F1, Guenther Steiner: “Se o pai não tivesse uma equipa, acho que o Lance Stroll não seria um piloto”

Por a 10 Novembro 2024 09:48

Lance Stroll. Um dos pilotos que menos impacto mediático tem nesta altura. O piloto canadiano da Aston Martin eclipsou-se em pista e tem feito questão de fazer o mesmo fora dela. Uma postura que não é produtiva e que só não o prejudica mais porque o patrão da sua equipa é também seu pai.

O ex-chefe da equipa Haas, Guenther Steiner, criticou o empenho de Lance Stroll na Fórmula 1, especialmente depois de um GP do Brasil desafiante, em que Stroll se despistou durante a qualificação e depois acabou na caixa de gravilha na volta de formação.

Steiner sugeriu que Stroll não estaria na F1 se o seu pai, Lawrence Stroll, não fosse dono da Aston Martin, não por falta de habilidade, mas porque Stroll parece desinteressado em correr. Apesar da sua segurança financeira, Stroll é visto como apático em relação à F1, raramente fazendo manchetes com desempenhos notáveis.

“A pressão afetar”, declarou Steiner no podcast Red Flag. “Ele sabia que tinha feito algo estúpido na volta de formação e depois não conseguiu controlar mais o que estava a fazer. Acho que ele entrou em pânico. Em situações em que o mundo está a olhar para nós, estamos sempre a ser criticados, fazemos algo estúpido. O que fazer a seguir? Algo mais estúpido.”

“Ele nunca parece estar feliz, aconteça o que acontecer”, disse o antigo chefe de equipa da Haas. “Achamos que ele está infeliz ou talvez seja apenas a sua expressão. Penso que muitas pessoas o criticam: ‘Ele é um péssimo piloto. Só está lá porque o pai tem a equipa’. Mas pondo as coisas desta forma: se o pai não tivesse uma equipa, acho que o Lance não seria um piloto de Fórmula 1, porque ele não quer ser um.”

A postura de Lance Stroll não é boa nem para a sua equipa, nem para o desporto. É raro ver-lhe um sorriso nas transmissões, especialmente quando fala à comunicação social. Para muitos, falar com os jornalistas é um dos momentos menos interessantes do fim de semana. Não é agradável para ninguém repetir vezes sem conta o mesmo discurso, com perguntas que acabam por ser iguais. Mas alguns pilotos conseguem fazer esta tarefa de forma mais elegante e airosa. Porque também faz parte do seu trabalho.

A comunicação aos media é fundamental para o impacto da competição e, por conseguinte, no interesse dos patrocinadores. Mas Lance Stroll faz questão de mostrar o “frete” que faz a cada pergunta. Não é uma postura que ajude a imagem da marca que representa e dos patrocinadores da equipa.

Não questionamos o talento de Stroll. Não é certamente dos pilotos mais talentosos da grelha atual. Não é também o pior. O seu registo nas categorias de iniciação e algumas das suas prestações na F1 mostram que Stroll não é um péssimo piloto como alguns dizem. Mas de há algum tempo para cá desapareceu completamente do radar. Não faz nada de relevante em pista, não diz nada de relevante fora dela. Steiner diz que ele não quer ser piloto de F1. Por vezes parece ser esse o caso. E noutra situação já não estaria na F1.

Foto: Philippe Nanchino / MPSA

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
5 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
canam
canam
3 dias atrás

Descobriu a pólvora. Filhos de papá ou de malas cheias de massa houve muitos na F1 e sempre continuará a haver, porque esta atividade é cara. O Stroll é já um veterano e talento nunca teve muito, embora tenha aprendido com o tempo. Mas quem pode manda.

Pity
Pity
Reply to  canam
3 dias atrás

Mas o caso do Stroll é único, porque o pai é o dono da equipa. Mais nenhum filho de papá, ou com malas cheias, sem talento, ficou tanto tempo na F1

breno_mascarenhas2020_hotmail_com
3 dias atrás

Stroll já deveria ter abandonado a F1.

Patucho10
Patucho10
3 dias atrás

Toda a gente sabe que o Stroll está na F1 porque o pai é dono da equipa! Foi por esse motivo que ele decidiu entrar na F1, e de seguida comprar uma equipa para dar a oportunidade ao filho de cumprir o sonho de ser campeão mundial de F1. Todas as pessoas percebem que ele nunca teve talento, e ritmo para ser campeão mundial, ele precisava de ter um carro que fosse 1 segundo mais rápido que todos os outros do pelotão. O Stroll neste momento só está a comprometer a evolução da equipa, porque sabemos que o Alonso é… Ler mais »

JP7F
JP7F
2 dias atrás

Ainda não calaram este Steiner? Parece-me dispensável ter um bobo na fórmula 1.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado