F1: Como a RB se ‘espalhou ao comprido’ com a atualização do VCARB 01 em Monza
A RB teve grandes problemas com o upgrade do seu VCARB 01 em Monza e o The Race explicou em detalhe tudo o que aconteceu. O desempenho da equipa foi negativo e a nova atualização do RB não está a funcionar como era esperado, causando muitas dificuldades aos pilotos.
Yuki Tsunoda critica expressou a sua forte insatisfação com o carro, descrevendo-o como “ridículo” e difícil de pilotar. Os problemas estão essencialmente no equilíbrio, pois a fronteira entre a quase perfeição e um carro que os pilotos ‘apelidam’ de inguiável é muito ténue, por vezes uma ‘minúscula’ modificação no carro tem enormes efeitos e esta ‘evolução’ correu claramente mal.
A equipa já enfrentou problemas de equilíbrio com uma atualização anterior, a equipa tinha adiado para a corrida seguinte, no Azerbaijão, mas esta acabou por ser acelerada para Monza, mas depois de na sexta-feira e sábado, os pilotos terem-se queixado imenso, na corrida de Monza, Tsunoda sofreu danos muito cedo, e isso prejudicou muito a recolha de dados.
A equipa desenvolveu componentes específicos para Monza, com a atualização a incluiu peças de baixa resistência ao arrasto, como asas e difusor. O foco foi colocado no fluxo de ar e o objetivo da atualização era melhorar o downforce e a gestão do fluxo de ar.
Como se calcula, houve problemas de correlação entre o túnel de vento e a pista e Tsunoda mencionou discrepâncias muito grandes entre o comportamento do carro no simulador e na pista.
Neste momento a RB está atrás de equipas como a Williams, Haas e Aston Martin em termos de desempenho, mas ainda assim a equipa está a analisar os dados recolhidos em Monza antes de ir para Baku.
Tendo agora percebido que provavelmente há mesmo discrepâncias entre o simulador e a pista, a equipa pode enfrentar mais problemas com as atualizações, devido à falta de compreensão sobre como extrair o máximo dela. A equipa coloca também como hipótese a possível influência do novo asfalto de Monza, que pode ter contribuído para os problemas do carro. Com tudo isto, a RB está agora ameaçada pela Haas na classificação de construtores.