Xadrez da F1: Alonso teme que Mclaren e Audi coloquem carreira de Bortoleto num limbo
Fernando Alonso, veterano da Fórmula 1 e conhecedor das curvas sinuosas que também existem fora das pistas, coloca um olhar atento no futuro de um talento promissor: Gabriel Bortoleto. A preocupação de Alonso não é à toa, por dois motivos, o jovem piloto brasileiro, que tem vindo a impressionar nas categorias de base, está prestes a ver-se no centro de um jogo de xadrez corporativo envolvendo a McLaren e a Audi, e o bicampeão espanhol teme que ele possa ser a próxima vítima das complexas políticas internas da F1. O segundo motivo é que é a empresa de Alonso, a A14, que tem o piloto agenciado…
O alerta de Alonso não vem apenas de um lugar de observador distante, mas de alguém que conhece muito bem o que é sentir o peso das expectativas e a falta de apoio dentro da McLaren, deixou o espanhol implícito em recentes declarações, aproveitando para dar mais uma ‘bicada’ à equipa.
Como se sabe, a sua história com a equipa britânica é marcada por altos e baixos, e ele diz saber o que acontece quando um piloto se vê preso num ambiente que não aproveita todo o seu potencial. Agora, vendo Bortoleto ser puxado para o mesmo tabuleiro instável, Alonso teme que a carreira do brasileiro possa tomar um rumo indesejável…
O cenário é confuso: a McLaren pode estar a negociar com a Audi para ceder Bortoleto à Audi/Sauber em 2025, dando ao jovem uma chance de crescer sem a pressão de estar numa equipa maior.
Contudo, o impasse nas conversas travou o andamento, pois a Audi mostra muita relutância em fechar o acordo, receosa de que a McLaren possa chamar Bortoleto de volta em um piscar de olhos, destruindo qualquer desenvolvimento que ele possa ter com a equipa suíça. Os alemãos não querem ajudar no desenvolvimento da carreira do jovem piloto…e depois ficar sem ele se a McLaren o quiser resgatar. Portanto, legitimamente, aceitam-no, se transferido definitivamente…
Alonso traça paralelos com a trajetória de Felipe Drugovich, outro piloto talentoso que brilhou na Fórmula 2, mas teve dificuldades em entrar e permanecer na categoria máxima. Se a Audi recusar o acordo, Bortoleto pode acabar preso no mesmo limbo que Drugovich: um talento evidente sem uma vaga clara na grelha.
Para Alonso, Gabriel Bortoleto tem potencial de sobra e merece uma oportunidade genuína de mostrar do que é capaz. A decisão final está agora nas mãos da Audi/Sauber, que se encontra num dilema: aceitar ou não o futuro incerto proposto pela McLaren. Alonso, por sua vez, observa de perto, também pelos motivos que já explicámos…
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Alemãos. Está bem Está!
E Palonso, que tal dares tu a vaga ao puto maravilha? Afinal que está a impedir os jovens de entrar?
Agenciado por um tipo que nunca soube escolher equipa….Ou na verdade foi corrido de algumas. Vai longe este Bortoleto.
10 equipes, apenas 20 assentos disponíveis. A F1 se limita por isso.
E Bortoleto, não por Eu ser brasileiro, é e está bem melhor que o Kimi, que não é Raikkonen.
Não sei quem é melhor. Nós só vemos o que a TV mostra, mas os responsáveis têm outras formas de avaliar os pilotos.
Sim, Bortoleto, na F2, tem brilhado mais do que o Antonelli, mas a Prema tem estado muito abaixo do que nos habituou, e isso reflecte-se nos resultados dos pilotos.
Tem razão quanto ao número de equipas, com mais equipas, mais vagas se abririam para os jovens. Bortoleto merece uma vaga, sim, Drugovich também merecia e muitos outros que ficaram pelo caminho.
É por ser brasileiro.
Se pagar uma assinatura Premium ou parecido podem fazer notícias apenas com alguns pilotos para eu “vir” aqui criticar e “deitar fora” as minhas frustrações? É que só me interessa mesmo isso.
Para quem não percebeu, foi uma ironia.
Três, nem assim “vão lá”…