder os limites de pista.

Verstappen passou pela liderança da tabela, sendo destronado por Carlos Sainz, com Kevin Magnussen em terceiro lugar, não muito longe do tempo de Sainz. Oscar Piastri e Lando Norris eram quarto e quinto, respetivamente.

A meio da sessão, Jake Doohan, Liam Lawson, Alex Albon, Sergio Pérez (sem tempo) e Franco Colpainto (sem tempo) estavam na zona de eliminação. No entanto, o tempo de Pérez foi readmitido, com o mexicano a ficar com o terceiro tempo.

As últimas voltas da Q1 começaram com Valtteri Bottas a subir ao primeiro lugar, mostrando a evolução da pista nesta altura. Pierre Gasly fez o quarto tempo, com Leclerc a fazer o melhor registo, ainda com várias voltas por concluir. No final da Q1, ficavam eliminados Alex Albon, Zhou Guanyu, Lewis Hamilton, Franco Colapinto e Jack Doohan.

Charles Leclerc foi o mais rápido, seguido de Bottas, Sainz, Verstappen e Gasly. Piastri foi oitavo à frente de Russell e Norris, que fechou o top 10. Hamilton teve muito azar, pois Magnussen, a tentar desviar-se de outros pilotos, atirou um pino delimitador para a pista, que ficou preso por baixo do carro de Hamilton, arruinando a sua volta.

O homem com mais poles da história terminou a sua última qualificação com a Mercedes em 18º.

Q2

Max Verstappen foi o primeiro a ir para a pista na Q2 e o primeiro tempo foi revelador, entrando no segundo 22. Russell (pneus usados) ficou a oito décimos do tempo de Verstappen. Com os primeiros tempos a surgirem, Lando Norris agarrou o segundo lugar (pneus usados), seguido de Carlos Sainz, Nico Hülkenberg, George Russell, Liam Lawson e Charles Leclerc, que quase ia tendo um acidente, evitando um choque com as barreiras, no limite. Oscar Piastri (pneus usados) foi dos últimos a fazer um tempo nas primeiras tentativas e ficou 0.2 seg. de Verstappen.

A meio da sessão, Fernando Alonso, Lance Stroll, Kevin Magnussen, Valtteri Bottas e Pierre Gasly eram os homens na zona de eliminação.

Max Verstappen dispensou uma última tentativa na Q2 e não voltaria à pista nesta sessão, enquanto o resto da concorrência se encaminhou para a pista. Hulkenberg subiu para o segundo posto e Gasly fugiu da zona de eliminação, agarrando o terceiro lugar. Leclerc, que estava também na zona de eliminação, subiu ao primeiro lugar, mas a sua volta foi apagada, caindo novamente para a zona de eliminação. Sainz herdou o primeiro lugar, ao mesmo tempo que Valtteri Bottas assegurou um lugar na Q3.

Ficavam assim eliminados Yuki Tsunoda, Liam Lawson, Lance Stroll, Charles Leclerc e Kevin Magnussen.

Sainz ficou com o melhor tempo, seguido de Verstappen, Hulkenberg, Gasly, Norris, Piastri, Alonso, Russell, Bottas e Pérez.

Q3

A luta pela pole afigurava-se mais renhida do que inicialmente esperado. Verstappen estava na discussão, com Carlos Sainz e os dois McLaren. Pelo andamento mostrado na Q2, Verstappen tinha alguma vantagem. Nico Hülkenberg era o primeiro da fila a fazer um tempo nesta sessão, assinando um tempo no segundo 23 (com pneus usados).

Dos dez pilotos, apenas Verstappen tinha dois conjuntos de pneus novos. O #1 não evitou um grande susto no final da sua volta, quase perdendo o carro. Ainda assim conseguiu fazer um tempo no segundo 22. Oscar Piastri (pneus usados) fez o segundo tempo, mas viu a sua volta ser apagada, por exceder os limites de pista. Lando Norris, com pneus usados, ficou a apenas 0.004 seg do tempo de Verstappen.

Depois das primeiras tentativas, a ordem era Verstappen, Norris, Sainz, Hulkenberg, Gasly, Alonso, Pérez, Russell, Piastri e Bottas (ainda sem tempo). No entanto, a volta de Piastri foi readmitida, e o australiano regressava ao terceiro lugar.

Na sua última volta do dia, Sergio Pérez conseguiu o quarto tempo, com Valtteri Bottas a fazer melhor, mas a surpresa surgiu pouco depois, passando para o primeiro lugar. Foi por pouco tempo, pois Piastri melhorou o registo e subiu ao primeiro lugar. Carlos Sainz foi segundo e Lando Norris fez o melhor tempo. Faltava apenas o tempo de Verstappen, que não conseguiu melhorar o seu tempo.

A pole ficou para Lando Norris, seguido de Piastri e Sainz. Seguiram-se Hulkenberg, Verstappen, Gasly, Russell, Alonso, Bottas e Perez.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
20 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Thor
Thor
15 dias atrás

Hulkenberg 4°???🤣🤣🤣🤣

917/30
Reply to  Thor
14 dias atrás

Esteve muito bem, a par de Lando, foi o piloto do dia.

Thor
Thor
Reply to  917/30
14 dias atrás

Concordo, foi só uma brincadeira, porque ele conduz um “charuto”, como dizem aqui na minha terra.

Pity
Pity
15 dias atrás

Hulkenberg foi a grande surpresa da qualificação, assim como o regresso de Bottas à Q3. McLaren muito bem, Sainz a manter uma réstia de esperança à Ferrari Verstappen não se livrou de um susto, Gasly muito bem. Russell a “salvar os móveis” da Mercedes e Alonso a “enganar a malta”, já que o Aston Martin não é carro para a Q3. De resto, Leclerc a ser vítima dos limites de pista e a dizer adeus à hipótese do 2º lugar entre os pilotos e ao título de construtores (se a McLaren não fizer harakiri) Hamilton estava com ritmo para passar… Ler mais »

joaolima
joaolima
Reply to  Pity
15 dias atrás

Levando as coisas para a brincadeira, podemos dizer que foi uma grande estreia do Doohan em qualificação. Apenas dois lugares atrás dum 7 vezes campeão mundial e vai partir à frente du Ferrari 😀

joaolima
joaolima
Reply to  joaolima
15 dias atrás

du = dum…

Pity
Pity
Reply to  joaolima
14 dias atrás

levar três negativos por emendar uma palavra!!!!!!! 🙂 🙂

Pity
Pity
Reply to  joaolima
14 dias atrás

Sim, levando para a brincadeira, está bem observado.

917/30
Reply to  joaolima
14 dias atrás

Doohan vai partir da mesma posição que Ocon partiu no Catar. Não me espantava que houvesse algo com o 2º Alpine.

Leandro Marques
Reply to  Pity
15 dias atrás

Em cima do carro tem-se visto bastantes vezes, por baixo também não me recordo.

Pity
Pity
Reply to  Leandro Marques
14 dias atrás

Em cima do carro também não me lembro…

Leandro Marques
Reply to  Pity
14 dias atrás

Não acompanha a IMSA?

Pity
Pity
Reply to  Leandro Marques
14 dias atrás

Não. Sabe, eu tenho de fazer a lida da casa, o comer, essas coisas que os homens evitam😀, por isso limito-me à F. E. e ao pacote da F1.

Last edited 14 dias atrás by Pity
917/30
Reply to  Pity
14 dias atrás

Não se faz o “comer”, comer é o acto de se alimentar… Quando muito cozinha ou faz a comida.

Pity
Pity
Reply to  917/30
14 dias atrás

Na minha terra faz-se 🙂 é costume dizer-se “vou fazer o comer”

Leandro Marques
Reply to  Pity
14 dias atrás

Louvo a paciência de acompanhar a Fórmula E.
Pino é um piloto chileno. Daí eu já ter visto várias vezes um pino em cima de um carro.

Pity
Pity
Reply to  Leandro Marques
14 dias atrás

Mas olhe que a fórmula E é bem emocionante. Eu ainda só vi as últimas voltas, pois tive de sair, mas emoção foi coisa que não faltou hoje, até carros capotados.
Quanto ao Pino, bom trocadilho.

Leandro Marques
Reply to  Pity
14 dias atrás

Acredito em si. Deve ter melhorado imenso desde a última vez que tive de a ver em casa de uns amigos então. Porque a memória que tenho dessa competição é tão má que acho que preferia ver a não corrida do GP do Mônaco deste ano umas vinte vezes a ter de ver novamente uma corrida de Fórmula E.
Mas se diz, eu acredito. Vou ver se lhe dou mais uma oportunidade.

917/30
14 dias atrás

Grande PP de Lando com Hulk em grande forma a fazer a PP do segundo pelotão. Sainz a mostrar o quão útil é, muito bem estiveram ainda Gasly e Bottas. No ínicio do TL3 Alonso disse que ia ser um dia bom, e foi! Leclerc a meter os pés pelas mãos, não era preciso ser 1º na Q2, bastava passar à Q3, não havia necessidade de arriscar tanto. Azar monumental de Hamilton na última Q com a MB.

Seven_keys
Seven_keys
14 dias atrás

analizando ao pormenor, talvez a sua melhor pole, e uma das melhores de sempre! foi incrível!

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado