WRC2: Gus Greensmith vai tentar ajudar Oliver Solberg

Por a 7 Novembro 2024 11:20

O piloto da Škoda, Gus Greensmith, diz que vai fazer tudo o que puder para ajudar o seu companheiro de equipa na Toksport, Oliver Solberg, a vencer Sami Pajari na corrida pela coroa do WRC2 deste ano.

Tal como acontece com os títulos gerais do Campeonato do Mundo de Ralis, a luta pela medalha de prata do WRC2 deste ano vai até à última ronda no Rali do Japão.

Com as sete pontuações permitidas registadas nesta temporada, Solberg vai ficar de fora da final da Toyota City, com o rival da Toyota, Sami Pajari, a ser o único piloto que lhe pode negar a vitória.

Uma vitória ou um segundo lugar no Japão seria o suficiente para Pajari conquistar o campeonato, o que significa que Solberg precisa de pilotos que se adiantem e se mantenham à frente do finlandês.

É isso que o piloto do Fabia RS Rally2, Greensmith, tenciona fazer. “O melhor que posso fazer para ajudar o Oliver no Japão é ganhar”, disse Greensmith, procurando acrescentar à sua única vitória no WRC2 no Quénia no início desta temporada. O Japão não é um rali fácil, é sempre complicado com as condições e o tempo a mudar – mas devo uma ao Sami depois da nossa batalha na última especial na Croácia.”

Pajari superou o inglês por três décimos de segundo em Zagreb.

Grensmith quer inverter a situação no final deste mês. “Não consegui apanhá-lo”, disse Greensmith.

“É nisso que nos estamos a concentrar desta vez. Estou ansioso por isso.

Gosto do Japão, é um dos meus ralis preferidos.”

Por outro lado, táticas de equipa nunca foram uma opção para Nikolay Gryazin. O russo deixou claro que as táticas de equipa não teriam influenciado o seu desejo de vencer o WRC2 no Rali da Europa Central no mês passado. O piloto de 27 anos entrou na penúltima ronda do Campeonato do Mundo de Ralis da FIA deste ano já fora da luta pelo título geral do WRC2, mas o seu companheiro de equipa no C3 Rally2, Yohan Rossel, precisava de uma vitória para manter vivas as suas esperanças no campeonato.

Gryazin teve um desempenho dominante no evento, garantindo a vitória no WRC2 por mais de dois minutos e terminando em sexto lugar na geral.

Infelizmente para Rossel, as suas aspirações ao título desmoronaram-se ao cruzar a linha de meta em 11º lugar, após uma semana tumultuosa. Mesmo que tivesse surgido a oportunidade para Gryazin deixar Rossel conquistar a vitória, ele afirma que não o teria feito. “Não estávamos a discutir nenhuma [tática],” disse Gryazin ao WRC.com. “Penso que a equipa é muito simpática em dar aos pilotos a oportunidade de fazerem o que querem, por isso respeito as suas decisões. Não houve qualquer pressão da parte deles – estavam a ajudar-me a sentir-me livre para fazer o que queria e a ajudar com todo o conhecimento que têm, mas não houve nada de especial em relação a algumas ordens da equipa.

“Do meu lado, como piloto, não vou deixar os outros passarem.”

Agora, Gryazin vai competir no rali do Japão no final deste mês, onde tem uma hipótese de conquistar o título WRC2 Challenger, uma série para pilotos e co-pilotos que ainda não ganharam um campeonato WRC ao nível do Rally2.

Para além desta época, Gryazin admite que o seu futuro continua incerto. “Veremos se temos alguma oferta depois deste rali”, disse. “Talvez depois do Japão possamos decidir. De momento, não há nada a dizer porque não está claro para mim. Gostaria de continuar a conduzir no próximo ano. Se houver alguma oportunidade, agarrá-la-ei”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Zacspeed
Zacspeed
19 dias atrás

Medalha de prata ou ouro?

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado