F1 GP de São Paulo, a desilusão: Lando Norris

Por a 4 Novembro 2024 13:13

É tempo de assumir que o rótulo de candidato ao título de 2024 não assentou bem a Lando Norris. O piloto da McLaren evidenciou fragilidades que não ficam bem a um piloto que pretende bater Max Verstappen. Em Interlagos mostrou um pouco do que de tão bem sabe e pode fazer, e muito do que lhe falta para chegar ao topo que deseja.

A velocidade de Lando Norris é inquestionável. O jovem britânico tem muito talento e nas qualificações temos visto isso. Não é um piloto mediano que consegue fazer o que Norris faz e muitos podem dizer que Norris tem o melhor carro da atualidade, mas ainda antes disso já mostrava que era dos mais rápidos. O que lhe falta é a mentalidade mais agressiva, especialmente contra Verstappen. O neerlandês é o mais feroz dos adversários e não olha a meios para atingir os fins. Norris não quis, ou não soube “sujar as mãos”, bater o pé e impor respeito ao seu adversário. Pode fazer pouco sentir apontar o dedo a um piloto que joga limpo e que, na grande maioria dos duelos, mantém o respeito pelo seu adversário. Mas com Verstappen a música tem de ser outra. Lewis Hamilton que o diga.

Mas não é só a falta de agressividade que comprometeu Norris. Foram as sucessivas poles desperdiçadas no arranque. Max Verstappen tem oito triunfos e oito poles este ano. Lando Norris tem sete poles… e três triunfos em seu nome. Aqui está o calcanhar de Aquiles de Norris. É certo que a McLaren também tem cometido erros, mas a maior responsabilidade está do lado de Norris.

Curiosamente, o mau resultado de Norris em Interlagos não é apenas da sua responsabilidade. A sua entrada nas boxes pouco antes da bandeira vermelha hipotecou as hipóteses do britânico de vencer a corrida. Nas declarações disse que Verstappen teve sorte… não deixa de ser verdade. Ficar em pista poderia parecer o mais sensato, mas a equipa escolheu a melhor solução com os dados e a situação que tinha em frente. Infelizmente para a McLaren, a situação mudou dramaticamente em poucos segundos. Verstappen “limitou-se” a sobreviver, enquanto pescava um Safety Car ou uma interrupção, que podia ou não acontecer. As decisões na frente da corrida são sempre mais ingratas.

Mas onde Norris falhou foi no arranque, quando perdeu para Russell. Falhou também na falta de garra para ir buscar um resultado diferente quando a corrida lhe escapou das mãos. Foram os erros que comprometeram a sua corrida (erros que parecem acontecer com mais frequência à chuva). Terminar a 30 segundos de um piloto que largou do 17º, isto depois de ter largado da pole, deve doer muito. E é bom que doa, pois se Norris quer ser campeão, terá de ir buscar armas que não possui ou não quer usar. O GP de São Paulo 2024 terminou com a sua candidatura ao título que nunca foi verdadeiramente assumida, dentro de pista. Norris é um piloto com muito talento e 2024 mostrou-lhe o que necessita para chegar ao título. Que as lições tenham sido assimiladas.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
5 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
malhaxuxas
malhaxuxas
20 dias atrás

E Piastri. Meu preferido mas muito abaixo do exigível.

driver-on-track
driver-on-track
20 dias atrás

Lando … nem com os comissários e o lobby Inglês a puxar lá foste….

Seven_keys
Seven_keys
Reply to  driver-on-track
20 dias atrás

… não me apercebi de nada!?! em que momento da corrida, tenho que ir perceber o que aconteceu!?!? Ob!… como deixei de prestar atenção depois da bandeira vermelha, quando veio “desvirtuar” a corrida em pista!!!… mas justa diga-se.

huntari42024_outlook_pt
huntari42024_outlook_pt
Reply to  driver-on-track
20 dias atrás

Parabens pelo comentário.
So os coitadinhos daqui nao o percebem

2020
2020
Reply to  huntari42024_outlook_pt
19 dias atrás

Qualificação “não houve”, porque houve prova?…

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado