F1 GP de Singapura, o Destaque: Lando Norris

Por a 23 Setembro 2024 10:46

Lando Norris, vencedor do GP de Singapura, é o destaque desta corrida. Neste fim de semana, conquistou a sua sexta pole e a sua terceira vitória na F1 e, pela primeira vez, liderou uma corrida de início ao fim

Podia ter sido uma noite perfeita para Lando Norris, mas não foi. A forma como se começou a afastar de Max Verstappen fez lembrar as corridas do próprio Max, ou de Lewis Hamilton, ou até, tendo em conta a corrida que era (Singapura) Sebastian Vettel. Largar bem, tirar bilhete e aplicar um distanciamento social severo.

O ritmo de Norris foi tremendo e conseguiu aumentar a diferença a cada volta. Mas não foi uma corrida limpa. Já nem falamos da ultrapassagem a Franco Colapinto, quando dobrava o piloto da Williams, que não aconteceu da forma mais elegante, mas que depende sempre do outro piloto. No entanto, a travagem falhada que ia danificando a asa e o toque no muro, numa reedição do erro de George Russell no ano passado, causaram calafrios desnecessários. Norris não precisava de arriscar tanto. O ritmo forte abriu-lhe possibilidades estratégicas que facilitarem em muito a decisão da equipa e que permitiram manter a liderança. Mas estes erros, num dia com menos sorte, podiam sair caro.

Norris tem a velocidade para ser campeão. Em qualificação está no lote dos melhores. Em corrida já mostrou que consegue aguentar a pressão de outros pilotos, que se defende bem, que consegue atacar. Já vimos Lando Norris fazer isso no passado. O que ainda não vimos foi capacidade para aguentar a 100% a pressão de uma luta pelo título. Quando se é “underdog” é fácil fazer brilharetes quando há muito talento. Difícil é manter o nível quando a pressão aumenta. Lando Norris tem conseguido gerir a pressão, umas vezes melhor, outras pior. Mas falta ainda algo para enfrentar um piloto como Max Verstappen com carros mais equivalentes.

Singapura pode ter sido um momento de viragem para Norris. A noite de Marina Bay pode ter sido a última em que os fantasmas da primeira volta, da liderança da corrida, da gestão da prova na frente do pelotão foram afastados. Veremos no futuro se isso se materializa. Norris é, sem dúvida, um grande talento. Demonstrou-o em Singapura, mais uma vez. Mas na prova mais exigente do ano, poderá ter-se provado a si mesmo aquilo que outros acreditam: que é capaz de vencer em qualquer circunstância. Veremos se essa lição ficou bem assimilada.

Foto: Philippe Nanchino /MPSA

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
6 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
dannyricfanclub
dannyricfanclub
2 meses atrás

«O que ainda não vimos foi capacidade para aguentar a 100% a pressão de uma luta pelo título.»

Campeão do mundo de Karting;Campeão da Fórmula Ásia-Pacífico;Campeão europeu de Fórmula Renault 2.0;Campeão europeu de Fórmula 3.De facto, o rapaz não aguenta a pressão de uma luta pelo título.

Last edited 2 meses atrás by Danny Ric Fan Club
NOTEAM2.0
NOTEAM2.0
2 meses atrás

Uma corrida à campeão!
Uma corrida que exemplifica bem o que ele tem de fazer para vencer o título, sem olhar ao Piastri, sem olhar a ordens de equipa, apenas focado em si e no que pode e sabe fazer ao volante de um carro de F1.

garantia4
garantia4
2 meses atrás

Passei de desconfiado das suas qualidades a crítico (my 2¢ obviamente) . Mas no dia em que vencer uma corrida como fez o Piastri no anterior fim de semana, vou dar-lhe sem problemas os parabéns, e talvez rever a opinião.

917/30
2 meses atrás

Esteve muito rápido sem dúvida, tal como disse na Q, a corrida foi Lando e mais 19, mas esteve longe de ser perfeito, os dois erros que cometeu poderiam ter dado mau resultado…

Vagueante
Vagueante
Reply to  917/30
1 mês atrás

Concordo, dois erros que poderiqm ter estragado o fim de semana, ainda para mais sem pressão nenhuma. O companheiro de equipa na semana passada com bem mais pressão não cometeu um unico erro. Deve ter sido o “Chill out”, que recebeu do seu engenheiro que o relaxou em demasia 🙂

McFamba
McFamba
1 mês atrás

Bom piloto com um bom carro. A propósito, lembro-me que há uns anos atrás alguém aqui se referiu ao McLaren como McLatinhas. Pois, não sabe que no desporto há altos e baixos, épocas melhores e menos boas ou até más! Uma grande marca, uma referência na F1. Venham mais, McLatinhas.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado