GP dos EUA de F1: dobradinha Ferrari, 3ª do ano para Leclerc, grande luta pelo pódio

Por a 20 Outubro 2024 21:48

Quarta vitória do ano para a Ferrari, terceira de Charles Leclerc, com a Scuderia a fazer uma das suas melhores corridas dos últimos anos. O monegasco ganhou três posições no arranque fruto da luta entre Lando Norris e Max Verstappen, foi para a frente e não mais ‘passou cartão’ aos seus adversários, repetindo a vitória de Monza.

Carlos Sainz (Ferrari) cedo começou a pressionar Verstappen, foi às boxes cedo, e só dessa forma passou o piloto da Red Bull, fugindo-lhe depois.

O pódio ficou completo com Max Verstappen (Red Bull) apesar de Lando Norris ter terminado a corrida à sua frente. Só que, foi penalizado em cinco segundos devido a ter ultrapassado fora de pista e com isso ficou fora do pódio. Seja como for, uma fantástica luta com Max Verstappen. A McLaren já fez saber que vai apelar da decisão do CCD em penalizar Norris.

Boa corrida de Carlos Sainz (Ferrari), pressionou muito Verstappen, passou-o nas boxes, depois recuperou tempo para Leclerc, mas já não deu para chegar mais longe.

Max Verstappen (Red Bull Racing) partiu bem, passou Lando Norris, mas perdeu a posição para Leclerc. Após o reinício pressionou Leclerc, mas foi sol de pouca dura. Na volta nove já estava a 2.515s, na 21 a 8.5s, depois a sua procupação passou a ser a recuperação de Lando Norris e ganhou na secretaria a batalha com Lando Norris. Os Comissários acharam, apesar dos dois pilotos terem passado fora de pista, o McLaren passou bem mais e o CCD optou por penalizá-lo em cinco segundos, o que foi suficiente para o piloto da Red Bull ficar no pódio.

A luta, que durou várias voltas, entre Max Verstappen e Lando Norris foi fantástica, com o piloto da McLaren a tentar por todas as formas e feitios, mas Max Verstappen não facilita nada, nem que fosse a ‘sua avó’. Norris só o conseguiu bater ao passar fora de pista, muito fora de pista. Max Verstappen também saiu com as quatro rodas, mas os Comissários decidiram que Norris teria de ter devolvido a posição e por isso penalizou-o.

Lando Norris (McLaren Mercedes) começou por perder esta corrida quando foi surpreendido por Max Verstappen na primeira curva. O piloto da Red Bull iria sempre ‘meter’ o carro onde ppudesse e foi o que fez, surpreendendo o piloto da McLaren. Só que de tanto se ‘marcarem’ deixaram fugir Charles Leclerc que não se fez rogado e nunca mais ninguém o viu. O ritmo de Norris foi bom, recuperou bastante para o Red Bull, mas depois, como já percebemos, passá-lo era outra ‘música’ e Norris conseguiu-o, mas segundo os comissários, com ‘batota’.

Com mais este resultado, pode começar a pensar menos na conquista do título, pois para isso teria que estar a ganhar corridas consecutivas e não a lutar com Verstappen pelo pódio…

Oscar Piastri (McLaren Mercedes) foi um solitário quinto classificado. Na volta 11 já estava a 2.6s de Norris, na 23 a 4.3s, na 34 a 6.7s e por aí fora. Simplesmente não teve ritmo para chegar mais à frente nesta corrida.

Apesar de uma penalização, e de ter arrancado do pitlane, George Russell (Mercedes) terminou na sexta posição. De 20º para 6º e um bom andamento, que ainda meteu uma penalização por ter ultrapassado Bottas de forma irregular. Foi muito tarde às boxes, na volta 41, cumpriu a penalização, mas manteve sempre um bom andamento que lhe valeu um sexto posto agridoce.

Sétimo posto para Sergio Perez (Red Bull Racing) em mais uma corrida muito apagada do piloto da Red Bull.

Boa corrida de Nico Hulkenberg (Haas Ferrari) que terminou em oitavo. Começou a corrida em 11º e terminou-a em oitavo o que é claramente positivo. Colocou o seu Haas logo a seguir aos carros das principais equipas, o que diz bem da equipa que fez.

Grande corrida de Liam Lawson (RB Honda RBPT) e uma excelente afirmação no seio da RB. Naquele que foi o seu regresso à F1, substituindo Daniel Ricciardo, partiu de 14º e foi sempre a ‘escalar’ posições. Se calhar, agora, Yuki Tsunoda (RB Honda RBPT) que foi 14º, tem mais para se preocupar do que tinha com o australiano. Já no ano passado, nas cinco corridas que fez, Lawson deu muito boa conta de si, e o seu recomeço foi prometedor. Seja como for, tem de confirmá-lo nas próximas corridas. Quanto a Tsunoda, para quem começou em 10º terminar em 14º não é bom…

Outra prestação muito positiva foi a de Franco Colapinto (Williams Mercedes), que depois do oitavo posto no Azerbaijão, terminou novamente nos pontos e está a ajudar a Williams duma forma que Logan Sargeant nunca fez.

Kevin Magnussen (Haas Ferrari), foi 11º, tentou uma estratégia agressiva, foi o primeiro a ir às boxes, mas não deu para mais.

Pierre Gasly (Alpine Renault) foi 12º e penalizado em 5 segundos por ultrapassar fora de pista, ficou na frente de Fernando Alonso (Aston Martin Mercedes) que começou a corrida no top 10 para a terminar em 13º, sendo incrível a falta de velocidade em corrida dos Aston Martin. Yuki Tsunoda (RB Honda RBPT) como referimos foi 14º na frente de Lance Stroll (Aston Martin Mercedes), Alexander Albon (Williams Mercedes), Valtteri Bottas (Kick Sauber Ferrari), Esteban Ocon (Alpine Renault) e Zhou Guanyu (Kick Sauber Ferrari).

Lewis Hamilton (Mercedes), saiu de pista na volta 3 e abandonou provocando um Safety Car.

No próximo fim de semana a F1 prossegue no México…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
56 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Cágado1
17 horas atrás

Grande vitória da Ferrari, que já devia ter acontecido ontem, se a Ferrari tivesse dado ordens de equipa e não tivesse perdido tempo escusado, com os mergulhos do Sainz sobre o Leclerc e retomadas de posição. A Ferrai está claramente a lutar pelo campeonato do Mundo de cosntrutores, tem de usar ordens de equipa.
Luta fabulosa e globalmente correcta entre o Norris e Verstappen. É uma pena que vá ser decidida na secretaria, seja qual for a decisão. A F1 tem de arranjar formas de isso não acontecer.

917/30
Reply to  Cágado1
16 horas atrás

E tu que não viesses com o teu ódio de estimação a Sainz e com “teorias” sobre a corrida de ontem… Quer queiras quer não, ontem Sainz foi o mais rápido da SF hoje foi ao contrário!

Cágado1
Reply to  917/30
16 horas atrás

O que se passou ontem na 1ª fase da corrida foi um absurdo. O Sainz fez 4 tentativas de ultrapassagem forçadas, que só fizeram a Ferrari perder tempo, porque mergulhava e perdia tempo na saída, acabava por atrasar e ser reutrapassado pelo Leclerc. Com isso perderam muitos segundos e o DRS do Russell. A Ferrari deveria ter mandado manter posições, ou mesmo mandar passar o Sainz – se achavam que este estava mais rápido, não perder tempo em lutas internas. O Sainz não devia ter atacado, tal como o Leclerc nunca atacou quando esta a 0,3seg do Sainz, na fase… Ler mais »

Last edited 15 horas atrás by Cágado1
917/30
Reply to  Cágado1
7 horas atrás

Ou seja, como a SF não deu ordens, Sainz que estava mais rápido não deveria ter atacado Leclerc mas sim ficado à espera que Leclerc ganhasse a corrida enfim… e eu a julgar que estávamos a falar de pilotos de F1… Já te passou pela cabeça que Leclerc no final não atacou Sainz talvez porque o espanhol estivesse mais rápido? Bem sei que é difícil admitires isso mas aqui fica a sugestão. E já que falas em curiosades estatísticas, sabes por certo quem no mesmo dia, na mesma pista e com os mesmos carros foi mais rápido na Q3…pois.

Cágado1
Reply to  917/30
6 horas atrás

Sim, o Sainz e o Leclerc deviam ter colaborado. A Ferrari está a lutar pelo mundial de construtores, o Sainz e Leclerc estão a lutar por lugares secundários. O Leclerc não atacou o Sainz porque não quis fazer o mesmo que ele, não porque não tivesse hipótese, várias vezes chegou ao fim da reta grande em posição de mergulhar, como o Sainz fizera, mas deixou-o ir atrás do Russell, que era o que devia ter feito – passaram ambos – e atrás do Norris e quase passaram os 2 de novo. Estou convencido que com calma no início, teriam feito… Ler mais »

Last edited 6 horas atrás by Cágado1
917/30
Reply to  Cágado1
5 horas atrás

Já disse tudo o que tinha a dizer acima e resume-se a isto, no sábado Sainz foi o mais rápido. Acresento apenas isto em competição é cada um por si, e como muito bem diz o Brundle, o 1º adversário é o companheiro de equipa!

Cágado1
Reply to  917/30
1 hora atrás

Se já tinhas dito o que tinhas a dizer, poupavas este comentário. Um equipa em que os 2 pilotos trabalham juntos, só tem a ganhar com uma em que é cada um por si.

917/30
Reply to  Cágado1
56 minutos atrás

Quem decide se me de devo poupar nos meus comentários sou eu e não tu. Ok? Guarda os teus conselhos/juízos/opiniões sobre “poupança de comentários” para quem estiver interessado…

Pity
Pity
16 horas atrás

Sérgio Veiga, no programa de antevisão, na quinta-feira, alertou para os problemas da largada nesta pista. Aconteceu o que ele “previu” Não acho justa a penalização ao Norris, visto que ambos foram para fora de pista. Pode-se argumentar que se Norris devolvesse a posição, podia passar depois. Passaria? Eles lutaram a partir da 44ª volta e Norris só conseguiu passar na 52ª. Conseguiria nas 4 que faltavam? Ainda assim pouco faltou para anular a penalização. Leclerc esteve soberbo. Sainz também muito bem. A Red Bull melhorou, sim, mas Verstappen terminou a quase 20 segundos, o que se está a tornar… Ler mais »

Bolota
Bolota
15 horas atrás

A FIA a começar a fazer cagada.

Last edited 14 horas atrás by Avangard
canam
canam
2 minutos atrás

A competitividade da scuderia surpreendeu.É um team que ora
anda bem ora tem apagões. Será para manter ? Duvido. Tudo lhes correu bem, o que ajudou muito.

Last edited 52 segundos atrás by Canam
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado

Instale a APP AutoSport

aqui
×