GP Azerbaijão F1: Comissários optam por advertir Max Verstappen
Max Verstappen recebeu uma advertência por ultrapassar em condições de Virtual Safety Car (VSC) após o aceno da bandeira de xadrez no Grande Prémio do Azerbaijão, assim como Pierre Gasly, Esteban Ocon e Nico Hülkenberg.
Esta situação ocorreu após o acidente na curva 2 que provocou a ativação do VSC. Embora as ultrapassagens após o final oficial da prova não sejam geralmente invulgares, os Comissários Desportivos sublinharam que são proibidas sob bandeiras amarelas, um safety car ou procedimentos VSC, uma vez que a situação pode envolver equipamento de emergência ou pessoas em pista.
Os Comissários Desportivos analisaram os dados e falaram com os pilotos e com os representantes das suas equipa. No caso de Verstappen, embora o neerlandês estivesse ciente do local do incidente, os Comissários Desportivos recordaram-lhe e a todos os outros pilotos que, em condições de VSC, as ultrapassagens continuam a ser proibidas. Também notaram que ocorreram incidentes semelhantes no início da época sem serem detetados.
Como resultado, os quatro pilotos receberam uma advertência formal e os Comissários Desportivos sublinharam que novas infrações podem resultar em sanções mais severas no futuro.
Foto: Philippe Nanchino/ MPSA
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Um puxão de orelhas foi suficiente.
Já nem deve ter orelhas, com tantos puxões….
Se o chorão não estivesse envolvido, com certeza os outros seriam penalizados!!!
O Verstappen nunca tem que cumprir as regras. Há sempre mais uma advertência para lhe dar.
Outra?
Penso que foi a primeira vez que uma corrida terminou sob VSC, isso pode ter confundido alguns pilotos e os próprios comissários, daí não ter havido penalizações.
A corrida devia ter ido para safety car ou bandeira vermelha imediatamente após o acidente. Havia muitos detritos no meio da pista, sem espaço para se desviarem, o Hulkenberg foi o grande prejudicado, perdeu 2 lugares depois de passar os detritos, até um deles solta-se do carro quando o Hamilton o vai ultrapassar. Ainda o Colapinto vinha no início da recta da meta, quando o engenheiro avisa o piloto que havia um acidente e duplas amarelas, e o audio costuma ter um delay.
O choro/azia que por aqui vai por MV não ser penalizado…
Portanto houve 4 pilotos na mesma situação e com a mesma decisão dos comissários, mas o AS decidiu dar relevo apenas ao Max e consequência imediata os comentários do costume e dos mesmos de sempre
Não sei se esses outros 4 pilotos também SÓ receberam advertências nas últimas 5x que saltaram os regulamentos!
5? Talvez 50 não?
Tanta preocupação e permitiram que a corrida presseguisse sobre os detritos durante mais de um minuto antes do VSC. O Hulkenberg até parece que perde uma peça que deve ter apanhado nos detritos, quando é ultrapassado pelo Hamilton, depois da zona do acidente. Os carros podiam ter furado, e permitir que corressem depois das bandeiras amarelas foi vergonhoso. A transmissão normal não mostra nada disto, só as onboards da F1TV.
Sabe porquê? Porque ficaram todos “acagaçados” (desculpe o termo) sem saber o que fazer, com medo de se repetir Abu Dhabi.