GP do México de F1: Siga a corrida AQUI

Por a 27 Outubro 2024 19:45

GP do México de F1: 4ª vitória da carreira de Carlos Sainz

Quinta vitória do ano para a Ferrari, segunda para Carlos Sainz Jr. (Ferrari SF-24) que depois de algumas escaramuças iniciais foi para a frente da corrida e não mais foi pressionado, vencendo com todo o merecimento pela quarta vez na sua carreira a segunda vez este ano depois do triunfo na Austrália.

Lando Norris (McLaren MCL38-Mercedes) passou Charles Leclerc (Ferrari SF-24) já na fase final da corrida, com Max Verstappen(Red Bull RB20/Honda RBPT) a terminar em sexto deposi de ter sofrido uma penalização de 20 segundos, 10+10, devido a dois incidentes distintos com Lando Norris no início da corrida.

Volta 61 – Classificação

Volta 65 – Duas voltas depois, Norris conseguiu baixar a margem para Sainz apenas em 0.3s. Hamilton passa Russell passado a ser quarto classificado.

Volta 63 – Os pneus de Leclerc estão a acabar, e pressionado, comete um erro, escorrega na última curva e Norris consegue passar. Foi uma grande ‘safadela’ de Leclerc para se manter fora das barreiras, mas caiu para terceiro e Norris está a 7.8s de Sainz. É possível, mas não vai ser fácil.

Volta 61 – a 10 voltas do final Norris ataca fortemente Leclerc, está a meio segundo, Sainz tem a vitória na mão, o segundo Ferrari vai ter que trabalhar um pouco mais para manter a dobradinha, logo a seguir ficam dois Mercedes, mesmo que troquem, há muito que Verstappen desistiu de tentar chegar mais à frente e vai terminar em sexto…

Volta 61 – Classificação

LAP 60/71 Norris está apenas 1,2s atrás de Leclerc agora e perto de ter DRS. A liderança de Sainz cresce para 7.3s à frente do seu colega de equipa, que tem agora a defesa em mente.

LAP 57/71 Foi uma manobra fácil para Piastri na Curva 1, usando o DRS, passando para o oitavo lugar depois de suplantar Hulkenberg.

Volta 54 /71 Hamilton está perto de Russell, tem DRS – mas este poupa a sua bateria e utiliza-a na defesa. Enquanto estes dois lutam, Verstappen atrás está demasiado longe para tirar partido. Colapinto faz a volta mais rápida e a Haas está de volta aos pontos. Bottas é o único carro que ainda não foi às boxes, o que significa que o meio do pelotão está mais ou menos resolvido. Magnussen está de volta ao sétimo lugar, Hulkenberg em oitavo. Piastri e Gasly também estão nos pontos, mas Lawson e Colapinto estão a tentar persegui-los com pneus muito mais frescos.

Volta 53 – Classificação

Volta 50/71 – Norris está agora a apenas 3,9s de Leclerc, sainz diz via rádio que não vale a pena estarem a andar tão depressa, talvez um recado para Leclerc tirar pé a aligeirar a pressão. Norris está a 3.8s de Leclerc, Russell está a 22s do pódio e com Hamilton logo atrás e Verstappen a 12.7s dos Mercedes.

Volta 45//71 – Ferrari confortáveis na frente com Sainz 6.3s na frente de Leclerc que por sua vez tem Norris a mais 4.6s. 19s mais atrás está o melhor dos dois Mercedes, Russell, que tem 2.5s de avanço para Hamilton. Verstappen está em sexto, 10.0s mais atrás.

Volta 44/71 Uma paragem de dois segundos muito bem conseguida para Piastri, regressou atrás de Ocon em P13, mas já está em 10º .

Volta 43 – Classificação

Volta 41/71 Uma paragem de dois segundos muito bem conseguida para Piastri, e ele regressa atrás de Ocon em P13. Mas alguns carros à frente ainda não foram às boxes, por isso há pontos para o australiano hoje. Verstappen está projetado para lutar para voltar ao sexto lugar – então Norris precisa idealmente subir para o segundo lugar para tentar garantir o máximo de pontos possível.

LAP 38/71 – Sainz lidera com mais de sete segundos de avanço para Leclerc. Norris está cinco segundos mais atrás. Russel está 16s mais atrás de Verstappen é sexto, mas a 8.5s de Hamilton.

LAP 37/71 Hamilton é o mais rápido dos dois pilotos da Mercedes – a diferença é de 3,3s entre os dois, enquanto Russell é informado de que tem ‘assimetria’ na asa dianteira. Isto pode significar que um lado da asa dianteira foi ajustado na paragem nas boxes e o outro não. Mas, com base em imagens de perto, parece mais que ele está a sofrer danos na asa dianteira…

LAP 36/71 Parece uma luta de três carros pela vitória hoje entre Sainz, Leclerc e Norris. Verstappen está a tentar recuperar em oitavo, e está a perseguir Colapinto. Perez está em 16º e não está a fazer qualquer progresso. Também luta a três pelo sexto lugar, entre Piastri, Lawson e Hamilton.

Volta 30/71 – Ambos os Red Bull fizeram a sua paragem e estão agora em recuperação. Verstappen já é 10º e Pérez 16º.

Volta 27/71 – Verstappen cai para a 15ª posição, a 49.7s da frente, mas já foi às boxes, claro ao contrário dos homens da frente.

Volta 26/71 – Sainz lidera com 5.250s de avanço para Leclerc, Verstappen está meio segundo atrás e Norris a mais 0.742s. Russel é quinto a mais sete segundos. Verstappen foi às boxes, vamos ver onde fica colocado…

Volta 22/71 Carlos Sainz aumentou a sua vantagem na frente para três segundos sobre o seu colega de equipa, Charles Leclerc. Verstappen está quatro segundos mais atrás, mas com 20 segundos, no total, para cumprir nas boxes. Lando Norris está atrás dele.

Luta muito animada entre Liam Lawson e Sergio Pérez, com o piloto da RB a levar a melhor. Não podia haver pior piloto para o fazer, a Pérez, no México. O CCD decidiu “no further action”…

Outra penalização para Max Verstappen, por ter saído de pista e ganho vantagem na curva 8, no segundo incidente com Lando Norris.

Volta 18/71 Sergio Perez tem uma penalização de 5 segundos para cumprir, quando for para a box, mas até agora está a andar rápido, mas deu-se mal com Liam Lawson. Bem tentou chegar ao top 10, mas o neozelandês não deixou…

Volta 16/71 Na sua 400ª participação em GP, Alonso é chamado para retirar o carro. Azar. Lá na frente, dois Ferrari, com Carlos Sainz com 1.5s de avanço para Charles Leclerc.

Volta 14/71 Pelos vistos, Verstappen recebeu uma penalização pelo incidente na Curva 4 – foi aí que ele forçou Norris a passar pela relva, que foi onde Norris voltou à liderança e cedeu a Sainz, mas ficou à frente de Verstappen, apenas para depois ser novamente ultrapassado pelo holandês.

Isso também está a ser investigado, pelo que poderá haver mais penalizações, e foi na Curva 8 que Leclerc passou sorrateiramente por ambos. Nesta volta Russell ultrapassou Hamilton.

Max Verstappen foi penalizado em 10 segundos por ter forçado Lando Norris a sair fora de pista. Desconhece-se para já a que incidente é relativo.

Volta 12/71 Os Comissários Desportivos registaram dois incidentes distintos – um na Curva 4, onde Norris foi empurrado para a relva e na Curva 8, onde Norris sentiu que estava à frente, mas foi ultrapassado por Verstappen. E vão investigar ambos.

Volta 10/71 Mas mais drama – Norris foi para cima de Verstappen, mas teve de cortar caminho pela relva depois de o holandês o ter ultrapassado. Norris sai na frente, mas teve de ceder a posição a Sainz e Verstappen. Logo a seguir, Verstappen basicamente empurrou Norris para fora, saíram os dois e foram ambos ultrapassados por Charles Leclerc.

Volta 9/71 Carlos Sainz ataca Verstappen e passa-o por dentro na Curva 1 numa ‘investida’ tardia – Verstappen não luta com ele, mas tenta voltar nas Curvas 2 e 3, mas Sainz ainda tem DRS e mantém a liderança! Sainz está de volta ao P1 para a Ferrari.

LAP 7/71 Verstappen faz uma boa re-largada, Sainz só poderá ter DRS na volta seguinte. Sem ultrapassagens, pois Verstappen tenta quebrar a diferença de um segundo para garantir que o espanhol não terá DRS. E conseguiu…

Volta 5/71 – Sergio Perez penalizado em 5 segundos por falsa partida. terá de os cumprir quando for às boxes…

Volta 4/71 Verstappen lidera na frente de Sainz e Norris. As repetições da largada mostram que Perez não fez falsa partida, mas pode ter ‘estacionado’ fora da sua área.

Volta 3/71 – Perez está sob investigação e os comissários não tendem a registar falsas partidas ou outras irregularidades sem uma boa razão.

O incidente: Foi apenas uma situação de três contra um, Gasly desviou-se, ‘apertou’ Albon que ‘apertou’ Tsunoda. Os dois tocaram nas rodas e Tsunoda foi contra as barreiras. Foi apenas um incidente de corrida.

Volta 2 – Verstappen está na liderança, à frente de Sainz, Norris e Leclerc. Hamilton apanhou Russell no início, Magnussen é sétimo, à frente de Hulkenberg, que recuperou dois lugares. Gasly e Lawson estão nos pontos, Perez subiu para 13º, mas Piastri continua em 17º.

Volta 1 – Safety Car na 1ª volta, depois de um despiste de um RB, Yuki Tsunoda. Alexa Albon está também nas barreiras com o seu Williams. Carlos Sainz fez a 1ª curva pela escapatória, foi para a frente, e logo devolveu a primeira posição a Max Verstappen.

Como está o Campeonato de Construtores:

Como está o Campeonato de Pilotos:

Como tem sido a época até aqui:

Grelha de Partida final

O que tem feito cada piloto no México:

É interessante comparar as prestações dos pilotos na mesma pista de uma ano para o outro, só dois pilotos não fizeram melhor e um deles é da Red Bull…

Carlos Sainz vai começar o Grande Prémio da Cidade do México na pole position. O piloto da Ferrari dominou a Q3, com as suas duas voltas cronometradas a serem suficientes para a pole e foi o único piloto a conseguir baixar a barreira do 1’16”.

O seu tempo de 1m15s946 é 1s220 mais rápido do que o tempo do ano passado, que foi estabelecido pelo seu companheiro de equipa Charles Leclerc, que foi quarto hoje em 1m16s265.

A separar os dois Ferraris estão Max Verstappen no Red Bull (1m16s171) e Lando Norris no McLaren (1m16s260). Na corrida de hoje, estes dois não poderão contar com o apoio dos respetivos companheiros de equipa na luta com a equipa italiana, uma vez que foram eliminados na Q3 (Oscar Piastri 17º com 1m17s597 e Sergio Perez 18º com 1m17s611).

Esta foi a primeira pole de Sainz na temporada, a sexta de sua carreira. Foi a 253ª pole da Scuderia em 1093 Grandes Prémios, a quinta nesta pista. Sainz é o sétimo piloto a garantir a primeira posição na grelha de partida esta época e a Ferrari é a única equipa a ter ambos os seus pilotos na pole este ano.

Qualificação

GP do México de F1, Q3: Sainz e Ferrari na pole, Verstappen na 1ª linha

Carlos Sainz Jr. (Ferrari SF-24) fez a pole sendo o único a baixar do segundo 16, deixando Max Verstappen(Red Bull RB20/Honda RBPT) a 0.225s, depósito neerlandês ter visto o seu tempo apagado na primeira tentativa. Terceiro lugar para Lando Norris (McLaren MCL38-Mercedes) a 0.314s, com Charles Leclerc (Ferrari SF-24) logo a seguir na frente dos Mercedes, com George Russell (Mercedes W15) na frente de Lewis Hamilton (Mercedes W15), seguindo-se Kevin Magnussen(Haas VF-24 Ferrari), Pierre Gasly (Alpine A524 Renault), Alexander Albon (Williams FW46-Mercedes) e Nico Hülkenberg (Haas VF-24 Ferrari) em décimos.

Nas primeiras tentativas Carlos Sainz Jr. (Ferrari SF-24) tinha deixado Charles Leclerc (Ferrari SF-24) a 0.350S, com George Russell (Mercedes W15) A 0.454S E Lewis Hamilton (Mercedes W15) a 0.596s, Lando Norris (McLaren MCL38-Mercedes) com um mau tempo a 0.882s, seguindo-se Pierre Gasly (Alpine A524 Renault), Alexander Albon (Williams FW46-Mercedes), Nico Hülkenberg (Haas VF-24 Ferrari), Kevin Magnussen(Haas VF-24 Ferrari) e Max Verstappen(Red Bull RB20/Honda RBPT) que teve o seu tempo tempo apagado por ter cortado uma curva.

Q1: Oscar Piastri e Sergio Pérez eliminados

Com uma pista relativamente curta, e muito suscetível de ‘engarrafamentos’ na secção do estádio, esta seria sempre uma fase de sessão complicada, e tendo em conta que nos últimos tempos quase sempre algum piloto de maior destaque tem ‘caído’ na Q1, desta feita..’caíram’ duas surpresas: Oscar Piastri (McLaren MCL38-Mercedes) e Sergio Pérez (Red Bull RB20/Honda RBPT).

A primeira tentativa do piloto da McLaren redundou em volta apagada devido aos limites de pista e Sergio Pérez já nem no México consegue ‘andar’…

Os outros eliminados foram Franco Colapinto (Williams FW46-Mercedes), Esteban Ocon (Alpine A524 Renault) e Zhou Guanyu (Kick Sauber C44-Ferrari)

Q2: acidente de Tsunoda, eliminados RB e Aston Martin

Um acidente de Yuki Tsunoda (RB VCARB01-Honda) nos últimos segundos da Q2 levou ao final desta segunda fase da qualificação. Na curva 12, o japonês falhou uma travagem e foi bater nas barreiras, sendo eliminado juntamente com Liam Lawson (RB VCARB01-Honda), Fernando Alonso(Aston Martin AMR24-Mercedes), Lance Stroll (Aston Martin AMR24-Mercedes) e Valtteri Bottas (Kick Sauber C44-Ferrari) com os dois Haas a chegarem perto do fim ‘eliminados’, ‘safando-se’ segundos antes do acidente de Tsunoda.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Thor
Thor
20 horas atrás

Este Crashstapen…já não há adjetivos.

Last edited 20 horas atrás by Thor
ng8141
ng8141
20 horas atrás

Já não há paciência para este Verstappen.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado