Sistema de pontos do WRC vai mudar novamente: e pode ficar ainda pior…

Por a 24 Outubro 2024 12:46

O sistema de pontos do WRC deve mudar em 2025, depois das muitas críticas que tem tido este ano.

A maior de todas, a estranha possibilidade do vencedor do rali poder pontuar menos que alguns classificados mais atrás.

As mudanças foram levadas a cabo porque os domingos eram ‘sonolentos’ até à Power Stage, pois todos poupavam pneus para tentar ir buscar pontos, mas o que se fez, resolvendo-se a questão do domingo, levou a que haver pilotos com mais pontos do que o vencedor.

Já foram apresentadas novas propostas ao Conselho Mundial do Desporto Automóvel da FIA, e o que parece estar em cima da mesa é uma solução ‘híbrida’. Volta-se ao sistema tradicional de 25-18-15-12-10-8-6-4-2-1, mantém-se o Super domingo atual, mas muda-se o número de pontos deste para cinco, menos dois que em 2024, e menos pilotos a chegarem aos pontos, ficando igual à Power Stage, 5-4-3-2-1. Dessa forma, o vencedor do rali teria sempre 25 pontos, mais os que somasse no domingo, Power Stage incluída.

Mas (infelizmente há sempre um ‘mas’) este sistema não acaba com a possibilidade de um piloto ter menos pontos que ou segundo ou terceiro classificado, por exemplo. Basta que o líder não queira arriscar no domingo e pode ser ultrapassado, por exemplo, pelo segundo classificado, se este vencer o domingo e a Power Stage, soma 18+5+5= 28 pontos. Mais três que o vencedor do rali.

Novo erro. Não faz sentido. Se é para mudar, impeça-se que o vencedor possa ter menos pontos do que qualquer outro. Nem que seja um ponto.

E isso é pode parecer fácil de conseguir, mas não é. Basta somar 10 pontos ao segundo classificado para perceber que 18+5+5=28. Até aqui tudo bem, mas a diferença no rali ficaria de 30 para 18 em vez de 25 – 18. É demais. E se um piloto vence o rali e o domingo e a Power Stage? 30+10=40. O segundo classificado, no máximo, teria 18+4+4=26. 14 pontos de diferença num rali?

Se o Kalle Rovanpera ‘voltar bem disposto’, resolve o campeonato no Rali de Portugal e depois vai de férias…

Estes exemplos servem só para fazer perceber as pessoas que tomar estas decisões, não é fácil, porque fácil mesmo é estarmos do lado de cá do ecrã a criticar o que possa ter ficado mal…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
7 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Cágado1
29 dias atrás

Parece-me tão simples pôr a Power Stage ao sábado, em vez desta trapalhada toda.

Abarth
Abarth
29 dias atrás

Este sistema pontual foi bom para aumentar o interesse dos domingos, embora se compreenda que é estranho poder acontecer o vencedor não ser o que soma mais pontos.
No meu entender acabava-se com a power-stage e ficava só o super domingo. Como os domingos são curtos, normalmente não se chega a criar grandes diferenças ao longo do dia de domingo, portanto haveria sempre disputa pelas posições cimeiras e assim já seria possível contornar o ponto negativo do atual sistema pontual.

F1 FOR FUN
F1 FOR FUN
Reply to  Abarth
29 dias atrás

Eu não entendo como quem abandona à sexta feira ou sábado possa ganhar pontos e quem abandone ao domingo fique com zero.

carlos.batista
carlos.batista
29 dias atrás

Espero bem que o menino regresse bem disposto e com vontade….

jem
jem
29 dias atrás

Querem por toda a gente a andar depressa do início ao fim? Estabeleçam um sistema de pontos, classificativa a classificativa em que cada segundo perdido corresponda a 1 ponto. Andam logo todos mais depressa, O que se pensa que se pode controlar para não desgastar, pode significar perder uma enormidade. E na F1 o mesmo. Quando um piloto percebe que não consegue ir mais além, naturalmente abranda até para poupar. E por isso muitas vezes se vê “o segundo” ou o “companheiro” ficar a muitos segundos de diferença. Os pontos são os mesmos quer fique a 2 quer fique a… Ler mais »

christopher-shean
christopher-shean
29 dias atrás

Eu acabava era com tudo: Super Domingos, Power Stages etc… E um sistema de pontos simples contabilizados no final do rali (na “rampa” de chegada) Se isto implica o rali ficar “decidido” e monótono antes da ultima PEC devido a desistências etc… ASSIM SEJA!

F1 FOR FUN
F1 FOR FUN
29 dias atrás

Acabem com as tretas considerem um número de especiais como o mínimo e dão 1 ponto a todos os vencedores por exemplo 6 pontos para 6 especiais à sexta e sábado e 4 para 4 especiais ao Domingo, eu acabava com a power stage e o super rally, quem desiste tem zero pontos e acabou.

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado