Lutas memoráveis pelo título: de James Hunt a Sebastian Vettel, as reviravoltas na F1…

Por a 4 Novembro 2024 12:36

O Mundial de Fórmula 1 está cheio de reviravoltas históricas a caminho do título. Recorde algumas que provam a histórica imprevisibilidade da disciplina Rainha do Desporto Automóvel…

Até aqui a luta pelo título de Pilotos ainda estava em aberto, especialmente quando se percebeu que Max Verstappen iria partir de 17º para o GP de São Paulo de F1, mas o desenrolar dos acontecimentos mostrou uma vez mais que na Fórmula 1 nunca faltarão batalhas dramáticas ou mesmo lutas pelo título que sofrem reviravoltas inesperadas, como a corrida deste fim de semana.

1976 – James Hunt sela o título após uma batalha memorável com Niki Lauda

A época de 1976 é uma das que se destacam na história da F1, sendo conhecida pela batalha pelo campeonato que se desenrolou entre James Hunt e Niki Lauda.

Era Lauda que parecia estar no caminho certo para o título no início da campanha, tendo construído uma vantagem de 23 pontos à entrada para a 10ª ronda dos 16, no Grande Prémio da Alemanha.

No entanto, o austríaco sofreu queimaduras graves num terrível acidente de fogo no evento – antes de ter uma recuperação notável que o levou a regressar apenas dois meses depois.

Lauda ainda liderava Hunt por três pontos antes do final da temporada em Suzuka, mas a chuva torrencial na corrida levou à desistência do líder do campeonato, o que significou que o terceiro lugar de Hunt foi suficiente para selar o título para o britânico.

1982 – Keke Rosberg conquista o campeonato com apenas uma vitória

Keke Rosberg estava de volta ao quinto lugar da classificação dos pilotos com pouco mais de dois terços da época de 1982 concluídos, e o finlandês ainda não tinha conseguido uma vitória.

No entanto, a situação mudou quando o líder Didier Pironi sofreu lesões que puseram fim à sua carreira num acidente no Grande Prémio da Alemanha.

Rosberg começou a aproximar-se do topo da tabela e conquistou uma vitória há muito esperada na Suíça, dando-lhe uma vantagem de nove pontos sobre John Watson antes da final, o Grande Prémio do Caesars Palace. Enquanto Watson terminou em segundo e Rosberg em quinto, o resultado ainda deu o campeonato a Rosberg.

2007 – Kimi Raikkonen supera os dois McLaren

A luta pelo título de 2007 foi repleta de drama, muito dele centrado na tensa rivalidade que se desenrolava na McLaren entre os companheiros de equipa Lewis Hamilton e Fernando Alonso.

A cinco jornadas do fim, Hamilton liderava a classificação com cinco pontos de vantagem sobre Alonso, com Kimi Raikkonen, da Ferrari, em quarto lugar.

As vitórias na Bélgica e na China ajudaram Raikkonen a aproximar-se, colocando o finlandês a apenas sete pontos de Hamilton no final da corrida no Brasil.

Outra vitória de Raikkonen – com Alonso e Hamilton em terceiro e sétimo, respetivamente – selou o único campeonato mundial do piloto da Ferrari por apenas um ponto da dupla da McLaren.

2012 – Sebastian Vettel supera o drama da última corrida numa temporada agitada

Enquanto a temporada de 2024 testemunhou sete pilotos a conquistarem vitórias, a campanha de 2012 foi também uma das que contou com vários vencedores, com cada uma das sete corridas iniciais a ser ganha por um nome diferente.

Mas foi Fernando Alonso que conseguiu construir uma liderança no campeonato, enquanto Sebastian Vettel estava a 24 pontos de distância a oito corridas do fim.

No entanto, uma série de quatro vitórias consecutivas fez com que Vettel assumisse a liderança e liderasse Alonso por 13 pontos à entrada para o Grande Prémio do Brasil.

As hipóteses de Vettel pareciam ter sofrido imediatamente um grande obstáculo quando caiu para o fundo do pelotão após um incidente na primeira volta – mas o piloto da Red Bull sobreviveu a um carro danificado, a uma paragem nas boxes lenta e a condições climatéricas variáveis para terminar em P6, dando-lhe o título por três pontos do segundo classificado, Alonso.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas AutoSport Histórico
últimas Autosport
autosport-historico
últimas Automais
autosport-historico
Ativar notificações? Sim Não, obrigado