F1, Andrea Stella: “Se queremos apoiar um piloto, temos de escolher aquele que está na melhor posição”
A McLaren está a dar a entender que vai apoiar totalmente a candidatura de Lando Norris ao título de Fórmula 1, apesar de anteriormente ter evitado ordens de equipa.
Com os rivais Red Bull e Max Verstappen em dificuldades, o diretor da equipa da McLaren, Andrea Stella, acredita que é altura de se concentrar em maximizar as hipóteses de Norris. Norris, atualmente 62 pontos atrás de Verstappen quando faltam oito corridas, pode beneficiar do apoio da equipa.
Embora tanto Norris como o colega de equipa Oscar Piastri estejam tecnicamente em disputa, Stella sugere dar prioridade a Norris, que tem tido um bom desempenho com as recentes pole positions. No entanto, Stella enfatiza que Norris não será oficialmente designado como o piloto número um. Em vez disso, a McLaren vai continuar a trabalhar como uma equipa, tomando decisões estratégicas durante as corridas para melhorar as suas hipóteses nos campeonatos de pilotos e de construtores. A equipa está otimista quanto à possibilidade de competir fortemente nas restantes corridas, tendo em conta o seu melhor desempenho esta época.
“Estamos a lutar com o Max Verstappen, por isso acho que se queremos apoiar um piloto, temos de escolher aquele que está na melhor posição”, disse. “E também o Lando tem estado muito bem, como a pole position em Zandvoort, a pole position aqui [em Monza]. Com o Lando, temos de ajustar algumas pequenas coisas na corrida que o podem ajudar e que nos podem ajudar a capitalizar uma pole position como a que tivemos aqui em Monza. Penso que se olharmos para a sua primeira volta, podemos ver que houve algumas coisas que poderíamos ter feito um pouco melhor.”
Quanto à definição oficial de um nº1, Stella não acredita que essa seja a melhor solução:
“Penso que o número um funciona bem como título, mas não tenho a certeza de que funcione muito bem no mundo real em termos do que significa? O que é que se faz?”, disse. “Digamos que, hipoteticamente, concluímos que na curva 4 [a segunda chicane], o Lando travou demasiado cedo e o Oscar teve naturalmente a possibilidade de assumir a liderança, então o que significa ser o número um? Troca-se na volta seguinte? É muito difícil implementar esta definição no mundo real. É melhor continuar a trabalhar como equipa, obter a opinião dos dois pilotos e depois trabalhar em conjunto para atingir este objetivo em ambos os campeonatos, porque agora parece que o campeonato de pilotos é definitivamente uma possibilidade. Estávamos um pouco receosos mesmo antes de Monza, mas agora vemos que a McLaren pode competir em circuitos onde no ano passado não fomos competitivos. Por isso, penso que é um pacote muito competitivo no geral e que pode ser uma arma muito importante para o Lando, em particular, na luta pelo campeonato.”
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Finalmente parece que perceberam como é que se ganham campeonatos, podem é ter percebido demasiado tarde.
Ainda não perceberam que o 1º piloto deve ser protegido pelo 2º. Em vez de atacar o Norris, o Piastri devia ter protegido o líder durante o arranque e depois a obter uma margem de 10s para a primeira paragem nas boxes.
Onde é que a Pity, e todos os outros que escrevem o mesmo, estavam quando foi Monza/2018 e 2019 ?
Já na Hungria podiam ter escolhido! Não quero com isto dizer que o deviam ter feito, mas ainda não decidiram o que querem fazer, em parte talvez por não acreditarem ser possível Lando alcançar Max na classificação (eu, embora gostasse, também não acredito).
Provavelmente a McL tem receio de perder o Piastri para outra equipa onde venha a vencer o campeonato, razão porque não atribui de forma inequívoca o estatuto de n° 1 ao Norris, ou seja, estratégia a médio prazo. E cansa um pouco tantas análises da ultrapassagem com críticas ao australiano. Se virem os onboard em simultâneo dos 2 é perceptível que foi uma ultrapassagem perfeitamente normal em corridas de automóveis , nem foi à ‘traição’ , o Norris desde o fim da recta da meta percebeu que ia ser atacado, nunca parou de virar a cabeça para controlar pelo espelho… Ler mais »
https://x.com/F1/status/1830679082226327818?t=aTYgJlk59JHJzodKbg13nQ&s=19
Mais 2 notas: a atravessadela do Lando ao sair da 1a variante. O Piastri no rettifilo cobriu o espaço ao lado do Lando impedindo que os adversários ultrapassassem os McL.
Que decisão difícil!
Até parece que não está bem á vista, até para um cego… podem é já ir tarde com tamanha falta de rasgo. Tontos, tinham os dos títulos ao alcance. Agora talvez ainda possam ter, mas com tanta trapalhada, é mais incerto.
Papayas…
A ultrapassagem do Piastri sobre o Lando pode ser este o momento de repensar e colocar travão nesta disputa. Porque esta manobra do Piastri sobre o Lando pode ter tirado a dobradinha a McLaren ou no mínimo a vitória. O Leclerc nunca passava o Lando e todo o tempo que ele andou a atrás do Leclerc, só andou a cozinhar os pneus. E a sorte foi o Lando não se defender de forma agressiva, porque tinham ficado os dois naquela curva. E este é o problema, os dois carros mais rápidos do pelotão com um duplo DNF. Isso não ajuda… Ler mais »