GP Azerbaijão F1: Nem Sergio Pérez, nem Carlos Sainz são penalizados
O Colégio de Comissários Desportivos decidiu não sancionar nenhum dos intervenientes no acidente entre Sergio Pérez e Carlos Sainz nas voltas finais do GP do Azerbaijão.
Os Comissários Desportivos da FIA, após analisarem o incidente entre Carlos Sainz e Sergio Pérez durante a corrida, concluíram que não será tomada qualquer sanção. O acidente ocorreu após a curva 2 na volta 50 da corrida, quando Sainz passou Pérez e saiu da curva com uma linha comprometida. Pérez puxou então para o interior de Sainz, levando a um ligeiro contacto entre os carros, que causou consequências significativas, descreve aquele órgão no comunicado tornado público.
Depois de analisar as imagens de vídeo, a telemetria e as linhas de corrida normais dos pilotos, os Comissários Desportivos concluíram que Sainz estava na sua linha habitual ou próximo dela, mas afastou-se cerca da largura de um carro do muro do lado direito, enquanto Pérez se afastou cerca metade dessa medida do mesmo muro. Ambos os pilotos mantiveram uma trajetória estável e não fizeram nenhum movimento errático.
Os Comissários Desportivos determinaram que, apesar de Sainz ter o direito de manter a sua linha, moveu-se ligeiramente em direção a Pérez, que tinha uma melhor visão da situação e poderia ter feito mais para evitar o incidente. Em última análise, os Comissários Desportivos consideraram que se tratou de um incidente de corrida em que nenhum dos pilotos teve culpa predominante, o que levou a que não fossem tomadas medidas adicionais aos abandonos dos dois pilotos, ao contrário do que considerou Christian Horner, logo após a prova azeri.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Até sou adepto Ferrari, mas aquela manobra do Sainz, salvo falha técnica, não consigo perceber, o Shummy foi desclassificado de um campeonato por manobra identica…mas vou rever mais umas quantas vezes a manobra a ver se tiro outra conclusão…
Não compare esta situação com a manobra deliberada do Schumacher, na disputa pelo título.
E a do Ayrton no Japão em 91 foi porquê?… Era tb o sol?…
Não brinquem e sejam honestos e imparciais…
Queria dizer 90, certo? E não compare o incomparável.
Quê?…. Mas está tudo maluco?… Desculpa lá mas aqui não se trata de adepto…. Mas em nada o Sainz é culpado …. A roda do Perez entrelaça-se na do Sainz e o espanhol é culpado?
.. sinceramente.
Considera-se um adepto da Ferrari e tem essa visão do acidente? Estou farto de ver o acidente. Não vejo o Sainz mexer o volante. Independentemente de ser considerado um incidente, ele deveria ter sido evitado a todo o custo. E porquê? Porque a duas voltas do fim, num circuito citadino que não perdoa erros, com a necessidade que a redbull tem de fazer pontos, o Perez com a sua experiência, que tem a visão de tudo (carro adversário e pista) deveria ter evitado o contacto. Da mesma forma que o leclerc foi comido de cebolada e pagou o preço perdendo… Ler mais »
Para o campeonato já não dá, mas a malta está a esquecer-se do Charles que pode estragar a festa a qualquer um… Cuidado.
Que falta de senso. O Pérez fe uma corrida fantástica, deu mais de 20 seg. ao Verstappen; ninguém o pode cular pelo acidente – quanto muito foi o incidente de corrida – como que raio é que tira uma conclusão dessas
Se querem voltar ao passado, então retirem o título ao Ayrton em 91 qd foi propositadamente para cima do Ferrari do Prost, sem ser penalizado…
Sei que vão surgir os negativos mas as verdades são para serem ditas…. E não fui eu que comecei.
Este caso em nada tem a ver com as situações do passado.
Foi em 90!
Eh pá, pensei que já tinha lido tudo neste fórum…esta comparação fica já no top 3 dos tesourinhos.
Acho que é a melhor decisão.
Não consigo perceber se alguém tem culpa.
Pelo que vi o Carlos ao dar uma espreitadela ao retrovisor esquerdo mudou ligeiramente de direção sem intenção .
E o outro o sol tapou-o e não viu o espanhol é isso?… Não brinquem… No mínimo acidente estúpido numa altura daquelas… Culpados?….
Hummmmmmmmmm
O Sérgio Perez desnecessariamente.
A maior penalização foi ficarem os dois sem pontuarem.
Decisão acertada dos comissários! Foi uma pena o acidente tendo em conta as boas provas que ambos estavam a fazer, mas é um acidente de corrida decorrente de carros com rodas descobertas…
O facto de acabarem ambos no muro já foi castigo suficiente. Bem decidido. Dito isto, o Perez podia ter-se chegado para a esquerda…
Claro, e espaço suficiente… Criticarem o Sainz é uma aberração.
Pérez sai para reultrapassar; por muito pouco que Sainz se tenha chegado para dentro, cheou-se, para se defender. Não percebo como pode haver dúvidas quanto ao culpado.
O meu caro estava cheio de fome quando fez os comentários. Fartou-se de comer letras😀😀😀
Acontece. Os olhos já não são o que eram, especialmente em comentários noturnos, às vezes são palavras inteiras, mas acho que só comi um ‘g’.
Sainz chega-se para esquerda mas Pérez estava lá, o espanhol é culpado.
O carro do Sainz vira todo para o muro e logicamente entalam-se os dois. Algo se terá partido ou a coisa era kamikaze.
Sem penalização?
Estranho , outros comem por bem menos.
A filmagem vista de cima é bem clara em relação ao posicionamento de cada um e em relação á pista. O bico do RB está sempre por cima da linha pintada. Quanto ao carro do Sainz é claro tambem que a sua posição relativa é a partir de um determinado ponto de inflexão para a esquerda para tentar recuperar a melhor posição na pista. É claro quem bateu em quem, e se o Perez já foi culpado nalguma manobras no minimo questionáveis, nesta parece claro ser o piloto com menos responsabilidades no acidente.