Pilotos de F1 exigem respeito em carta aberta à FIA: “queremos ser tratados como adultos”

Por a 7 Novembro 2024 13:31

Os pilotos de Fórmula 1 exigem mais respeito e transparência da FIA e em comunicado exigem ser “tratados como adultos”.

A Associação de Pilotos de Grandes Prémios (GPDA) publicou uma carta aberta criticando a FIA, o órgão que rege a Fórmula 1, por diversos motivos, referindo que sentem ser tratados como crianças, punidos por usar palavrões considerados inofensivos e recebendo, entre outras coisas, instruções sobre assuntos pessoais como, por exemplo, “o uso de jóias ou cuecas”

Os pilotos entendem que a atual liderança da federação internacional na privilegia o diálogo, especialmente em relação a questões que os afetam diretamente.

Por outro lado, a GPDA questiona ainda a forma como as multas aplicadas aos pilotos são utilizadas, pedindo mais transparência sobre o destino desse dinheiro.

Quanto a pontos específicos da carta abertas, os pilotos defendem que o uso de palavrões em situações de alta pressão é normal e não deve ser punido, desde que não seja direcionado a outras pessoas de forma ofensiva, a GPDA critica o uso de multas como forma de punição, argumentando que isso não é benéfico para o desporto, numa carta que demonstra uma forte frustração dos pilotos com a postura da FIA em relação a diversas questões.

Esta carta representa uma tomada de posição importante dos pilotos e pode levar a mudanças significativas no futuro da Fórmula 1 no que a este tipo de questões diz respeito.

A Carta da GPDA na íntegra

Como acontece em todos os desportos, os concorrentes devem acatar a decisão do árbitro, quer gostem ou não, quer concordem ou não com ela. É assim que funciona o desporto.

Os pilotos (os nossos membros) não são diferentes e compreendem-no perfeitamente.

Os nossos membros são pilotos profissionais que correm na Fórmula 1, o auge do desporto automóvel internacional. Eles são os gladiadores e todos os fins de semana de corridas dão um grande espetáculo aos fãs.

No que diz respeito aos palavrões, há uma diferença entre os palavrões destinados a insultar os outros e os palavrões mais casuais, como os que se usam para descrever o mau tempo, ou mesmo um objeto inanimado, como um carro de Fórmula 1, ou uma situação de condução.

Exortamos o Presidente da FIA a ter também em consideração o seu próprio tom e linguagem quando fala com os nossos pilotos membros, ou mesmo sobre eles, quer seja num fórum público ou não.

Além disso, os nossos membros são adultos, não precisam de receber instruções através dos meios de comunicação social, sobre assuntos tão triviais como o uso de jóias e cuecas.

A GPDA já exprimiu, em inúmeras ocasiões, a sua opinião de que as multas pecuniárias aplicadas aos pilotos não são adequadas ao nosso desporto.

Nos últimos três anos, solicitámos ao Presidente da FIA que partilhasse os pormenores e a estratégia sobre a forma como as multas financeiras da FIA são atribuídas e onde os fundos são gastos.

Também transmitimos as nossas preocupações sobre a imagem negativa que as multas financeiras dão ao desporto.

Mais uma vez, solicitamos ao Presidente da FIA transparência financeira e um diálogo direto e aberto connosco.

Todas as partes interessadas (FIA, F1, equipas e GPDA) devem determinar em conjunto como e onde o dinheiro é gasto em benefício do nosso desporto.

A GPDA deseja colaborar de forma construtiva com todas as partes interessadas, incluindo o Presidente da FIA, para promover o nosso grande desporto em benefício de todos os que trabalham nele, pagam por ele, assistem a ele e, na verdade, o amam. Estamos a desempenhar o nosso papel.

Com os melhores cumprimentos, os Diretores e o Presidente da GPDA em nome dos pilotos de Grande Prémio.

FOTO Red Bull Content Pool

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pity
Pity
15 dias atrás

Ui, ui que mostarda chegou ao nariz…
Finalmente a GPDA a dar sinal de vida. Gostei. Mais tarde ou mais cedo tinham de tomar posição.

Last edited 15 dias atrás by Pity
Scirocco
Scirocco
15 dias atrás

gostei sobretudo da parte das cuecas…como é que a FIA controla este item?

JP7F
JP7F
Reply to  Scirocco
14 dias atrás

Alguém anda a espreitar os meninos no balneário.

breno_mascarenhas2020_hotmail_com
14 dias atrás

Um novo presidente para a FIA.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado