F1, Verstappen reflete sobre as penalizações: “Talvez beber alguma coisa na paragem nas boxes”
Quando questionado sobre as duas penalizações de 10 segundos que recebeu no Grande Prémio da Cidade do México pelas suas disputas intensas com Lando Norris, Max Verstappen limitou-se a mostrar-se indiferente, como se nada de mais tivesse acontecido…
Logo no início da corrida, Verstappen tomou a liderança de Carlos Sainz, o homem da pole position, mas depressa foi ultrapassado pelo piloto da Ferrari, na nona volta, após o Safety Car, enquanto Norris surgia logo atrás para desafiar Verstappen pela segunda posição.
O britânico tentou uma ousada ultrapassagem na Curva 4, mas Verstappen forçou-o a cortar pela relva.
A tensão aumentou na Curva 8, onde ambos saíram de pista, abrindo espaço para Charles Leclerc os passar.
A primeira penalização de 10 segundos veio pela manobra sobre Norris na Curva 4, e pouco depois Verstappen recebeu mais 10 segundos por ganhar vantagem ao sair da pista na Curva 8. Ao totalizar 20 segundos de penalização, o piloto da Red Bull cumpriu a sanção durante uma paragem nas boxes, caindo várias posições, mas ainda assim conseguiu recuperar para terminar em sexto.
Já Norris, terminou a corrida em segundo, reduzindo a vantagem de Verstappen no campeonato para 47 pontos.
Questionado sobre as penalizações após a corrida, Verstappen sugeriu que elas não eram o seu principal problema, como explicou: “No final do dia, se concordamos ou não, não importa, porque as penalizações são dadas.
Honestamente, esse também não foi o meu maior problema na corrida, o meu maior problema foi o facto de não termos tido ritmo. Lutámos muito com os pneus, não conseguimos atacar e não consegui seguir a Ferrari e a McLaren.”
Questionado sobre se a falta de ritmo foi uma surpresa, o piloto de 27 anos acrescentou: “Eu sabia que ia ser difícil. Nunca me senti bem, por isso, sim, sabia que ia ser muito difícil mantê-los atrás.”
E em termos de se ele pretende fazer algo diferente na próxima vez depois de receber penalizações por suas manobras face a Norris no México, Verstappen brincou: “Talvez beber alguma coisa na paragem nas boxes! O motor esteve desligado durante 20 segundos, por isso tive tempo suficiente”. Enquanto Verstappen ainda lidera a classificação dos pilotos, o resultado no México significa que a Ferrari ultrapassou a Red Bull pelo segundo lugar no campeonato de construtores, faltando mais quatro corridas.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Se não entender qual é o ponto actual de regras e se nem quiser ouvir o ‘santo’ do Gianpaolo, continuará a somar segundos de penalização, a serem-lhe retirados pontos na licença e eventualmente a ir para casa durante alguns GPs. Aí terá tempo para beber vários refrescos.
A megalomania e o egocentrismo não justificam manobras incertas,
mau perder e anti-desportivismo. A F1 já existia antes do MV, e vai continuar a existir muito depois do MV.
Já agora atente-se nas declarações de G. Russel nas funções de director da GPDA:
”All but one driver were happy for the stewards to change their approach with penalising certain incidents immediately after AUSTIN GP, rather than wait until 2025 for new guidelines”.
Está tudo dito.
Nem é preciso ler a ”acta” do meeting da GPDA, para se saber quem é o inconformado.
pois se as regras são tão más (e até concordo que sejam) porque é que o Russel aprovou o Guideline em primeiro lugar enquanto presidente sa GPDA? Aliás até ajudou a escrever as mesmas diretrizes presentes neste mesmo guideline… Ai tambem será culpa do Verstappen? Agora dá jeito sacudir a agua do capote… O que faz não ter um dos pilotos mais experientes enquanto presidente do GDPA? Noutros tempos seria um Alonso ou Hamilton
A nomeação do G Russel para director da GPDA é por cooptação, isto é por indigitação pelos restantes membros de um determinado grupo, neste caso os outros pilotos no activo. Não foi ele que se propôs ou impôs. Matérias e decisões que impliquem os pilotos, não são tomadas autonomamente pelo GR, são obviamente tratadas de forma corporativa, ou seja, com o conhecimento e manifesto dos restantes membros, todos os pilotos no activo. Como tal ele só reportou o verídicto neste assunto: 19 sim; 1 não . As regras não mudaram, apenas o seu cumprimento – enforcement – e a sua… Ler mais »
Só levou dois pontos na carteira, pelo primeiro caso, pelo segundo não levou nenhum.
O que se pretende é que assim que um carros se chega à traseira do outro, este outro se deve desviar para ser ultrapassado, mais ou menos como se estivesse a ser dobrado. Depois vai deixar de se chamar corrida e passa a ser desvio de obstáculos.