F1, GP de São Paulo: O que pode acontecer se não tivermos qualificação hoje?

Por a 2 Novembro 2024 19:36

Ainda não é certo que poderemos ter qualificação hoje, A chuva continua a não dar tréguas e as voltas do Safety Car mostram uma pista com muita água. Temos visto sucessivos adiamentos e o tempo para iniciar esta qualificação começa a ser cada vez menor.

Com o por do sol a aproximar-se, mesmo que a chuva pare, poderemos não ter luz suficiente para fazer a qualificação. Se isso acontecer o cenário é ainda incerto. Poderemos ter a qualificação amanhã de manhã, o que faria de domingo um dia muito duro, com qualificação e corrida.

Na pior das hipóteses, os comissários teriam de usar a ordem da última sessão de treinos. Acontece que a última sessão de treinos foi o TL1. E isso seria dramático, pois a ordem do treino deu-nos Lando Norris em primeiro e Max Verstappen foi …15º. . A juntar ao 15º, haveria mais cinco lugares de penalização por troca do motor de combustão interna. Mas esta abordagem é uma interpretação das regras que não têm um caminho bem definido para o caso de não termos qualificação num fim de semana com corrida Sprint. Veremos o que acontece, mas a cada minuto que passa, a probabilidade de termos qualificação hoje reduz-se.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
7 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pity
Pity
20 dias atrás

Para o Norris, a grelha ser definida pelo TL, seria ouro sobre azul, mas tendo havido uma qualificação e uma sprint, seria mais lógico utilizar a qualificação da sprint, ou até o resultado da sprint, caso não seja possível fazer a qualificação amanhã de manhã.

Nostradamus
Nostradamus
Reply to  Pity
20 dias atrás

Entendo o seu ponto.Mas acontece que a regra de se basear no TL1 nao contempla a existència de SPRINT.Houveram carros a saír do pit lane e o Max correu a Sprint sem pagar o castigo dos 5 lugares(que no momento ainda nao existía)…!!No fim de contas o melhor será recorrer ao que (já) está no regulamento para esta situação.E se for o caso,melhorar para o próximo ano.

Pity
Pity
Reply to  Nostradamus
20 dias atrás

A regra não é TL1, é o último TL realizado que, neste caso, foi só um. Quando esta regra foi implementada, nem sequer sonhavam com sprints, o que não quer dizer que eu, você, ou qualquer outra pessoa, não possa opinar sobre como resolver a questão. Mas isto deixou de ser assunto, já que a qualificação se vai realizar e, possivelmente, sem chuva. E sim, penso que terão de actualizar esta parte do regulamento.
Quanto à penalização dos cinco lugares, ela já existia, mas só é cumprida na corrida de domingo.

alexname
alexname
19 dias atrás

Não estou a entender! É o GP do Brasil ou de São Paulo?!

Pity
Pity
Reply to  alexname
19 dias atrás

Desde o ano passado designa-se GP de São Paulo.

Leandro Marques
19 dias atrás

O que acho que acontecerá será: vai haver qualificação. Caso consigam fazer voltas cronometradas elas contam como definição da posição. Caso algum piloto não marque tempo será usado o seu tempo do único treino livre.
Se não houver qualificação de todo será usada a qualificação da sprint de forma a tornar mais justa e representativa da realidade de forças.
Vamos ver o que acontecerá daqui a minutos.

Leandro Marques
Reply to  Leandro Marques
19 dias atrás

Entenda-se que o tempo do TL único apenas seria usado para quem não marcasse tempos hoje e seria colocado por ordem após quem marcar tempo apenas para definição das restantes posições. Quem marcar tempo hoje tem prevalência mesmo que marque tempo pior do que os não marcaram hoje mas o tempo do TL único seja melhor.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado