Rali de Marrocos: Dacia Sandrider faz a sua estreia

Por a 1 Outubro 2024 12:18

Os Dacia Sandriders farão a sua estreia competitiva no Rali de Marrocos, de 6 a 11 de outubro, com as duplas Nasser Al-Attiyah/Édouard Boulanger, Cristina Gutiérrez/Pablo Moreno e Sébastien Loeb/Fabian Lurquin.

Após testes intensivos no Reino Unido, França e Marrocos, a equipa colocará em prática tudo o que aprendeu no evento, considerado um “mini Dakar” e um importante teste antes do Dakar de janeiro. Apesar de ser a primeira competição dos Sandriders, a equipa conta com a experiência em rally-raid, com Al-Attiyah, vencedor do Dakar cinco vezes, tendo conquistado o Rali de Marrocos em 2021.

NASSER AL-ATTIYAH (CATAR), PILOTO DO DACIA SANDRIDERS

“O Rali de Marrocos não é apenas muito importante para o campeonato, é também muito importante para as equipas, porque todos vêm preparar-se para o Dakar. Neste momento, estamos a liderar o campeonato e, da minha parte, temos de ser inteligentes, temos de gerir com um bom ritmo e não fazer nenhuma loucura, porque o Sandrider é um carro novo e temos de tentar trabalhar dia após dia. Espero ganhar o título mundial e ser campeão do mundo, seria bom para mim e também para o meu copiloto Edouard”.

Nos preparativos para o Dakar, Nasser Al-Attiyah e a Dacia Sandriders participam no Rali de Marrocos, onde Al-Attiyah disputa o seu sexto título no Campeonato Mundial de Rally-Raid da FIA. Após quatro rondas, Al-Attiyah e o copiloto Edouard Boulanger lideram os campeonatos, com 25 e 20 pontos, respetivamente.

V6 twin-turbo de 3,0 litros amigo do ambiente

O Dacia Sandrider, que se estreará em 2025 para o Rali Dakar, é um carro de rali inovador, equipado com um motor V6 twin-turbo de 3,0 litros montado a meio, com 360 cavalos de potência e 539 Nm de binário. Utiliza um sistema de tração às quatro rodas e uma caixa de velocidades sequencial de seis velocidades. A Dacia dá ênfase ao respeito pelo ambiente, utilizando combustível sintético da Aramco. Inspirado no conceito Dacia Manifesto, o Sandrider tem um chassis tubular, carroçaria em fibra de carbono e sistemas de abertura rápida.

CRISTINA GUTIÉRREZ (ESPANHA), PILOTO DO DACIA SANDRIDERS

“Será a nossa primeira corrida com o Sandrider após uma longa série de testes e estou muito entusiasmada. Será também a minha primeira corrida numa nova categoria, uma vez que passo dos Challenger para a classe Ultimate. Há muitas coisas novas a chegar, pois é um carro novo, uma nova categoria e uma nova equipa, mas já me sinto muito confortável com os Dacia Sandriders e espero que possamos confirmar todo o trabalho feito durante os testes neste Rali de Marrocos. Sinto alguma pressão, mas é uma pressão positiva, daquelas que nos fazem dar o melhor de nós próprios. Claro que será uma prova de preparação para o Dakar, mas espero que possamos alcançar um bom resultado e divertirmo-nos”.

SÉBASTIEN LOEB (FRANÇA), PILOTO DO DACIA SANDRIDERS

“Depois de todo o trabalho árduo nos testes, podemos finalmente comparar-nos com a concorrência e ver em que ponto estamos em termos de desempenho, mas também porque estamos a começar uma nova aventura com esta equipa de topo. Será um teste à escala real, um ensaio ao vivo, por isso o objetivo é, acima de tudo, verificar se tudo está no lugar e a funcionar corretamente. Se não estiver, esta é a oportunidade para identificar os problemas e resolvê-los antes do Dakar. Mas se conseguirmos um bom resultado, isso será melhor ainda”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Vagueante
Vagueante
3 horas atrás

Inovador? Não passa de uma evolução do carro da prodrive com uma caroçaria diferente….

Vagueante
Vagueante
Reply to  Vagueante
1 minuto atrás

Vendo os ponto snegativos, devo estar muito enganado, infelizmente não disseram em quê 🙁 Tirando o motor que é 3litros e as dimensões da carroçaria, a distancia entre eixos é diferente em 10mm (basta afinaçãoes diferentes), o que importa e que pode indicar diferenças, como os pneus que utiliza e o curso de suspensão são iguais, se se reparar nas fotografias, é praticamente uma cópia em tudo, até na localização dos pneus suplentes. É de entender, visto que a Dacia não deve querer gastar muito dinheiro e ao Hunter está pronto e testado. Umas pequenas alteraçoes e fica a correr,… Ler mais »

últimas Destaque Homepage
últimas Autosport
destaque-homepage
últimas Automais
destaque-homepage
Ativar notificações? Sim Não, obrigado