F1, Comissão da FIA: Kits de arrefecimento para os pilotos e linguagem inclusiva nas medidas aprovadas
A última reunião da Comissão da FIA permitiu avançar com atualizações regulamentares destinadas a melhorar a segurança dos pilotos, a aperfeiçoar os protocolos desportivos e financeiros e a promover a inclusão na Fórmula 1.
Atualizações técnicas: Kits de arrefecimento do piloto para calor extremo
A comissão aprovou a introdução de um kit de arrefecimento para pilotos na época de 2025, que será ativado quando for declarado um “perigo de calor”. Após testes bem sucedidos, espera-se que o kit melhore a resistência e o conforto do piloto em temperaturas extremas. A promoção de soluções de arrefecimento para os pilotos responde às preocupações de segurança atuais e visa garantir que os pilotos possam ter um desempenho ótimo em condições de calor difíceis.
Regulamentos desportivos para 2025: Protocolos de grelha ajustados e sprint para estreantes
Em resposta ao recente Grande Prémio de São Paulo, que levantou questões sobre a ordem da grelha quando um carro é retirado da competição, a comissão ratificou agora um protocolo revisto para simplificar os procedimentos da grelha. Espera-se que este ajustamento traga mais clareza e justiça às posições de partida nos casos em que uma equipa retira um carro da corrida.
A reunião também revisitou a iniciativa de corrida de sprint para estreantes, com a comissão a manifestar interesse em promover novos talentos. Embora a corrida de estreantes não aconteça em 2025, as discussões indicam um forte empenho na sua introdução na época de 2026, estando a ser analisados mais pormenores e a logística.
Ajustes do Regulamento Financeiro: Sustentabilidade e exclusões de custos
A comissão aprovou exclusões de custos alargadas relacionadas com iniciativas de sustentabilidade ao abrigo dos regulamentos financeiros para 2025. Esta decisão alinha-se com o compromisso da F1 com a responsabilidade ambiental, incentivando as equipas a investir em práticas ecológicas sem afetar o seu limite orçamental.
Desenvolvimento do Regulamento de 2026: Inclusão e confidencialidade
A reunião também forneceu atualizações sobre o processo de elaboração de regulamentos para a temporada de 2026, marcando um novo capítulo na estrutura de liderança da F1. O foco inicial, conhecido como Secção A, estabelecerá uma base regulatória unificada para orientar as atualizações subsequentes. Esta secção fundamental está programada para ser revista na primeira reunião de 2025 do Conselho Mundial do Desporto Automóvel (WMSC).
Num passo importante para a inclusão, as revisões da Secção B do Regulamento Desportivo irão incorporar uma linguagem neutra em termos de género. Esta mudança enfatiza a dedicação da FIA em garantir que os regulamentos reflictam a diversidade da comunidade global do desporto automóvel.
Os Regulamentos Técnicos de 2026 estão a progredir bem, com as equipas ativamente envolvidas no aperfeiçoamento das normas. A concentração na obtenção de um equilíbrio competitivo entre todos os carros garantirá que o desempenho continue a ser um elemento central da F1. Entretanto, a Secção D dos Regulamentos Financeiros inclui atualizações destinadas a reforçar a confidencialidade durante as investigações, reforçando a confiança e a integridade em questões processuais.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Quer dizer que se o Hamilton se identificar como mulher pode ir correr no “Girls on Track”?
LOOOOOOOOL!
…se ele se sentir mulher terá de ir para a F1 Academy! Já faz propaganda ao lobby gay…já não deve faltar muito!
Um erro da minha parte 🙂 Efectivamente a F1 Academy seria o trajecto correcto!
Ou seja, em vez do “she” ou do “he”, vão usar o “it”. Resta saber como se traduz o “it” nas línguas que não têm género neutro 🙂 Vão mas é vender chuchas para a porta da maternidade, como se dizia nos meus tempos de estudante.
Estes wokismos foram o que fizeram perder os Dems nos Usa (pelo menos ajudaram), esta malta não tem mais o que fazer…
A F1 sempre no politicamente corretinho e reverente. Muito bem !
A ideologia de género chegou à F1. Já tínhamos carros cor de rosa, agora isto! A ditadura globalista não desiste, apesar dos reveses e rejeições por todo o lado…
Daqui a pouco iremos ver F1 silenciosos, eléctricos, e com tantas regras que os pilotos cada vez contam menos ou praticamente não poderão fazer ultrapassagens (só com a batota do DRS)!
Estou quase a deixar de ver a F1…