F1: Pilotos vão reunir-se para discutir a polémica com Max Verstappen

Por a 23 Setembro 2024 15:14

Os pilotos de Fórmula 1 estão a planear discussões em resposta ao castigo aplicado pela FIA a Max Verstappen por ter dito palavrões durante uma conferência de imprensa.

A controvérsia surge na sequência do desejo do presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, de reduzir os palavrões no desporto automóvel. Verstappen recebeu uma sanção de serviço público por ter usado linguagem imprópria antes do Grande Prémio de Singapura, o que provocou frustração entre os pilotos. Verstappen, apoiado por outros pilotos no seu chat privado da GPDA (Associação de Pilotos do Grande Prémio), criticou a decisão como “disparatada”, enquanto o presidente da GPDA, Alex Wurz, considerou o castigo excessivo, especialmente quando comparado com a glorificação de linguagem semelhante em programas como Drive to Survive.

Wurz sublinhou que a GPDA prefere resolver os problemas em privado com a FIA, salientando a necessidade de os pilotos se exprimirem de forma autêntica, evitando a linguagem ofensiva.

“Quantos serviços comunitários vitalícios Guenther Steiner teria de cumprir por ter usado a palavra com “F”?”, disse Wurz. “Foi glorificado por ter usado essa palavra. A Netflix transmitiu isto em todo o mundo, sem problemas. Tenho de o dizer: [a escolha das palavras] não é do meu gosto pessoal como piloto. Como presidente da GPDA, tenho de dizer oficialmente que vamos, obviamente, discutir o assunto internamente, primeiro chegar a um consenso total e, depois, vamos considerar se e de que forma vamos falar com a FIA e com o presidente. Pessoalmente, acredito sempre, e também fazemos isso na GPDA: resolvemos internamente”, disse ele. “Não passamos pelos media. Muito raramente alguma coisa passa da GPDA para os meios de comunicação social, porque tentamos resolver as coisas internamente para o bem do desporto e queremos juntar as pessoas e as principais partes interessadas na nossa jornada. Penso que os pilotos têm de poder exprimir-se autenticamente até certo ponto. Claro que não deve ser algo pessoalmente ofensivo e também não deve ser discriminatório. Todos eles já percorreram um longo caminho nesse domínio. Por isso, para mim, pessoalmente, a sanção é demasiado severa”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
NOTEAM2.0
NOTEAM2.0
1 mês atrás

Comparar uma conferência de imprensa a uma série televisiva, simplesmente não faz sentido É preciso entender o contexto, e como tudo na vida, é preciso saber estar. Se eu vou ver um filme em público a uma sala de cinema comporto-me de uma maneira, se estou em casa no conforto do meu a sofá a ver o mesmo filme, comporto-me de outra. Não se está a pedir muito ao Max ou a qualquer outro piloto. Não têm de ir combater fogos, não têm de passar fome durante o ano, não estão a abdicar de nada. Apenas para ter alguma contenção… Ler mais »

Leandro Marques
Reply to  NOTEAM2.0
1 mês atrás

Sim, não faz sentido querer punir expressões ditas em momentos de stress com as mesmas expressões ditas num ambiente confortável. O ponto que a associação pega é bastante pertinente. Se steiner foi glorificado numa série (que de documental tem muito pouco) que trouxe mais valias para o valor comercial da F1 não se pode cruxificar quem as usa mais tarde. Para mim, é tão simples como isso. Percebi a intenção do líder da FIA (na cultura que o formou como pessoa o uso de vernáculo é algo não aceitável), também consegui perceber a sua referência aos rappers (nada que ver… Ler mais »

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado