GP do México de F1: 4ª vitória da carreira de Carlos Sainz

Por a 27 Outubro 2024 21:47

Carlos Sainz obteve uma vitória merecida no Grande Prémio da Cidade do México, com o piloto da Ferrari a recuperar a dianteira depois de ter perdido a liderança para Max Verstappen no arranque da corrida. Houve um Safety Car, e pouco depois o espanhol foi para a frente, nunca mais ‘passando cartão a ninguém…

Quinta vitória do ano para a Ferrari, segunda para Carlos Sainz Jr. (Ferrari SF-24) que depois de algumas escaramuças iniciais foi para a frente da corrida e não mais foi pressionado, vencendo com todo o merecimento e pela quarta vez na sua carreira, segunda vez este ano, depois do triunfo na Austrália.

Lando Norris (McLaren MCL38-Mercedes) passou Charles Leclerc (Ferrari SF-24) já na fase final da corrida, com Max Verstappen(Red Bull RB20/Honda RBPT) a terminar em sexto, depois de ter sofrido uma penalização de 20 segundos, 10+10, devido a dois incidentes distintos com Lando Norris no início da corrida. O monegasco da Ferrari foi terceiro e trocou de pneus perto do final, conseguindo com isso a melhor volta da corrida. Mais um pontinho para a Ferrari…

Depois de tudo o que se passou nos EUA, desta feita a FIA não esteve com meias medidas, e aplicou duas fortes penalizações a Max Verstappen na sequência da sua luta com Lando Norris em dois momentos distintos, que o atiraram para fora do top 10, recuperando até ao sexto lugar atrás de dois Ferrari, um McLaren e dois Mercedes. No início da corrida, Norris atacou Verstappen na Curva 4, mas foi mais uma vez forçado a sair da pista e mais à frente, novo conflito entre a Curva 7 e 8 com os dois carros a entrar em contacto. Só que desta feita, Verstappen não escapou sem qualquer ação por parte dos comissários da FIA, e as duas penalizações valeram-lhe um total de 20 segundos.

Mais detalhadamente, o Safety Car foi acionado antes do final da primeira volta devido a uma colisão na primeira curva entre Yuki Tsunoda e Alexander Albon, a corrida recomeçou no início da sétima volta, com Verstappen na frente de Sainz, Norris e Leclerc, com o espanhol a passá-lo na curva 1 no início da nona volta.

Verstappen passou a ser pressionado por Norris, que tentou passar por fora da curva 4, mas foi forçado a sair de pista, para a relva. Na curva sete Verstappen revidou e obrigou ambos os pilotos a sair de pista. Norris logo acusou Verstappen de condução “perigosa”, e foram estas duas situações que levaram às duas penalizações do piloto da Red Bull.

A Mercedes terminou a corrida com os seus dois carros em quarto e quinto com Lewis Hamilton (Mercedes W15) na frente de George Russell (Mercedes W15). Os dois ingleses lutaram durante muitas voltas, mas foi o britânico mais velho que levou a melhor sobre o seu colega de equipa,passando-o já bem perto do final da corrida.

Grande corrida dos Haas com Kevin Magnussen(Haas VF-24 Ferrari) em sétimo e Nico Hülkenberg (Haas VF-24 Ferrari) em nono, pelo que a Haas termina nos pontos desde Itália, pela quinta corrida consecutiva. E desta feita com os dois carros. 

Após a sua eliminação na Q1, Oscar Piastri (McLaren MCL38-Mercedes) bem tentou recuperar terreno com um primeiro stint muito longo, mas não deu para mais, terminando no oitavo lugar.

Pierre Gasly (Alpine A524 Renault) terminou nos pontos, o que já não sucedia desde Zandvoort, na Holanda. Lance Stroll foi o único piloto da Aston Martin no final, em 11º na frente do Williams de Franco Colapinto, sendo que este foi penalizado com 10 segundos por ter causado uma colisão com Liam Lawson.

Sergio Pérez (Red Bull RB20/Honda RBPT) vai de mal a pior e desta feita terminou na 17ª posição.

O mexicano teve uma corrida miserável em casa que começou logo na grelha, pois não colocou corretamente o carro na sua posição na grelha, depois chocou com Liam Lawson e sofreu danos no RB20 que o deixaram ‘manco’ até ao 17º e último lugar dos pilotos que terminaram a corrida.

Liam Lawson (RB VCARB01-Honda) chegou a parecer poder obter um bom resultado, mas a estratégia não resultou. Apareceu brevemente entre os cinco primeiros, ao manter-se muito tempo em pista, mas não teve ritmo para conseguir fazer melhor e indo às boxes muito tarde, aliado ao facto de ter precisado uma nova asa dianteira depois de um toque com o Williams de Franco Colapinto foi apenas 16º.

O 400º Grande Prémio de Fernando Alonso foi para esquecer. Terminou cedo com problemas de travões no seu Aston Martin.

Décimo quarto lugar para Valtteri Bottas (Kick Sauber C44-Ferrari) e 15º Zhou Guanyu (Kick Sauber C44-Ferrari), que fizeram o segundo melhor resultado de conjunto do ano para a equipa. Melhor só no Vanadá com um 13º e 15º. Yuki Tsunoda (RB VCARB01-Honda) ficou pelo caminho no arranque da corrida depois de se ter ‘engalfinhado’ com Alex Albon, batendo nas barreiras.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
37 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
chicanalysis
25 dias atrás

No Brasil o Lawson troca de carro com o Perez

917/30
Reply to  chicanalysis
25 dias atrás

Ontem já era tarde!

F1 FOR FUN
F1 FOR FUN
Reply to  chicanalysis
25 dias atrás

E para 2025 contratam o Colapinto para a Vcarb, esqueçam o Hadjar que esse não tem cabeça fria.

Pity
Pity
Reply to  F1 FOR FUN
25 dias atrás

Outro dia alguém disse que “o Hadjar é um Tsunoda que come escargots”. Achei graça, até porque ele também refila muito no rádio. 😀

Phil1971
Phil1971
25 dias atrás

Excelente corrida do Sainz. Ou melhor um fim de semana de grande desempenho. Leclerc a falhar a segunda posição por culpa própria. Relativamente a penalização eu diria que se aceita, não se entende é numas situações é 5 segundos noutras 10 acho que não é bom para a modalidade. Já na semana passada disse isto e volto a referir coloquem gravilha e este tipo de situações deixam de existir.

4RcNg
4RcNg
Reply to  Phil1971
25 dias atrás

5 ou 10, 10+10, são critérios normativos e habitualmente aumentam em face de reincidência. Estes 10+10 foram muito bem dados.
Faltaram 10 ao MV em Austin.
Qualquer dia só com bandeira Preta.

2020
2020
Reply to  4RcNg
25 dias atrás

20 foi pouco para a **** que tem feito.

chicanalysis
Reply to  Phil1971
25 dias atrás

o correto teria sido 5+10

4RcNg
4RcNg
Reply to  Phil1971
25 dias atrás

5 ou 10, 10+10, são critérios normativos e habitualmente aumentam em face de gravidade e reincidência.
Estes 10+10 foram muito bem dados.
Faltaram 10 ao MV em Austin.
Qualquer dia só entende regras desportivas e fair play com uma bandeira Preta.

inoferreira
Reply to  Phil1971
25 dias atrás

Neste caso a gravilha não fazia nada, o badalhoco está a marimbar-se se ficassem lá os dois, assim com esta penalização a direção de corrida da o aviso que não tiveram coragem de dar em Austin e o badalhoco ficará na dúvida da próxima vez .

jo22101626
jo22101626
25 dias atrás

Grande corrida do Sainz que tirando a partida esteve intocável, no que está a ser um final de época fantástico da Ferrari. Duelo Verstappen-Norris, as penalizações na minha opinião bem aplicadas, mas a minha opinião é que Verstappen com a vantagem que tem no campeonato não necessita nada deste tipo de manobras, a segunda é uma manobra perigosíssima, mas como Norris já está mentalizado que isto é assim não resultou nos dois ficarem ali. De resto gosto muito ver o Colapinto correr embora acho que a manobra com o Lawson foi exagerada também. Perez a correr o risco de para… Ler mais »

Thor
Thor
Reply to  jo22101626
25 dias atrás

O Lawson também exagera nas defesas e hoje correu mal.

#99
#99
Reply to  jo22101626
25 dias atrás

Justamente, o avanço que tem é que o leva a ter estas atitudes.

F1 FOR FUN
F1 FOR FUN
25 dias atrás

Sou só eu, ou a McLaren vai conseguir perder o título de construtores para a Ferrari, a diferença são apenas 29 pontos, com a possibilidade de ordens de equipa conseguiram quebrar o ânimo ao Piastri.

Pity
Pity
Reply to  F1 FOR FUN
25 dias atrás

Não acho que tenham quebrado o ânimo ao Piastri, simplesmente ontem ele errou. Hoje recuperou bem.

4RcNg
4RcNg
Reply to  F1 FOR FUN
25 dias atrás

O Piastri ainda não está ‘maduro’, e por causa de algumas ‘narrativas inexactas’ e ‘conselhos incertos’, perdeu-se bastante nos papeis. É uma desvantagem para ele e para a equipa.
Talvez só aproveite e interesse á RB…

917/30
25 dias atrás

Grande Sainz🔥🔥🔥 não preciso dizer mais nada! K Mag em boa forma, Lawson e Colapinto muito combativos e a mostrarem que merecem estar lá!

#99
#99
25 dias atrás

Parabéns Carlos!
Parabéns Ferrari!
Parabéns ao Colégio de Comissários!
Red Card ao habitual.

2020
2020
Reply to  #99
25 dias atrás

Os comissários só erraram pq 20 segundos foi pouco.

canam
canam
25 dias atrás

A pedido de muitas familias a FIA deu pela medida grande ao Max.Não se percebe como é que para casos idênticos um leva 5 segundos e o outro 10 e a dobrar! Enfim , como foi o Max está tudo certo. Se fosse o Norris.. seria uma revolução !
Só se espera que isto no fim das contas não venha a decidir o campeonato.

Thor
Thor
Reply to  canam
25 dias atrás

Deve porque é o grande mestre destas “coisas”. Hoje lá pensaram que já era demais. Digo eu, não sei. 😁

Last edited 25 dias atrás by Thor
2020
2020
Reply to  Thor
25 dias atrás

MT demais

2020
2020
Reply to  canam
25 dias atrás

Sim, chora tb como ele!… Devia era levar 4 provas de castigo ou pontos retirados.

Pity
Pity
Reply to  canam
25 dias atrás

A penalização normal para estes casos são 10 segundos. Max fez duas seguidas, levou 20. Em Austin, o Norris só levou 5 segundos porque teve atenuante, conforme o comunicado dos comissários.

Phil1971
Phil1971
Reply to  Pity
25 dias atrás

Se não existe lutas é porque é monotonia se existe tem que se penalizar. Que saudades das escapatórias de gravilha e de pilotos que lutavam roda com roda e em que os carros não tinham a segurança dos actuais.

2020
2020
Reply to  Phil1971
25 dias atrás

Se fosse assim, que concordo, o Leclerc ou o Sainz ou mesmo o Norris, iam á frente destacados, pq não entram nessa sujeira… Max, Perez,, Hamilton, Russel, Piastri, aplicam muito estas táticas… É moda.

F1 FOR FUN
F1 FOR FUN
Reply to  canam
25 dias atrás

A FIA já foi toda da Ferrari, agora cede aos media Britânicos.

4RcNg
4RcNg
Reply to  F1 FOR FUN
25 dias atrás

Então a Scuderia e a ‘Fleet Street’ mudaram-se para a Place de La Concorde, 8 – Paris? Não sabia.

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  canam
25 dias atrás

👎

Cágado1
Reply to  canam
25 dias atrás

O que pode decidir o campeonato é o Max não ter levado 20 na Hungria e nos EUA.

Pity
Pity
25 dias atrás

Grande corrida do Sainz, só falhou na largada, mas é normal nesta pista. Norris com uma parte final muito boa, pena foi o tempo perdido com os médios. Leclerc bem até cometer aquele erro, que facilitou a vida ao Norris. Bela luta entre os Mercedes. Quando os carros são iguais e não há grande diferença entre os pneus, é muito difícil ultrapassar. Boa recuperação de Piastri. Gasly a dar mais um pontinho à Alpine e os Haas pós Steiner continuam a pontuar. Verstappen foi bem penalizado, mas tenho uma dúvida: quantos pontos levou na carteira? Duas penalizações devem dar quatro… Ler mais »

4RcNg
4RcNg
Reply to  Pity
25 dias atrás

O Perez já não fica para 2025?

Pity
Pity
Reply to  4RcNg
25 dias atrás

Isso não sei. Referia-me a uma equipa, seja ela qual for, mandar um piloto trocar de pneus na ultima volta, para fazer a volta mais rápida, em especial quando o intuito é apenas tirar esse ponto a outra equipa, e não beneficiar dele.

4RcNg
4RcNg
Reply to  Pity
25 dias atrás

Certo, isso concordo em absoluto consigo.

Cágado1
25 dias atrás

Bela corrida do Sainz, com uma largada falhada, mas uma ultrapassagem de se tirar o chapéu ao Max – uma incisividade raramente vista no Espanhol, tiro-lhe o meu chapéu. Norris desta não se deixou intimidar, mas acabou por ser claramente prejudicado pelo Max, pois ficou retido atrás dele na 1ª parte. Fica a pergunta se poderia ter dado luta ao Sainz sem isso? Verstappen, muito bem penalizado, das 2 vezes. Há muitos anos que lhe deviam ter posto travões nos mergulhos suícidas. Bem o Russell a resistir ao Hamilton, com meia asa partida. Bem o Hamilton a respeitá-lo e à… Ler mais »

Cágado1
Reply to  Cágado1
25 dias atrás

Faltou o ‘torpedo’ Kvyat, que tb tinha claro excesso de testoesterona. (Mas tenho que aditir que o Gasly e acima de tudo o Albon, tb vieram de lá e são um bocadinho mais ajuízados.)

Nostradamus
Nostradamus
25 dias atrás

Depois de em Singapura 2023, estar com 3 possibilidades de penalização e terminar sem nenhuma (apesar da FIA admitir que as devería ter dado),dps de na Áustria 2024,contra o Norris,na Hungria contra o Hamilton,no Texas com Lando,parece que DESTA VEZ a FIA se decidiu pelo “Cúmulo Jurídico” do histórico do Max e aplicou penalização exemplar. 1a nota curiosa,é que durante as duas épocas a nadar de brassada pelos campeonatos 22/23…a única vez que esteve para (e merecía) ser penalizado foi quando ……perdeu com estrondo em Singapura. Agora com o campeonato equilibrado,desde que perdeu a hegemonía,Max já viu o nome envolvido… Ler mais »

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado

Instale a APP AutoSport

aqui
×