As ambições da Cadillac na F1: “de uma forma ou de outra, lá estaremos”

Por a 23 Outubro 2024 13:33

Não é novidade para ninguém que Cadillac está perfeitamente determinada a entrar na Fórmula 1 e nesse contexto, está a desenvolver a sua própria unidade de potência, pois essa é uma das exigências da

FOM (Formula One Management) que quer que a uma nova equipa seja 100% proprietária do seu chassis e motor.

No entanto, de modo a acelerar esse processo, a aquisição da tecnologia da Renault é uma possibilidade que parece estar em cima da mesa, com a aquisição dos direitos da propriedade intelectual.

Como se percebe, o motor da Renault tem direito exclusivo de uso da marca, mas para o uso legal a terceiros há sempre a possibilidade de licenciar ou mesmo vender esses direitos.

A ideia da Cadillac é mesmo criar a sua própria ou mesmo tornar-se apenas fornecedora de motores para uma equipa existente, pelo menos é o que infere das paalvras de Eric Warren, Diretor Executivo da GM Motorsports, que quando o questionaram sobre as ambições da Cadillac na Fórmula 1 numa conferência de imprensa da Indycar, Warren disse que continuam a monitorizar todo o processo, que Têm existido reuniões, e que há uma coisa que não vai acontecer: “desistir…” acrescentando uma frase forte: “estamos empenhados em participar e, de uma forma ou de outra, lá estaremos!”

Este “de uma forma ou doutra” pode ser com chassis e motor, ou só fornecedora de motores. Portanto, deve haver Cadillac na F1, mesmo sem a Andretti. Portanto, dê lá por onde der, a Cadillac está à procura de formas de entrar na Fórmula 1, sendo agora a aquisição da tecnologia da Renault uma das opções mais prováveis.

Segundo a nossa análise, a entrada da Cadillac na Fórmula 1 aumentaria a competição e o interesse dos adeptos, pois é uma predominantemente forte nos Estados Unidos, mas que também possui uma presença significativa noutros mercados globais, como o Canadá, na Ásia, a China é claramente um mercado em crescimento para a Cadillac, também na Europa, especialmente na Alemanha e Reino Unido onde embora não tenha o mesmo nível de reconhecimento que marcas locais, tem uma presença significativa. E ainda no Médio Oriente, especialmente nos Emirados Árabes Unidos.

Seja como for, o investimento necessário para entrar na Fórmula 1 é muito significativo, mas a Cadillac parece disposta a arcar com esses custos.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
inox2002
inox2002
30 dias atrás

AutoSport dificilmente um texto provavelmente “pilhado” algures, poderia ter tantos erros ortográficos e de construção gramatical.
Parabéns Pedro Corrêa Mendes! (só acho estranho ainda não terem sido todos “varridos” da redacção), alguém deve andar distraído.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado