GP do Azerbaijão de F1: Horários, corrida às 12h00
Baku, cujo nome da cidade em árabe deriva do persa bād Kūbac que significa “rajada de vento”, acolhe o próximo Grande Prémio desta temporada, tendo sido palco de uma prova de Fórmula 1 desde 2016, com exceção de 2020. Apenas nesse primeiro ano, o evento teve a designação de Grande Prémio da Europa, passando depois a Grande Prémio do Azerbaijão.
Este ano, pela primeira vez na história da prova azeri, a corrida tem lugar em setembro, em vez dos habituais meses de abril ou junho, e o mesmo acontecerá no próximo ano, visando alcançar um calendário logisticamente mais coerente.
Antes de se estrear em 2016, o circuito citadino de Baku, com longas retas e zonas muito lentas entre a parte velha e nova da capital, levantou algumas dúvidas sobre o potencial competitivo, mas a verdade é que as corridas ali realizadas têm sido muito boas. Com 6 km, é o segundo traçado mais longo do calendário, após Spa-Francorchamps.
A pista, projetada por Hermann Tilke, incorpora uma série de características únicas, como uma reta que percorre a extensão à beira-mar.
Sergio Pérez é o único piloto a ter vencido no Azerbaijão mais do que uma vez. O mexicano triunfou em 2021 e 2023, da última vez também vencendo na Sprint. Se Pérez é o ‘rei’ de Baku, Charles Leclerc pode ser considerado o príncipe das pole positions, já que o monegasco garantiu o primeiro lugar na grelha nos últimos três anos e em 2023 também foi o mais rápido no Sprint Shootout. No que diz respeito às equipas, os papéis invertem-se, com a Red Bull a ter o maior número de vitórias (quatro), mas sem pole positions, enquanto a Ferrari tem quatro poles, uma das quais cortesia de Sebastian Vettel, mas nunca venceu. Na verdade, a equipa italiana só subiu ao pódio quatro vezes, enquanto a Mercedes e a Red Bull fizeram-no em seis ocasiões cada uma.
1º GP 2016
Voltas 51
Circuito 6.003 km
Corrida 306.049 km
Recorde 1m43.009s (Charles Leclerc, 2019)
Horário
sexta-feira, 13 de setembro
Treino livre 1 10:30 – 11:30
Treino Livre 2 14:00 – 15:00
sábado, 14 de setembro
Treino Livre 3 09:30 – 10:30
Qualificação 13:00 – 14:00
domingo, 15 de setembro
Corrida 12:00
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
A que propósito é que o TL3 só tem 45 minutos?
Já rectificaram.