Norris vs Verstappen: como não haver polémica, com ‘enciclopédia de normas de conduta’na F1?
No Grande Prémio dos Estados Unidos, o incidente entre Lando Norris e Max Verstappen gerou polémica, principalmente devido à penalização aplicada ao piloto da McLaren. Norris ultrapassou Verstappen fora dos limites da pista e foi punido pelos comissários, o que, para a McLaren, foi uma decisão desnecessária. Em contrapartida, a Red Bull defendeu a penalização, alegando que as regras foram corretamente aplicadas. Curiosamente, embora Verstappen também tenha saído da pista durante a disputa, não foi penalizado, o que gerou ainda mais controvérsia.
A confusão em torno das regras de limite de pista é um reflexo de como as normas da Fórmula 1 são complexas e, muitas vezes, difíceis de entender. Tanto as equipas quanto os pilotos encontram dificuldades para interpretar e aplicar essas regras corretamente, o que leva a incidentes como este. Muitos defendem que a FIA deveria rever e simplificar as regras, tornando-as mais claras para evitar disputas e interpretações inconsistentes.
As equipas também têm a sua parcela de responsabilidade em monitorar o comportamento dos seus pilotos. Se fossem mais proativas em reconhecer infrações e orientassem os pilotos a devolver posições quando necessário, a carga de trabalho dos comissários seria reduzida e penalidades desnecessárias poderiam ser evitadas. Delegar parte dessa responsabilidade às equipas poderia ajudar a tornar o processo de julgamento mais eficiente e justo, mas como se percebe, num contexto tão competitivo, é muito difícil que isso suceda, e o habitual, é deixar a decisão para os árbitros…
Por outro lado, a decisão da McLaren de não instruir Norris a devolver a posição a Verstappen foi também um ponto de discussão. Se Norris tivesse devolvido a posição, poderia ter tentado ultrapassar novamente num momento mais favorável, evitando a penalidade e talvez ainda alcançando um melhor resultado. Mas com a posição ganha, o instinto de qualquer piloto e de qualquer equipa é deixar tudo como está. Foi o que fez a McLaren.
No fim, as críticas às regras da Fórmula 1 são evidentes. As normas atuais são vistas como complicadas e, em muitos casos, contraditórias, o que acaba por prejudicar o espetáculo e aumentar o número de penalidades que podem ser vistas como injustas.
A revisão e simplificação dessas regras tornaram-se uma demanda crescente entre os fãs e as equipas, que esperam uma competição mais justa, emocionante e transparente.
O problema é que as corridas a este nível são tão complexas, que levou também a regras igualmente complexas, e é quase certo que se essas regras fossem simplificadas, não iriam faltar situações em que os pilotos ou as equipas falariam de situações que as regras simplificadas já não atingiram.
É por isso que hoje em dia os ‘guidelines’ de corrida (normas de conduta) na F1 são quase uma enciclopédia…