WRC: Rali do Japão sob ‘alçada’ da FIA

Por a 23 Novembro 2024 12:45

Desde 202 no calendário do WRC, o Rali do Japão voltou a ter este ano um grave problemas de segurança com a entrada de uma carrinha num troço, em sentido contrário. Não é preciso referir o perigo que encerra uma situação destas, felizmente é algo muito pouco visto no WRC, mas duas vezes em três anos provam que há falhas graves na organização da prova japonesa e a FIA, por intermédio do seu diretor de desportos de estrada, Andrew Wheatley, deixou claro em declarações ao Dirtfish que terá de haver consequências para o Rali do Japão.

A carrinha entrou no troço em sentido contrário e chegou à partida pouco antes de Elfyn Evans arrancar com o seu Toyota GR Yaris Rally1. Agora imagine-se se o galês já tivesse arrancado e se, ainda pior, se cruzassem numa zona sem visibilidade, como sucedeu recentemente com Sébastien Ogier, em reconhecimentos, na Croácia.

Algo falhou, logicamente, está ou vai ser feita uma investigação, porque fechar bem as estradas é um princípio inegociável nos ralis.

Pode dar-se o caso da zona por onde entrou o veículo estar bem sinalizada e o condutor ter prevaricado, ou pode simplesmente ter sido negligência da organização no fecho da estrada. O que não faltam no YouTube são exemplo de situações semelhantes um pouco por todo o lado, e as razões para isso ter acontecido são inúmeras.

Portanto, em primeiro lugar é fulcral percebe como e porquê sucedeu e garantir que não volta a acontecer, se é que isso é possível. Relembramos que o Rali do Japão tinham em 2023 o espectro do cartão amarelo devido ao que sucedeu em 2022 e este novo acontecimento não são boas notícias para uma prova que recentemente prolongou o seu contrato com o WRC.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
christopher-shean
christopher-shean
12 horas atrás

Infelizmente garantir a 100% o fecho de um troço em qualquer lado é impossível (a não ser com um policiamento demasiado cara)
Isto não acontece mais vezes porque não calhou.
Eu por acaso nunca pensava nisso quando arrancava para um troço…

manuel moita
manuel moita
6 horas atrás

E o que faz ter Paspalhos afrente do WRC gastam milhões nalgumas porcarias deviam de investir em drones que visualizas sem as Clasdicativas e num caso como este imediatamente se o carro já, estivesse no Troço fosse parado como acontece quando 1 Carro bate e fica a obstruir o Troço ponham gente que goste de Ralis e não só de fazer dinheiro Afrente do WRC

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado

Instale a APP AutoSport

aqui
×