ERC: Hayden Paddon lidera o Rally da Silésia, cada vez mais perto do título
Hayden Paddon lidera o Rally da Silésia, prova decisiva dos Europeu de Ralis, após quatro troços, graças a um desempenho que o coloca no caminho certo para a conquista de novo título do ERC.
Ao volante de um Hyundai i20 N Rally2, o piloto da BRC Racing Team resistiu às baixas temperaturas ambiente e do solo e às estradas de asfalto de baixa aderência para estabelecer o tempo mais rápido nas duas primeiras especiais de sábado. No entanto, a sua vantagem sobre Andrea Mabellini (Team MRF Tyres) era de apenas 1,0 segundos antes da paragem de serviço do meio-dia no Estádio da Silésia, em Chorzów, depois de Mabellini ter estabelecido uma sucessão de três melhores tempos na sua Škoda Fabia RS Rally2.
Mas com um segundo título ERC como prioridade para Paddon, o neozelandês está convencido de que não se vai envolver numa batalha pela vitória com Mabellini, que conquistou o seu primeiro pódio ERC na última ronda no País de Gales. “Não estou a pôr o trabalho árduo de um ano atrás de nós para lutar por uma vitória no rali, estamos apenas a manter um lugar seguro neste momento e estamos bastante confortáveis a fazer o que estamos a fazer”, disse Paddon.
“Mas as condições são complicadas porque a aderência está a mudar muito e é preciso alguma margem nestas condições.” Mabellini disse: “Parece que tudo estava a funcionar esta manhã e é um pouco mais fácil, digamos assim. Tivemos uma boa manhã e estamos felizes neste momento.” O herói da casa e duplo vencedor do Rally Silesia, Miko Marczyk, começou a corrida de abertura de sábado a liderar por 0,2 segundos, depois de ter feito o melhor tempo na Super Especial de Katowice, na sexta-feira à noite.
Mas um momento em que o piloto do Škoda Fabia RS Rally2 equipado com Michelin quase embateu num fardo de feno custou-lhe tempo vital e terminou a SS2 6,0 segundos mais lento do que o líder Paddon.
Enquanto Paddon foi novamente o mais rápido na SS3, Marczyk perdeu ainda mais terreno depois de um momento fora de estrada na secção de gravilha dos 10,8 km do teste de Ochaby. Marczyk admitiu que também teve dificuldades na travagem no final da SS4, mas mesmo assim conseguiu despromover o seu compatriota Grzegorz Grzyb para o terceiro lugar.
Esta foi também uma manhã desafiante para o rival de Paddon no ERC, Mathieu Franceschi, que se debateu com problemas de afinação nas estradas polacas de baixa aderência. O francês é sexto depois de quatro etapas, um lugar atrás de Simone Tempestini, que relatou ter saído da estrada num cruzamento em SS4.
Łukasz Byśkiniewicz é sétimo, seguido pelo líder do campeonato polaco Jarosław Szeja e Zbigniew Gabryś. Yoann Bonato, que está a competir novamente depois de recuperar de fracturas em três vértebras sofridas num acidente numa prova do campeonato francês em junho, é o 10º na geral depois de quatro troços, mas com dores depois de um “grande impacto” na SS4.
A tentativa de Jon Armstrong para um pódio inédito no ERC sofreu um revés inicial quando o seu Ford Fiesta Rally2 perdeu potência antes da marca de dois quilómetros da PE2. O piloto da Motorsport Ireland Rally Academy também se atrasou no SS3 com um pião. Mas ele respondeu em grande estilo em SS4, obtendo a sua segunda vitória de carreira no ERC, apesar de ter ficado muito longe no final do troço de Gmina Jasienica.
Meirion Evans ficou preso na travagem em SS3 e informou que o seu Toyota GR Yaris Rally2 não arrancou imediatamente. Jakub Matulka estava em 11º lugar da geral após a PE2 e em vias de fazer um bom tempo na PE3, mas acabou por bater a baixa velocidade numa árvore perto do final da especial.
O vencedor da prova ERC3 perdeu um tempo considerável a tentar selecionar a marcha-atrás e ficou a 36,1 segundos do melhor tempo de Paddon. O campeão do FIA ERC4 e do FIA Junior ERC, Mille Johansson, liderou a ordem do Campeonato FIA ERC3 após três etapas no seu Ford Fiesta Rally3 equipado com Hankook, na sua estreia na categoria. O seu compatriota Calle Carlberg liderou as classificações ERC4 e Junior ERC a bordo do seu Opel Corsa Rally4 após a SS3. Kajetan Kajetanowicz, o tricampeão do ERC e atual concorrente do FIA WRC2 Challenger, está a desempenhar as funções de piloto no Rally Silesia. A prova de Ochaby foi particularmente significativa para a lenda polaca: o seu avô, também de nome Kajetan, geriu em tempos uma coudelaria localizada em parte do percurso.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI