F1 GP de Las Vegas: Porque Carlos Sainz não foi penalizado na confusão da entrada nas boxes
Carlos Sainz evitou por pouco uma violação das regras durante o Grande Prémio de Las Vegas quando abandonou uma entrada nas boxes na volta 27 devido a uma confusão na Ferrari. Inicialmente chamado às boxes, Sainz atravessou a linha pintada de entrada nas boxes, mas regressou à pista depois de a Ferrari o ter informado que não estava preparada para a sua paragem. O seu engenheiro de corrida admitiu o erro, o que levou Sainz a expressar a sua frustração.
Apesar de ter atravessado a linha, Sainz não infringiu os regulamentos da FIA, uma vez que nunca entrou na via das boxes. Segundo o Código Desportivo Internacional, “exceto em casos de força maior… qualquer parte de um pneu de um carro que entre nas boxes não deve atravessar, em qualquer direção, qualquer linha pintada na pista com o objetivo de separar os carros que entram nas boxes dos que estão na pista”. No entanto, Carlos Sainz não entrou nas boxes. As penalizações anteriores em casos semelhantes aconteceram porque o diretor de corrida colocou nas anotações antes da prova que, tendo quatro rodas à esquerda da linha de entrada das boxes, podem incorrer em infração se voltarem para a pista. Rui Marques não colocou essa anotação para a prova de Las Vegas e os comissários agiram em conformidade, encarando o incidente apenas como uma infração por exceder os limites de pista. Daí Carlos Sainz não ter sido investigado pelo sucedido.
Veja o onboard do incidente AQUI
Yes.Excuse me???Sainz clearly crosses the pit lane entry line then crosses it again without pitting.This is a slam dunk 5 second penalty and at least 1 penalty point.Surely Mclaren have to ask questions about this.Worst decision of the season from these clowns.#f1 #LasVegasGP pic.twitter.com/g4vaYuZIF7
— Have F1 Stewards Misbehaved Again? (@f1_on_ice) November 24, 2024
Foto: Philippe Nanchino / MPSA
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Lamento muito, por ser português e lhe desejar todo o melhor, mas parece-me que começa com uma inconsistência.
Sim, de facto começou com uma inconsistência relativamente ao que vinha a ser prática.
Resta ver o que escreverá nas notas para as próximas corridas, porque se não foi lapso mas sim modo de agir até concordo mais com esta interpretação do que com aquela que vinha a ser norma.
Mais uma parte do regulamento que não está muito clara e leva a diversas interpretações.
Este, como bom português, já veio para favorecer a Ferrari