Škoda Fabia: 25 anos de sucesso
Nos últimos 25 anos, o Škoda Fabia tem sido um modelo crucial para a marca e o segmento de veículos utilitários. Lançado em 1999 no Salão Automóvel de Frankfurt, destacou-se pela sua tecnologia avançada e conquistou os clientes.
A abordagem da Škoda ao automóvel, com foco em soluções inteligentes e uma boa relação qualidade /preço, encontrou no Fabia um pilar fundamental para o seu sucesso. Ao longo de quatro gerações, foram vendidas quase cinco milhões de unidades. O Fabia também teve um impacto no desporto automóvel, com o modelo Fabia WRC estreando-se em 2003, um legado que o Fabia RS Rally2 continua a honrar.
O começo da história
O Škoda Fabia destacou-se no 58.º Salão Automóvel de Frankfurt como um hatchback de cinco portas, com 3.960 mm de comprimento, sucedendo o Škoda Felicia. Menos de um ano após o lançamento, foram apresentadas uma versão carrinha e, em 2001, uma berlina. O design da primeira geração foi desenvolvido por uma equipa de cerca de vinte designers liderada por Dirk van Braeckel. Construído sobre a plataforma PQ24, o Fabia ofereceu uma ampla gama de motorizações. Em março de 2003, foi lançada a versão desportiva RS, equipada com um motor 1.9 TDI turbodiesel de 96 kW (130 cv), que combinava performance, dinâmica e eficiência de combustível.
O segundo capítulo
A segunda geração do Škoda Fabia foi apresentada no Salão Automóvel de Genebra em março de 2007. Embora utilizasse a mesma plataforma da primeira geração, o novo modelo teve um leve aumento em altura (+47 mm) e comprimento (+22 mm). Em setembro de 2007, foi lançada a versão carrinha, mais prática. Em 2009, a gama foi ampliada com a introdução da variante Scout e da versão desportiva RS, equipada com um motor a gasolina 1.4 TSI turbo de 132 kW (180 cv). Esta geração também marcou a estreia da popular edição Monte Carlo.
Terceira geração com melhorias significativas
A terceira geração do Škoda Fabia foi apresentada no Salão Automóvel de Paris em outubro de 2014, utilizando a moderna plataforma PQ26. Este modelo possui linhas mais vincadas e dinâmicas, sendo 90 mm mais largo e 30 mm mais baixo que o seu antecessor. Foram implementadas melhorias significativas em segurança e conforto, como o sistema Front Assist, cruise control adaptativo e monitorização da fadiga do condutor. O facelift de 2018 trouxe ainda mais avanços, incluindo faróis full LED e um sistema de monitorização de ângulo morto.
Nova plataforma para a quarta geração
A quarta geração do Škoda Fabia foi lançada na primavera de 2021 como um hatchback de cinco portas, construída sobre a plataforma MQB A0. Com um design liderado pelo Chefe de Design da Škoda, Oliver Stefani, a nova geração supera os 4,1 metros de comprimento e possui um espaço de bagageira aumentado para 380 litros, 50 litros a mais que a anterior. O veículo oferece funcionalidades avançadas, como Travel Assist 2.0, Estacionamento Automático, Lane Assist, Reconhecimento de Sinais de Trânsito, Side Assist para mudança de faixa e Front Assist com proteção preditiva para peões e ciclistas.
Sucesso no desporto motorizado
Ao longo das suas gerações, o Škoda Fabia teve um impacto significativo no mundo dos ralis. A marca iniciou a sua participação em 2003 com o Fabia WRC e, na segunda geração, lançou o Škoda Fabia Super 2000 em 2009, que alcançou numerosos sucessos. O verdadeiro ponto de virada ocorreu em 2015 com a terceira geração, que entrou na categoria WRC2, resultando na venda de mais de 470 modelos Rally2 e Rally2 evo, tornando-se os veículos de rali mais vendidos e bem-sucedidos até hoje. A atual quarta geração serve de base para o Škoda Fabia RS Rally2, que continua a conquistar vitórias em campeonatos nacionais e internacionais.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI