F1: Alonso diz que Verstappen deve controlar os palavrões e aceitar o ‘castigo’

Por a 6 Outubro 2024 16:15

Enquanto a controvérsia sobre os comentários de Max Verstappen continua a ecoar pelos bastidores da Fórmula 1, Fernando Alonso decidiu posicionar-se de forma clara e direta e, como de costume, sem papas na língua. Diferente de Lewis Hamilton, que sugeriu que Verstappen deveria ignorar a punição recebida pelo uso de palavrões, Alonso adotou um tom mais sério e focado na responsabilidade que os pilotos têm como figuras públicas.

Para Alonso, a questão vai além de uma simples infração de linguagem: trata-se de comportamento. Ele acredita que pilotos do calibre de Verstappen, admirados por milhões e constantemente sob os holofotes, carregam o peso de uma responsabilidade que não pode ser ignorada. Mesmo que a tentação de expressar frustração seja grande, o espanhol argumenta que cabe a eles manter a postura, afinal, são exemplos para jovens adeptos ao redor do mundo.

O espanhol insiste que são modelos para muitos jovens o que os ‘obriga’ a portarem-se de maneira exemplar, mesmo no calor do momento e Alonso entende que a pressão de estar sempre sob holofotes não é desculpa para descuidos verbais.

Alonso também ressaltou que a influência dos pilotos vai além das pistas pois cada palavra e cada gesto é visto por milhares de pessoas portanto o que fazem pode influenciar atitudes e comportamentos, para um ‘lado’ ou para o ‘outro’.

E nesse contexto Alonso entende que Verstappen deve aceitar a punição e usá-la como uma oportunidade de demonstrar respeito aos fãs e à comunidade que tanto apoia o desporto.

Em resumo, Alonso traça uma linha clara no debate: enquanto Hamilton vê a situação como um exagero e um ataque ao espírito competitivo, o piloto da Aston Martin acredita que Verstappen deve, sim, assumir as consequências das suas palavras. Porque, no fim das contas, estar no topo da F1 não se resume apenas a vencer corridas, mas também a ser um exemplo à altura de todo o talento e admiração que se recebe.

O recado é simples e direto: quem acelera na pista precisa desacelerar a língua, afinal, a responsabilidade é tão grande quanto a velocidade.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
11 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
malhaxuxas
malhaxuxas
14 horas atrás

Palmarés do sr. Alonso depois de ter sido campeão mundial pela 2 e última vez:
2007 – 3 Mcl
2008 – 5 Renlt
2009 – 9 Renlt
2010 – 2 Fer
2011 – 4 Fer
2012 – 2 Fer
2013 – 2 Fer
2014 – 6 Fer
2015 – 17 Mcl. Uau!
2016 – 10 Mcl
2017 – 15 Mcl
2018 – 11 Mcl
2019 2 2020 – out
2021 – 10 Alp
2022 – 9 Alp
2023 – 4 AsM
2024 – 9 AsM
Brilhante!

joaolima
joaolima
Reply to  malhaxuxas
13 horas atrás

O que tem a beira da estrada a ver com a estrada da Beira?

Thor
Thor
Reply to  joaolima
43 minutos atrás

Esta pessoa não deve muito inteligência e muito menos à educação.
Todos os comentários são de baixo nível para não dizer outra coisa.

Last edited 35 minutos atrás by Thor
LG MTB
LG MTB
Reply to  malhaxuxas
11 horas atrás

O seu comentário é extremamente ignorante, pois qual a relação que tem a classificação de um piloto no mundial com a boa educação?
Boa educação cabe em todo o lado e mais figuras como pilotos de F1, agravado se é campeão e com isso arrasta uma legião de fans de todas as idades, certamente do mais jovem ao mais velho!

Last edited 11 horas atrás by LG
4RcNg
4RcNg
Reply to  malhaxuxas
11 horas atrás

(Já referi atrás que geralmente não sou fan do Alonso)… A listagem, neste contexto serve para quê? Demonstra o quê? A questão é de urbanidade, e é – nos apresentado um palmarés, que não vêm ao caso. Uma bacoquice. Talvez seja bom que, isso sim, estas 16 temporadas de F1(num total de 21), indiquem que o F. A. tem uma longa permanência na categoria, que é o piloto mais velho de todos a competir, e isso dá-lhe toda a autoridade para fazer o comentário que fez e ter a opinião que tem! É ensinar os ‘rapazolas’ desbocados ‘á lá Piquet’… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  4RcNg
1 hora atrás

Essa do “à la Piquet” está muito boa. Terá o Max “aprendido” com o sogro? 🙂

Pity
Pity
Reply to  malhaxuxas
1 hora atrás

Sim, porque em todos esses anos o colega de equipa foi campeão…
Embirrarmos com um piloto não significa ter de o denegrir ou achincalhar. Não levar em conta a qualidade do carro, ou falta dela é cegueira.

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
13 horas atrás

Nao sendo fã do Alonso aplaudo as palavras.

Ja ha muito que digo o mesmo. Eles sao exemplos para as crianças. Acontece a todos dizer um palavrao. Mas eu arrependo me por exemplo w nao sou exemplo para ninguem

4RcNg
4RcNg
11 horas atrás

Não aprecio o ‘Pelayito’, mas neste assunto está certo no que afirma.
Em casa cada um comporta-se como quer, em público rege-se pelas normas convenientes e sensatas, adoptadas comummente pelas sociedades desenvolvidas. Assim, é de lamentar que não se levantem mais vozes de pilotos a reprovar M. V. e menos a apoiar.
Cumprir regras, e mais maturidade é o que lhe faz falta.

F1 FOR FUN
F1 FOR FUN
2 horas atrás

E vão editar o drive to survive para remover os F e S words de lá? Tanta moral e esquecem-se que o que influencia os jovens são programas como o DTS.

Pity
Pity
1 hora atrás

Existe uma diferença entre dizer um palavrão quando se está irritado e dizê-los por hábito. Em caso de irritação ou frustração é perdoável que saia um palavrão. Mau, ou melhor, péssimo é que, em conversa normal, saiam cinco palavrões em cada seis palavras. E isso acontece maioritariamente nos jovens.

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado