Portugal volta aos carros de topo no Dakar: João Ferreira e Filipe Palmeiro de Mini JCW Rally T1+

Por a 9 Novembro 2024 14:43

Portugal volta em 2025 a ter uma dupla lusa na categoria principal do Dakar. João Ferreira e Filipe Palmeiro confirmaram a presença no Dakar 2025 com o Mini JCW T1 Plus da X-Raid, naquele que será o primeiro Dakar do jovem piloto num carro da categoria Ultimate e o seu terceiro Rali Dakar consecutivo: “onde irei lutar lado a lado com alguns dos pilotos mais impressionantes de sempre! Vamos aprender muito ao participar nesta competição com a x-raid”, disse João Ferreira.

Cada vez mais o Rali Dakar é palco da presença de jovens talentos super-rápidos, entre eles, João Ferreira. Depois de ter feito a sua estreia nos rally-raids apenas em 2019 na classe de produção T2 antes de se sentar ao volante de uma Toyota Hilux T1 em 2021, daí evoluiu para um Mini da X-Raid com o qual venceu o campeonato Europeu de Bajas de 2022, repetindo o feito já este ano de 2024. em 2022, foi também Campeão de Portugal de Todo-o-Terreno.

Para a sua estreia no Dakar em 2023, João mudou para a classe T3, correndo num YXZ1000R Turbo Prototype SXS desenvolvido pela X-Raid e ‘alimentado’ pela Yamaha. Com um carro totalmente novo, sabiam que eram outsiders e problemas mecânicos efetivamente acabaram com qualquer chance de um pódio na categoria. No entanto, bateram um recorde que agradou à Yamaha – ao vencerem uma etapa, permitiram que o fabricante japonês fosse o primeiro a vencer etapas nas categorias de carros e motos!

Sem dúvida o grande destaque vai para o triunfo de João Ferreira e Filipe Palmeiro na oitava etapa do Dakar nos T3: “Obviamente que o Dakar 2023 não correu como esperávamos, devido a alguns problemas mecânicos, mas mostrámos que podíamos ser competitivos com a vitória na etapa e alguns pódios adicionais.”

No Dakar de 2024, João Ferreira/Filipe Palmeiro (Can Am Maverick X3) terminaram a prova na quinta posição depois de três triunfos em etapas: “Naturalmente não podemos estar felizes quando o nosso objetivo era o de vencer. Fizemos uma prova menos regular do que o que esperávamos e isso acabou por nos prejudicar no resultado. Ainda assim, tiramos boas ilações, vencemos várias etapas, mais do que qualquer piloto da nossa categoria, o que comprova que somos rápidos e que temos condições para lutar por vitórias.”

Este ano (Dakar 2025) a fasquia sobe, com um Mini JCW Rally T1+…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Vagueante
Vagueante
1 mês atrás

Com o novo motor estreado pelo De Mevius em PT ou com o velho Diesel?

últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado