F1: Saída de Daniel Ricciardo da RB confirmada. Liam Lawson assume o lugar

Por a 26 Setembro 2024 18:06

Daniel Ricciardo vai deixar a RB, decisão com efeito imediato, terminando assim a sua segunda passagem pela Fórmula 1. Será substituído pelo piloto de reserva da Red Bull, Liam Lawson, que correrá ao lado de Yuki Tsunoda durante o resto da temporada de F1 de 2024, começando com o Grande Prémio dos Estados Unidos no Circuito das Américas.

Lawson já substituiu Ricciardo durante a sua recuperação no ano passado, impressionando com um nono lugar em Singapura. Os rumores da saída do australiano vinham a ganhar força e a emoção no final da corrida de Singapura era quase a confirmação da sua saída. Ricciardo deixa agora a equipa no 14º posto, com 12 pontos marcados. Na sua carreira, acumulou 257 GP, 8 vitórias, 3 poles, 17 voltas mais rápidas e 32 pódios. A sua melhor classificação foi um terceiro lugar (2014 e 2016).

O Diretor de Equipa da VCARB, Laurent Mekies, agradeceu a Ricciardo as suas contribuições e deu as boas-vindas a Lawson, salientando a sua transição suave e o seu jovem talento promissor.

“Todos na VCARB gostariam de agradecer ao Daniel pelo seu trabalho árduo ao longo das duas últimas épocas connosco. Ele trouxe muita experiência e talento para a equipa, com uma atitude fantástica, que ajudou todos a desenvolver e a fomentar um espírito de equipa muito forte. O Daniel foi um verdadeiro cavalheiro dentro e fora da pista e nunca deixou de sorrir. Sentiremos a sua falta, mas ele ocupará sempre um lugar especial na família Red Bull.

Gostaria também de aproveitar esta oportunidade para dar as boas-vindas ao Liam. Ele já conhece bem a equipa. Conduziu para nós na época passada e lidou bem com as circunstâncias difíceis, por isso será uma transição natural. É ótimo ver jovens talentos de dentro da família Red Bull darem o próximo passo. Estamos ansiosos por baixar a cabeça e concentrarmo-nos no resto da época juntos”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
23 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pity
Pity
2 dias atrás

A Red Bull a ser Red Bull. Está no seu ADN despedir ou despromover pilotos durante a época. Vimos isso com Speed, Bourdais, Kvyat, Albon, De Vries. (não sei se me falta alguém), porque seria diferente com Ricciardo? Mas porquê agora, a seis corridas do fim? Eu compreenderia melhor se tivesse sido nas férias de verão. Era mais lógico, ou então mantê-lo até final da época. Segundo tenho ouvido / lido, só tinham de confirmar Lawson até final deste mês, para o próximo ano, não pô-lo no carro já este ano. Alguém soltou a teoria de que é para analisarem melhor… Ler mais »

garantia4
garantia4
Reply to  Pity
2 dias atrás

” (não sei se falta algum) ” Falta o mexicano. Foi despedido umas 10 vezes em 2023 e o dobro das vezes em 2024. E em cada 1 das ocasiões os jornlistas e seguidores da F! chamavam o DR. Portanto, como não lembrá-lo agora?

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  garantia4
1 dia atrás

Se o tapatío foi despedido 100 vezes é porque pôs-se a jeito. A performance não é boa e não vamos ser anjinhos do estilo Red Bull. Não se contrata um DR para ser piloto suplente.

garantia4
garantia4
Reply to  Lagaffe
1 dia atrás

Não se percebe muito bem as tuas 3 frases. Obviamente que o despedimento ou “despedimento” do azteca foi da parte dos repórteres racistas e/ou xenófobos, com muitos dos destinatários da mensagem a morder o anzol ( ver comentário da Pity em cima a especular, que é o que eles querem) e não da Red Bull. Mas dizes, “é porque pôs-se a jeito”. Ok, então serás a pessoa indicada para nos elucidar porque é que o Marko ainda não o despediu. É que não é estranhíssimo??? É o dinheiro do Slim? por exemplo, O mais de 1/2 Milhão por corrida que… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  garantia4
1 dia atrás

Já que me meteu ao barulho, eu respondo-lhe: a Red Bull ainda não o despediu porque o México é um dos países onde se vendem mais latinhas.
E então os repórteres são racistas e xenófobos? E você (e mais alguns) que estão sempre a atacar os ingleses, são o quê?
Acha, sinceramente, que o Perez está a fazer o que se espera dele?

garantia4
garantia4
Reply to  Pity
1 dia atrás

Você é que meteu esse Pérez ao barulho num artigo sobre outro piloto. E é muita presunção arranjar, inventar essa para explicar o não despedimento. Se fosse essa a razão metiam outro mexicano ou um piloto dos EUA onde é consumido quase 1/2 das + de 12.100 biliões de latas ( está na net)por ano. Ou então um australiano porque a Austrália, tipo o Daniel Ricciardo, juntamente com a EUA são os maiores consumidores mundiais per capita dessa mistela. Isto sem falarmos no Brasil da sua guru Ju. Use a inteligência para perceber que estar a apontar em concreto que… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  garantia4
1 dia atrás

Eu podia responder-lhe com a mesma falta de educação, mas como eu sou educada, só lhe digo que leio o que eu quero, não o que você acha que devo ler.
E porque é que quem segue a F1 na América Latina é mais sério do que quem segue noutro lado qualquer?
Ficamos por aqui.

Leandro Marques
Reply to  Pity
1 dia atrás

Albon durante a época a decorrer? Não estará a falar de Gasly que foi substituído precisamente por Albon? Albon ainda fez a época seguinte de forma completa após substituir o piloto francês a meio da temporada.

Pity
Pity
Reply to  Leandro Marques
1 dia atrás

Ora aí está um de que me esqueci.

garantia4
garantia4
2 dias atrás

Provavelmente face aos rumores postos a circular hoje pelos medias muito amigos, a RB não perdeu tempo. Enfim,
mais tarde ou mais cedo retiram-se todos. Mas sai pela porta pequena. É um bocado lastimável (à falta de melhor palavra) ver a chorar o risonho DR, mas sejamos francos, muitos de nós não esquecem que em lugar de ter melhores resultados que o Yuki, optou por aliar-se ao cartel de interesses para tirar o assento ao Pérez na RB, fez tudo para ver este – o piloto mais alvejado da F1- desempregado.

Last edited 2 dias atrás by jo baue
driver-on-track
driver-on-track
2 dias atrás

Sai por culpa própria dada a sua clara falta de performance , em vez de melhorar deu numa de Calimero…. a culpa e sempre do carro , ou da falta de adaptação ao mesmo. a Cobiça do lugar do Perez foi a sua arma … saiu o tiro pela culatra… assim bye bye sai pela porta pequena quase exclusivamente por culpa própria pela falta de andamento e péssimas opções na gestão da carreira . Agora tem tempo para se dedicar a gerir e a melhorar a sua empresa de vinhos que tem entre outros , um branco Cabernet Sauvignon de… Ler mais »

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  driver-on-track
1 dia atrás

Claro que a culpa é dele mas que não a tenha admitido é falso.
Quanto a más opções devias estar a pensar no Alonso. O único erro, se é que foi erro, foi a Renault.
A cobiça do lugar de Checo é gerada pela própria Red Bull…

Lisboa
2 dias atrás

Muitos choram porque o Colgate australiano se vai embora, “piloto” cujo a única coisa que essas viúvas se recordam e falam, é que há 10 ANOS ATRÁS, ficou à frente do Vettel. Vettel esse, que depois de 2014 foi ao pódio mais de 50 vezes e venceu 13/14 GP, enquanto que o Colgate eclipsou-se tendo sido inclusive, despedido 2 vezes. Um piloto tão bom, mas tão bom, que a McLaren lhe pagou uma pequena fortuna para se ir encher de moscas para longe de Woking. Mas pronto, enquanto uns só se recordam e só sabem falar de 2014, eu para… Ler mais »

garantia4
garantia4
Reply to  Lisboa
1 dia atrás

Levaste uma chuva de negativos, eles acham que isto é um funeral e portanto hoje não podemos dizer nada que não sejam elogios…
Bem lembrado o Vergne. A forma em como foi preterido em relação ao DR foi bem polémica. Por trás daquele sorriso postiço ele não hesitava em usar os amigos e familiares para ultrapassar os outros.

917/30
1 dia atrás

Os haters são estúpidos por natureza e só escrevem merda, a prova disso está nalguns dos comentários acima! Para o freak show ficar completo já só falta o débil mental do rannydickfanclub
vir aqui vomitar ódio contra DR.

Patucho10
Patucho10
1 dia atrás

Riccardo um tipo porreiro, alegre e que criava momentos engraçados principalmente nos pódios, como foi a primeira vez que ele trouxe o famoso ” shoey”, foi bem divertido.
A performance do Riccardo não foi a melhor nos últimos anos , se o problema é deste novo formato de efeito solo, não sabemos, mas fica difícil para qualquer equipa renovar contrato com um piloto com estas performances. Agora esta forma como ele saiu, não é justa, ele não é um Logan Sargeant que deu uma serie de prejuízo em acidentes.
Red Bull 👎

Cágado1
1 dia atrás

Para mim, que adorei ver o Ricciardo em pista, com ultrapassagens fantásticas, e fora dela, com a sua boa disposição, é uma tristeza. Mas é uma tristeza esperada e não posso dizer que seja injusta. Desde os tempos da McLaren que anda a vegetar na F1, nunca percebi bem esta 2a oportunidade na RB. Tive sempre a esperança que ia ser este fim de semana que ele ia dar a volta, mas nunca foi. A VCARB tem um lugar para defender nos construtores, não estão cá para fazer caridade. A Williams mostrou que pode resultar. Não acho o Lawson grande… Ler mais »

canam
canam
1 dia atrás

O Ricciardo teve uma carreira longa e positiva,sai na altura certa. Pena é que outros, tipo Hamilton, Alonso, e Ca não façam o mesmo.
A renovação na F1 é lentissima ou por vezes nula. Ter carreiras de 20 anos, com cadeiras reservadas,independentemente dos resultados, é um absurdo.

Last edited 1 dia atrás by Canam
Cágado1
Reply to  canam
1 dia atrás

100% de acordo.

Vagueante
Vagueante
Reply to  canam
1 dia atrás

Porque razão um piloto que ainda anda ao mais alto nível se deve retirar, só porque sim ou é velho?
O DR, já não anda ao mais alto nível, o Hamilton e o Alonso estão aí para as curva e mesmo que em velocidade pura, não estejam como há 10 anos atrás, a diferençã não é muita e a experiencia em corrida e fora dela contam e muito.

Cágado1
Reply to  Vagueante
1 dia atrás

Porque há outros que sendo mais novos e lhe faltando apenas a experiências, precisam apenas que lhes seja dada a oportunidade para que os ultrapassem. Não chega manter o nível, há que o ir subindo, ou perde-se o comboio, que os jovens são capazes de subir muito rápido – vide Piastri, Bearman, Colapinto… e tantos outros a que só falta a oportunidade.

Vagueante
Vagueante
Reply to  Cágado1
1 dia atrás

Nada contra, mas dos velhos de topo, quantos lá andam, 2? E esses ainda fazem a diferença, e há muitos lugares por lá com pilotos mais novos que merecem menos do que eles. O Sainz merece estar lá mais do que o Hamilton ou o Alonso? Preferia qualquer um deles ao Sainz, embora ele seja um bom segundo piloto, o mesmo digo do PErez, mais novo a ocupar um lugar de topo. Metade dos pilotos que por lá andam deverão ser piores do que estes dois “velhos”, por isso, embora seja necessário sangue novo, não vamos encostar os mais velhos… Ler mais »

Patucho10
Patucho10
Reply to  canam
20 horas atrás

A pessoas que gostam de esticar a corda!
Olha o Cristiano Ronaldo, ainda quer ir ao Mundial!🫣

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado

Instale a APP AutoSport

aqui
×