F1: Adrian Newey inicia um novo capítulo com a Aston Martin
Adrian Newey comprometeu o seu futuro a longo prazo com a Aston Martin após meses de rumores sobre o futuro do ‘designer’ britânico, iniciando funções a partir do mês de março do próximo ano.
Newey começará a trabalhar na sede da equipa em Silverstone a partir de 1 de março de 2025, assumindo uma nova função como ‘Managing Technical Partner’, deixando a Red Bull ao fim de vários anos de serviço. Decidiu deixar a Red Bull após quase duas décadas na equipa sediada em Milton Keynes e desde que entrou em 2006, ajudou a equipa a conquistar 13 campeonatos do mundo, divididos entre seis títulos de construtores e sete títulos de pilotos.
A confirmação sobre o próximo desafio de Adrian Newey aconteceu hoje, em conferência de imprensa da equipa britânica, sendo considerada mais uma afirmação das ambições da Aston Martin na Fórmula 1. Adrian Newey tem um registo de sucesso inigualável: conduziu equipas de F1 a 25 títulos mundiais de Fórmula 1, estabelecendo a sua posição como a maior mente técnica na história do desporto.
O engenheiro vê a Aston Martin como o projeto ideal para aplicar a sua orientação e criatividade e uma visita privada ao novo Campus AMR da equipa em junho provou ser um fator decisivo no processo de decisão.
Para Lawrence Stroll, Presidente Executivo da Aston Martin Aramco Formula One Team, trata-se de “uma grande notícia. O Adrian é o melhor do mundo naquilo que faz e estou incrivelmente orgulhoso por se juntar à Aston Martin Aramco Formula One® Team. É a maior história desde que o nome Aston Martin regressou à disciplina e outra demonstração da nossa ambição de construir uma equipa de Fórmula 1 capaz de lutar por campeonatos mundiais. Assim que o Adrian ficou disponível, sabíamos que tínhamos de fazer isto acontecer. As nossas conversas iniciais confirmaram que havia um desejo comum de colaborar numa oportunidade única na vida. O Adrian é um piloto de corridas e uma das pessoas mais competitivas que já conheci. Quando viu o que construímos em Silverstone – o nosso incrível Campus de Tecnologia AMR, o talentoso grupo de pessoas que reunimos e o mais recente túnel de vento – compreendeu rapidamente o que tentamos alcançar. Estamos a falar a sério e ele também. Adrian partilha a nossa fome e ambição, acredita neste projeto e vai ajudar-nos a escrever o próximo capítulo da história da Aston Martin Aramco na Fórmula 1.”
Adrian Newey terá pela frente o desafio de colocar a Aston Martin num novo patamar numa altura de redefinição das regras técnicas em 2026, a integração de unidades motrizes de fábrica da Honda, novos combustíveis da Aramco e com a ajuda do mais novo túnel de vento da equipa.
Pensa-se que Adrian Newey assinou um contrato no valor de cerca de 30 milhões de libras por ano, com um compromisso previsto de cinco anos, ao mesmo tempo que foi confirmado, também, como acionista da equipa.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
2026 (e seguintes) deve ser um ano muito bom para ser piloto da AM.
O Adrian Newey é o mago da engenharia, o génio e etc, mas não tem uma varinha de condão que transforme uma equipa de 2º pelotão numa vencedora, de um dia para o outro, nem vai conseguir fazer do Lance um campeão, que é o sonho do pai. Há um certo asturiano que deve estar muito entusiasmado, mas ainda irá a tempo de cumprir o sonho? Tenho muitas dúvidas. Só espero que com tanto empenho em tornar a Aston Martin campeã, Lawrence Stroll não se torne milionário (agora é multimilionário). Não esquecer que a Mercedes venceu 8 títulos de construtores… Ler mais »
Já fracassou uma vez com o MP4-18???!
O grande fracasso da vida de Newey é o facto de ele estar para sempre associado ao FW16…
Cumprimentos
É ou não verdade que o MP4-18 foi um fracasso tal que teve de ser rapidamente substituído?
Eu não disse que não foi um fracasso.
Eu disse que já fracassou mas mais que uma vez. E o seu maior fracasso nem foi esse que você referiu, infelizmente. Entendeu?
Cumprimentos
Palavras sabias
Newey é de longe o melhor engenheiro da F1 e um dos melhores de sempre, tudo o resto é conversa de chacha!
Está ultrapassado porque tem 65 anos. A Ferrari nem o queria…
Obrigada por dizer que o meu comentário é conversa de chacha.
Penso que qualquer um, trocava um ou dois erros pelas mais de vinte vezes que as equipas dele foram Campeãs do Mundo.
Digo eu, não sei.
Nem mais!
Sim? Então se ele é assim tão especial, porque é que passou tantos anos sem que as equipas dele ganhassem? (2000-2004: 2014-2021, só para dar dois exemplos) Pois é, por muito genial que seja, e eu não ponho isso em causa, os carros não são só design e engenharia.
Convém ir aí aos livros ver quem tem tantos títulos como ele.
Ganhar sempre, já houve alguem, em algum Desporto ou atividade???
Alguma sensatez sff.
Você fez a pergunta e deu a resposta. Além do mais não se pode ganhar sempre, mas tudo somado é o melhor, a prova disso é que todos o querem.
Com a entrada em Março de 2025, fica a dúvida se ainda irá a tempo de influenciar significativamente o carro de 2026. Ainda irá a tempo de permitir ao Alonso voltar a lutar por vitórias e títulos?
Nada! Mas alguém acredita nisso?
Well done AM f1!
Ponham-se a pau!… Que os adversários não dormem….
Xau xau
É impressão minha ou há aqui malta cuja maior preocupação (negativa), é se o Alonso ainda vai ser Campeão do Mundo mais uma vez?
Se isso por acaso, o que não creio que poderá acontecer dada já a avançada idade de Alonso e o tardiamente que Newey chegou à Aston para o seu trabalho poder vir a ser suficiente para isso, vier a suceder esses deixam logo de gostar de F1 e passam a ser adoradores de badminton, críquete ou curling.
😅
Tal só mostra a importância e o valor de FA.
Verdade.
Parece que ninguém reflecte no mega investimento da AMR. Dinheiro só não chega, é evidente… mas dinheiro adicionado a competência, pode ser uma receita de sucesso.
Haverá certamente de os contabilizar como sérios contendores pelos lugares cimeiros da F1, nas próximas épocas. E, certamente não será preciso esperar por 2026 ou ’27.
Hoje em dia, está-se presente sem aparecer com enorme facilidade.
Os 65 anos do AN, pesam pouco, o que pesa é o know-how e a genialidade que incorpora.
Em relação ao que a AM persegue, ou seja títulos a todo o custo, trazer uma peça como Newey faz todo o sentido. Tão ou mais importante que isso, o Newey vai juntar-se ao Andy Cowell, e em teoria isto significa juntar o melhor aerodinamicista, à pessoa que melhor entende esta nova geração de motores da F1, que terá novamente suprema importância em 2026. Isto é o suficiente para trazer a AM ao topo, o que não será surpresa absolutamente nenhuma, tendo em conta que estamos a falar de uma equipa com fundos ilimitados. Com Cowell e Newey juntos, não… Ler mais »
Faço votos, sinceros, que não aconteça à AM o que aconteceu a parte do seu comentário 🙂
Esperemos que a AM consiga corrigir os seus problemas de forma mais eficaz do que eu.
Agora é a Honda mandar despachar o Alonso, contratar um dos nomes grandes e 2026 é para ganhar…
A culpa dos resultados é do Alonso. Já quando ele esteve na McLaren e perdia aos 200m nas recta era assim. Não era o motor Honda era ele que fazia algo de errado.
Daí para aqui, a Honda é tri-campeã… o Alonso ganhou bola…
É como eu disse. Não carregava no acelerador. Fraco mesmo.
Gosto de ler coisas que ninguém sabia e que são muito sábias e nada, mesmo nada tendenciosas.
Sou obrigado a gostar do homem? Não posso ter preferências para os pilotos?
Podes. Todos temos.
Portugal é uma República Democrática, uma pessoa, um voto, opinião.
Escusas é de ser tão tendencioso.
Mas há alguém aqui, que não seja tendencioso? Alguns disfarçam bem, mas há sempre indícios de para onde vai a preferência.
Tão tendencioso. Lê primeiro sff.
Só expus factos…
Sim, sim.
Com carros do Newey, pois é!
Sem esquecer a grande vitória do Sato.
A Honda já lhe perdoou o “gipitu engine”, pelo que não há motivo para o “despacharem” antes de terminar o contrato.
Os teus comentários são tipicos de futeboleiro que anda aqui sem saber do que fala. Sim, a culpa devia ser do Alonso, alías como todos sabemos os outros pilotos que andaram com motores Honda nessa altura fartaram-se de ganhar…
Tu é que estás á procura de culpados. Eu não referi nada disso, apenas disse que era procurar um grande nome na F1, para lutar pelo título. O único futeboleiro aqui és tu, aliás és um fãn Boy, que ainda não atingiste a puberdade e vês tudo como um ataque ao teu mais que tudo. Não é por acaso que és gozado á força toda neste site. Cresce e aparece…
Essa do “ganhou bola” aprendeste com o teu ídolo de certeza, deves ter um QI semelhante ao dele! “fãn Boy, que ainda não atingiste a puberdade” lol nem escrever sabes…
Eu não tenho ídolos, Zeca. Nem nunca tive. Tenho preferências. Ídolos é para tipos como tu… fãn Boy.
“fãn Boy”… hilariante…