Fórmula E: Começou a época 2024/2025
A Fórmula E está de volta. Os monolugares elétricos regressam às pistas para a preparação da nova época. Devido à tragédia que se abateu sobre Valência, os testes tiveram de ser mudados para o traçado de Jarama. Será aqui que ao longo de quatro dias, pilotos e equipas irão preparar a época 2024/2025.
O teste de pré-temporada da 11ª temporada irá ser a estreia do GEN3 Evo, inaugurando uma nova era para a Fórmula E. O GEN3 Evo acelera de 0 aos 100km/h em 1,82 segundos, o que o torna o monolugar mais rápido da FIA, superando os atuais carros de F1 em 30% em aceleração.
As principais novidades incluem:
- Kit de carroçaria reforçado para melhorar a aerodinâmica e a durabilidade.
- Tração integral disponível em fases de corrida selecionadas, melhorando o controlo durante os arranques, duelos de qualificação e MODO DE ATAQUE.
- Pneus Hankook iON otimizados para todas as condições climatéricas, agora fabricados com 35% de materiais reutilizáveis para maior aderência e sustentabilidade.
Mudanças na grelha
A época baixa da Fórmula E trouxe mudanças na grelha. Maximilian Günther mudou-se para a DS PENSKE para fazer parceria com o bicampeão Jean-Éric Vergne, deixando a Maserati MSG Racing. Stoffel Vandoorne, por sua vez, deixou a DS PENSKE para se juntar à Maserati MSG Racing, onde irá correr ao lado do recém-chegado Jake Hughes da NEOM McLaren.
Várias equipas, no entanto, mantêm as suas formações de pilotos. A Envision Racing mantém Robin Frijns e Sébastien Buemi, a TAG Heuer Porsche continua com o atual campeão Pascal Wehrlein e português António Félix da Costa, e a Mahindra Racing mantém Edoardo Mortara e Nyck de Vries. A Jaguar TCS Racing também mantém Mitch Evans e Nick Cassidy, depois de terem conquistado o Campeonato do Mundo de Equipas no final da 10ª temporada.
A Andretti Autosport remodelou o seu alinhamento, juntando o Campeão da 9ª Temporada Jake Dennis ao novo companheiro de equipa Nico Müller, que também se juntou à Porsche. Norman Nato regressa à Nissan, voltando a juntar-se a Oliver Rowland após a sua passagem pela Andretti.
A próxima temporada apresenta novos talentos, incluindo o estreante Zane Maloney, que se junta à equipa inaugural de Fórmula E da Lola Yamaha ABT, juntamente com o veterano Lucas di Grassi. A NEOM McLaren dá as boas-vindas a Taylor Barnard para a sua primeira época completa, juntando-o ao experiente piloto Sam Bird.
A Kiro Race Co., que mudou recentemente de marca, é a única equipa que ainda não definiu o seu alinhamento de pilotos, esperando-se um anúncio em breve.
A ABT mudou a sua marca para Lola Yamaha ABT após uma parceria com a Lola Cars e a Yamaha, adotando uma impressionante pintura azul e amarela. O seu alinhamento inclui o veterano Lucas di Grassi e o estreante Zane Maloney.
Além disso, a Forest Road Company, sediada em Los Angeles, adquiriu a propriedade total da equipa de Fórmula E ERT, mudando a sua designação para Kiro Race Co. Com um design arrojado em preto e verde, a Kiro Race Co. estabeleceu uma parceria técnica com a Porsche Motorsport, dando-lhes acesso à tecnologia de propulsão da Porsche, vencedora de campeonatos, e aumentando a sua competitividade para a época.
Equipa | Piloto | Piloto |
Jaguar TCS Racing | Mitch Evans | Nick Cassidy |
TAG Heuer Porsche | Pascal Wehrlein | Antonio Felix da Costa |
DS PENSKE | Jean-Eric Vergne | Maximilian Guenther |
Nissan | Oliver Rowland | Norman Nato |
Andretti | Jake Dennis | Nico Mueller |
Envision Racing | Robin Frijns | Sebastien Buemi |
NEOM McLaren | Sam Bird | Taylor Barnard |
Maserati MSG Racing | Stoffel Vandoorne | Jake Hughes |
Lola Yamaha ABT | Lucas di Grassi | Zane Maloney |
Mahindra Racing | Nyck de Vries | Edo Mortara |
Kiro Race Co | Dan Ticktum | David Beckman |
Calendário
A 11ª temporada da Fórmula E começa em São Paulo, Brasil, em 7 de dezembro de 2024 – a primeira abertura de temporada da cidade. A série segue para a Cidade do México, seguida por sua primeira jornada dupla em Jeddah, na Arábia Saudita, em 14 e 15 de fevereiro de 2025, com um novo local de pista. Miami regressa ao calendário com corridas no Homestead Miami Speedway, oferecendo uma corrida em casa para equipas sediadas nos EUA, como a Andretti, a DS PENSKE e a Kiro Race Co.
O Mónaco acolherá uma jornada dupla nos dias 3 e 4 de maio de 2025, seguida de outra em Tóquio, que expande o seu formato esta época. Xangai e Jacarta (a 21 de junho) também regressam, acrescentando emoção ao circuito mundial. A época será concluída com jornadas duplas em Berlim e Londres, com a final de Londres marcada para 26 e 27 de julho de 2025, encerrando uma época repleta de ação.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI