Baja Anta da Serra 500/Portalegre 2004: Colin McRae estreou-se há 20 anos
Colin McRae foi a grande figura da jornada de encerramento do Nacional de Todo o Terreno de 2004, com o escocês a conseguir em Portalegre a sua primeira vitória na disciplina, logo na estreia da Nissan Pick Up com que iria disputar o Rali Dakar.
Foi o epílogo de mais uma edição do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, com a prova de Portalegre a revelar-se uma vez mais decisiva para a atribuição do título Absoluto.
De regresso à sua antiga Strakar, Carlos Sousa selou a conquista da Taça FIA de Bajas com um segundo lugar. Ao pódio final subiu ainda Rui Sousa, a quem bastava somar um ponto para a merecida consagração como novo Campeão Nacional. Aos comandos de um pouco competitivo Pajero, Miguel Barbosa teve de se contentar apenas com a quarta posição, na frente de Luís Costa e Nuno Inocêncio. Após o abandono de Edgar Consenso, foi de novo José Gameiro a impor a sua lei entre os T1, pela quinta vez esta temporada. No TTMB, e apesar do (segundo) triunfo de Paulo Marques, a festa maior foi mesmo para Nuno Pires.
Não faltaram motivos de interesse nessa 18ª edição da Baja Anta da Serra 500/Portalegre, prova que marcou a estreia mundial da nova Pick Up com que a Nissan iria regressar ao Dakar, logo pelas mãos do escocês Colin McRae – também ele em estreia absoluta no Alto Alentejo.