WRC 2027: Motores combustão, elétricos ou híbridos, BoP/EoT, 400.000€…
A FIA está a preparar-se para abrir a possibilidade das marcas no WRC poderem optar pelas motorizações que quiserem, combustão, elétricos ou híbridos. A ideia é, tal como vai existir no Rali Dakar, ter a possibilidade de haver vários conceitos a correr todos juntos, ao invés de manter um único caminho.
Dessa forma, o Mundial de Ralis pode passar a ser disputado por carros totalmente distintos em termos do que é a sua motorização, sendo a forma para equilibrar os andamentos um medidor de binário que a FIA também vai estrear no Dakar, que visa equilibrar os andamentos dos eventuais tipos de motores.
Pode dar-se o caso das equipas existentes optarem todas pelo mesmo sistema.
O chassis é quase certo, o mesmo que é usado agora, eventualmente renovado, e servirá para o WRC e também para o Mundial de Rallycross.
Outro ponto importante para a FIA é a redução de custos, impondo o mesmo estilo de abordagem que já existe para os Rally2: limite de custos para componentes específicos.
O objetivo da FIA é reduzir o custo total do carro para cerca de 400.000 euros, ou seja, menos de metade dos atuais Rally1. As novas regras, detalhadas, serão anunciadas em dezembro, após o Conselho Mundial da FIA.
Por outro lado, parece poder confirmar-se a possibilidade de expandir a construção de chassis a preparadores privados e não somente aos Construtores.
Terá sido isto com que as equipas foram confrontadas no Rali do Japão, num documento que é para já um rascunho, ou seja, as discussões continuam e pode haver modificações, mas nunca de fundo, portanto a base do que a FIA pretende é muito simples:
1 – Motores a combustão, elétricos ou híbridos.
2 – Medidor de binário para o BoP ou EoT, equilibrar o desempenho entre diferentes tipos de motores.
3 – Atual chassis tubular, adaptável para WRC e WRX
4 – Limite de custo para componentes específicos.
5 – Reduzir valor do carro para 400.000€.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI