A incerteza que consome a luta pelo título do CPR

Por a 9 Outubro 2024 13:52

Faltam dois dias para o arranque da decisão do Campeonato de Portugal de Ralis, no Rali Vidreiro, em que Kris Meeke e Armindo Araújo, lutam para chegar com mais pontos ao fim.

Sabendo-se que Kris Meeke não pode ser considerado Campeão Nacional/de Portugal de Ralis, o que continuamos sem saber é o que lhe podemos chamar se for ele a terminar com mais pontos.

Como já sabemos, o Regime Jurídico das Federações Desportivas diz que só podem ter o título de Campeão, atletas de nacionalidade portuguesa. Mas não há nada nas regras que impeça pilotos estrangeiros de se inscreverem, participarem e somarem pontos nas competições nacionais, neste caso, nos ralis.

A única coisa que pelos vistos a lei portuguesa impede é que lhes seja atribuído qualquer título, distinção ou denominação honorífica, pelo que o que isto significa é que também não lhe podemos chamar vencedor do campeonato.

É o Instituto Português do Desporto e Juventude que o assegura, a FPAK não pode dizer que um piloto estrangeiro é campeão ou mesmo vencedor de um campeonato nacional.

O IPDJ diz que num caso desses um piloto não pode ter nenhum título honorifico. E Isto deixa a FPAK de pés e mãos atadas.

O AutoSport sabe que a federação tem tentado desbloquear a questão, mas até este momento em que publicamos este texto, não foi possível ultrapassar o imbróglio, apesar da FPAK estar, desde 2023 à espera que o assunto seja clarificado por quem de direito, pelo que até este momento a FPAK não sabe o que pode chamar a um piloto que eventualmente obtenha o maior número de pontos num determinado campeonato.

Isto pode suceder nos ralis, mas não só, pois recentemente quem somou mais pontos no Drift foi um bielorusso. Tendo em conta o aproximar do fim do campeonato, a FPAK tem tentado junto das entidades oficiais que tutelam a FPAK, que estas esclareçam o caso, mas a federação continua sem obter resposta.

Logo por ‘azar’, como sabemos, o ‘antigo’ governo caiu, e o ‘novo’ entrou em funções há pouco tempo, o que certamente não ajudou à mais rápida resolução do caso, porque, mudaram-se os governos, mudaram-se as pessoas.

Posto isto, estamos em sério risco de chegar ao fim do dia de sábado sem que a situação se clarifique e caso Kris Meeke confirme o favoritismo que leva consigo para a prova decisiva, o que lhe vamos chamar.

Campeão não será, vencedor do campeonato, pelos vistos, também não.

Assim sendo, ou o destino prega uma partida à burocracia, e Armindo Araújo consegue superiorizar-se ou temos um problema bicudo pela frente…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Destaque Homepage
últimas Autosport
destaque-homepage
últimas Automais
destaque-homepage
Ativar notificações? Sim Não, obrigado