Red Bull e Visa Cash RB F1: sinergia ou fusão ‘velada’ na F1?

Por a 16 Novembro 2024 16:04

Equilíbrio da F1 em risco? A cada vez maior integração da Red Bull com a RB gera debate no paddock da F1. A autonomia da RB pode estar em xeque e a questão é onde termina a colaboração e pode começar a influência?

O estreitar de relações entre a Red Bull Racing e a atual Visa Cash App RB Formula One Team, antes Alpha Tauri e Toro Rosso, é cada vez maior ao ponto de já estar previsto fazer crescer a integração das equipas.

A partir de 2025, os engenheiros da RB deixam de trabalhar em Faenza e terão as suas próprias instalações na sede da Red Bull em Milton Keynes, num claro aumento ainda maior das sinergias.

Não é de estranhar que a parceria entre as duas equipas se tenha intensificado ao longo dos anos, mas o que parece estar agora previsto, fica alguns degraus acima do que já se viu noutras paragens.

Isto parece estar a fazer crescer a desconfiança no paddock da F1, e sendo verdade que as relações entre as equipas fornecedoras de motores a outras, sempre tenha sido muito próxima, como, por exemplo, a recente ligação da Ferrari com a Sauber e Haas, ou a Mercedes com a Williams, podendo dar como exemplo as ‘acusações em 2022 do ‘Ferrari’ branco, relativamente ao Haas, a verdade é que a relação entre a Red Bull e RB é muito mais próxima, o que levanta dúvidas sobre a autonomia da RB.

Como é lógico, o que está aqui em causa, considerando as regras que limitam a colaboração entre equipas, é a possível influência corporativa na F1 e o equilíbrio entre a identidade de uma equipa e a competição justa, pois ninguém quer ver as equipas que têm ligações estreitas com os seus fornecedores a fazerem refletir essas ligações na sua prestação nas corridas, ajudando umas e tornando a vida bem mais difícil a outras.

Portanto, a evolução deste tema continuará a ser um tópico de interesse para adeptos e observadores da F1 nos próximos tempos.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pity
Pity
4 horas atrás

Uma coisa é uma colaboração estreita entre fornecedora de motores e suas clientes, outra é o mesmo dono ter duas equipas.
Na altura, foi muito importante que o Matrechitz tenha comprado a Minardi, evitando uma falência pura e simples e, igualmente importante, evitou que tivéssemos uma grelha de apenas 18 carros. A questão é: ainda se justifica que uma entidade tenha duas equipas, quando há interessados em entrar na F1?

Scb
Scb
Reply to  Pity
2 horas atrás

É tão simples como esses interessados passar um cheque à Red Bull. Onde estão os interessados para tal?
Ou a Red Bull devem extinguir a equipa ou simplesmente vender por preço simbólico?

Pity
Pity
Reply to  Scb
1 hora atrás

Não há interessados? Aposto que alguns dos que se candidataram, no concurso aberto pela FIA, estariam interessados. Não falo da Andretti, nem, talvez da Hitech, porque palpita-me que esta última vai comprar uma certa Alpine…

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado

Instale a APP AutoSport

aqui
×