Uma Batalha Mental: Hamilton partilha as lições de 1.000 dias sem vitórias na F1

Por a 4 Outubro 2024 12:45

Em entrevista à revista Esquire, Lewis Hamilton refletiu sobre as duras lições que tirou durante os dois anos desafiadores que enfrentou antes de regressar ao topo no Grande Prémio da Grã-Bretanha de 2024. O heptacampeão mundial revelou que superar esse período sem vitórias tornou-se, essencialmente, uma verdadeira “batalha mental”.

Desde a introdução da era turbo-híbrida em 2014, a Mercedes dominou a Fórmula 1, com Hamilton conquistando quase todos os títulos até 2020 – exceto em 2016, que ficou na Mercedes, mas para Nico Rosberg. Mas, com as mudanças nos regulamentos técnicos em 2022, a maré virou, e os Flechas de Prata enfrentaram dificuldades inesperadas. Esse revés resultou numa longa seca de vitórias para Hamilton, que só chegou ao fim com uma grande performance em Silverstone, encerrando um jejum de 945 dias longe do degrau mais alto do pódio.

Numa entrevista para a revista Esquire, o piloto de 39 anos partilhou o que aprendeu durante essa jornada turbulenta. “Foi uma batalha da mente”, confessou Hamilton. “Manter a sanidade e procurar novas formas de crescimento tornaram-se essenciais. No fim de contas, trata-se de persistência e dedicação. Trabalho duro sempre compensa. A vida é sobre quantas dores conseguimos suportar e ainda assim continuar, e até onde podemos ir mesmo nos momentos mais difíceis, sabem? Isso é a essência da vida. Não é sobre como caímos, mas sim como nos levantamos e como persistimos, dia após dia.”

Além disso, Hamilton destacou como esse período também o ajudou a evoluir como colega de equipa: “Acho que me tornei um companheiro de equipa melhor, porque tivemos mais tempo para focar na comunicação e em construir um relacionamento sólido.”

Ao relembrar a tão esperada vitória diante do seu público em Silverstone — que também lhe rendeu um recorde de nove vitórias na pista — Hamilton descreveu como esse momento “reconstruiu” sua confiança. “Toda a gente dizia que era um conto de fadas, e realmente foi, completamente inesperado”, contou o britânico. “Entrei naquele fim de semana sem a menor ideia de que isso seria possível, depois de tanto tempo. Muitos pensamentos invadem a nossa mente, algumas dúvidas começam a tomar forma.

Mas, finalmente, tivemos aquele dia em que tudo se encaixou e destacámos-nos como equipa, quebrando todas as barreiras. Isso ajudou-nos a reconstruir.”

A vitória em solo britânico não poderia ter sido mais especial para Hamilton, que celebrou ao lado da sua família e dos adeptos ingleses. “Fazer isso em casa, no meu país, com a minha família por perto e diante da claque… Foi simplesmente mágico”, disse, com um brilho nos olhos.

Com a temporada a aproximar-se do fim, Hamilton prepara-se para agora para as suas últimas seis corridas pela Mercedes antes de embarcar numa nova jornada com a Ferrari em 2025, onde espera continuar a escrever a sua história na Fórmula 1, com a lendária Scuderia.

MPSA/Philipe Nanchino

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado