Rali de Marrocos: Dacia Sandrider faz a sua estreia
Os Dacia Sandriders farão a sua estreia competitiva no Rali de Marrocos, de 6 a 11 de outubro, com as duplas Nasser Al-Attiyah/Édouard Boulanger, Cristina Gutiérrez/Pablo Moreno e Sébastien Loeb/Fabian Lurquin.
Após testes intensivos no Reino Unido, França e Marrocos, a equipa colocará em prática tudo o que aprendeu no evento, considerado um “mini Dakar” e um importante teste antes do Dakar de janeiro. Apesar de ser a primeira competição dos Sandriders, a equipa conta com a experiência em rally-raid, com Al-Attiyah, vencedor do Dakar cinco vezes, tendo conquistado o Rali de Marrocos em 2021.
NASSER AL-ATTIYAH (CATAR), PILOTO DO DACIA SANDRIDERS
“O Rali de Marrocos não é apenas muito importante para o campeonato, é também muito importante para as equipas, porque todos vêm preparar-se para o Dakar. Neste momento, estamos a liderar o campeonato e, da minha parte, temos de ser inteligentes, temos de gerir com um bom ritmo e não fazer nenhuma loucura, porque o Sandrider é um carro novo e temos de tentar trabalhar dia após dia. Espero ganhar o título mundial e ser campeão do mundo, seria bom para mim e também para o meu copiloto Edouard”.
Nos preparativos para o Dakar, Nasser Al-Attiyah e a Dacia Sandriders participam no Rali de Marrocos, onde Al-Attiyah disputa o seu sexto título no Campeonato Mundial de Rally-Raid da FIA. Após quatro rondas, Al-Attiyah e o copiloto Edouard Boulanger lideram os campeonatos, com 25 e 20 pontos, respetivamente.
V6 twin-turbo de 3,0 litros amigo do ambiente
O Dacia Sandrider, que se estreará em 2025 para o Rali Dakar, é um carro de rali inovador, equipado com um motor V6 twin-turbo de 3,0 litros montado a meio, com 360 cavalos de potência e 539 Nm de binário. Utiliza um sistema de tração às quatro rodas e uma caixa de velocidades sequencial de seis velocidades. A Dacia dá ênfase ao respeito pelo ambiente, utilizando combustível sintético da Aramco. Inspirado no conceito Dacia Manifesto, o Sandrider tem um chassis tubular, carroçaria em fibra de carbono e sistemas de abertura rápida.
CRISTINA GUTIÉRREZ (ESPANHA), PILOTO DO DACIA SANDRIDERS
“Será a nossa primeira corrida com o Sandrider após uma longa série de testes e estou muito entusiasmada. Será também a minha primeira corrida numa nova categoria, uma vez que passo dos Challenger para a classe Ultimate. Há muitas coisas novas a chegar, pois é um carro novo, uma nova categoria e uma nova equipa, mas já me sinto muito confortável com os Dacia Sandriders e espero que possamos confirmar todo o trabalho feito durante os testes neste Rali de Marrocos. Sinto alguma pressão, mas é uma pressão positiva, daquelas que nos fazem dar o melhor de nós próprios. Claro que será uma prova de preparação para o Dakar, mas espero que possamos alcançar um bom resultado e divertirmo-nos”.
SÉBASTIEN LOEB (FRANÇA), PILOTO DO DACIA SANDRIDERS
“Depois de todo o trabalho árduo nos testes, podemos finalmente comparar-nos com a concorrência e ver em que ponto estamos em termos de desempenho, mas também porque estamos a começar uma nova aventura com esta equipa de topo. Será um teste à escala real, um ensaio ao vivo, por isso o objetivo é, acima de tudo, verificar se tudo está no lugar e a funcionar corretamente. Se não estiver, esta é a oportunidade para identificar os problemas e resolvê-los antes do Dakar. Mas se conseguirmos um bom resultado, isso será melhor ainda”.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Inovador? Não passa de uma evolução do carro da prodrive com uma caroçaria diferente….
Vendo os ponto snegativos, devo estar muito enganado, infelizmente não disseram em quê 🙁 Tirando o motor que é 3litros e as dimensões da carroçaria, a distancia entre eixos é diferente em 10mm (basta afinaçãoes diferentes), o que importa e que pode indicar diferenças, como os pneus que utiliza e o curso de suspensão são iguais, se se reparar nas fotografias, é praticamente uma cópia em tudo, até na localização dos pneus suplentes. É de entender, visto que a Dacia não deve querer gastar muito dinheiro e ao Hunter está pronto e testado. Umas pequenas alteraçoes e fica a correr,… Ler mais »