F1, GP do Azerbaijão: Pilotos descontentes com a gestão do incidente
Três pilotos experientes de Fórmula 1 – Nico Hülkenberg, George Russell e Max Verstappen – criticaram a forma como a FIA lidou com o acidente entre Sergio Perez e Carlos Sainz durante a penúltima volta do GP do Azerbaijão.
Hulkenberg ficou surpreendido com o facto de a direção da corrida não ter mostrado imediatamente bandeiras vermelhas, referindo que a pista estava cheia de detritos e que uma breve mudança de bandeiras amarelas para verdes causou confusão.
“Estou surpreendido”, admitiu o piloto da Haas, Nico Hülkenberg. “Um acidente enorme, uma zona de guerra com destroços por todo o lado. Houve uma dupla bandeira amarela e, de repente, verde novamente, o que me surpreendeu. Fui apanhado de surpresa e perdi algumas posições”, disse ele. “Também bati em algo grande e não sabia bem o que tinha acontecido à minha asa dianteira. Sim, as duas últimas voltas foram surreais.”
Russell fez eco das preocupações, classificando a situação de “louca” e questionando o atraso na ativação do safety car virtual, enquanto Verstappen expressou incredulidade pelo facto de um safety car não ter sido ativado mais cedo, dada a gravidade do acidente e os destroços na pista.
“Acelerar a fundo contra uma parede de fibra de carbono na penúltima volta”, disse ele quando lhe perguntaram qual foi o momento mais marcante da sua experiência no GP do Azerbaijão. “Quero dizer, foi uma loucura”, acrescentou Russell. “O sol estava a pôr-se. Não se conseguia ver nada. Fiquei chocado pelo safety car ou o VSC não terem sido acionados mais cedo. Os carros podiam estar em qualquer lado. Por isso, fico contente por ver que toda a gente ficou bem.”
“Deveria ter sido um safety car imediatamente”, disse o piloto da Red Bull. “Não percebo nada disto. Dois carros tinham acabado de embater no muro a alta velocidade. Não percebo porque é que eles [Comissários] demoraram tanto tempo. E depois dão duplas amarelas. Tinham de acionar o safety car! Exclamou Verstappen. “De qualquer forma, não vai acontecer mais nada e a pista está cheia de lixo e peças. Então porque é que temos um safety car virtual?”, questionou.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Acho que têm toda a razão. A reacção demorou imenso. Se não fosse SC imediato, ou bandeira vermelha, devia ter sido pelo menos logo VSC A pista ficou seriamente obstruída com detritos, foi um risco evitável.
O problema é o “trauma” de não quererem terminar uma corrida em safety car, nem em bandeira vermelha. Se percebo a questão da bandeira vermelha, pois a classificação teria de ser a da volta anterior e, assim, os acidentados pontuavam,(*) já para não accionarem o safety car não encontro justificação.
(*) a não ser que fizessem como em Abu Dhabi, mas neste caso o pôr do sol não o permitiria.
Entendo que não pusessem bandeira vermelha, pois os beneficiados seriam precisamente os 2 ‘desastrados’ que provocaram o acidente, mas pelo menos VSC imediato.
Só falta dizer que o acidente foi de propósito para ser dada bandeira vermelha e o resultado final o da volta anterior…
Para mim, a 2 voltas do fim era bandeira vermelha de imediato… Tb não o fazem qd são treinos?…
Treinos não dão pontos, mas no tempo do “tio” Bernie, era bandeira vermelha sim.
Para mim bandeira vermelha de imediato total como fazem nos treinos mesmo no fim e treino terminado … Aqui prova terminada com resultado final da volta anterior…
SC seria horrível e para nada.
Pelo que estou a entender o sc era a única forma de manter os pilotos em segurança e haver verdade desportiva. Com bandeira vermelha beneficiava-se os infratores. Portanto não percebo bem como é que diz que o sc não seria para nada.
Não percebe? É fácil, basta responder às seguintes questões: Em que equipa corre o Sainz? Por qual equipa torce o 2020?