F2, Monza: De último até a vitória, numa espetacular recuperação de Gabriel Bortoleto
Gabriel Bortoleto teve um desempenho impressionante na Corrida principal em Monza. Partindo do último lugar da grelha, garantiu a vitória para a Invicta Racing aproveitando uma paragem estratégica nas boxes durante um período de Safety Car para assumir a liderança efetiva da corrida e depois afastou-se para conquistar a sua segunda vitória da época. Zane Maloney, que partiu da pole, terminou em segundo lugar para a Rodin Motorsport, enquanto Richard Verschoor ficou em terceiro para a Trident.
P22 👉 P1
A result Gabi could have only dreamed of having spun out of Qualifying on Friday 😅#F2 #ItalianGP pic.twitter.com/T1JoV8E1zW
— Formula 2 (@Formula2) September 1, 2024
A Corrida principal de Monza começou com um forte arranque de Zane Maloney e do terceiro classificado Paul Aron, enquanto o líder do Campeonato Isack Hadjar teve dificuldades em arrancar. No entanto, a corrida teve um drama inicial quando Josep María Martí colidiu com Aron e forçando-o a abandonar a corrida. Martí recebeu uma penalização de 10 segundos pelo incidente.
O Safety Car foi acionado e a corrida recomeçou na volta 3 com Maloney a liderar Oliver Bearman e Andrea Kimi Antonelli. Hadjar, que tinha caído para quinto, recuperou brevemente uma posição a Joshua Duerksen antes de ser ultrapassado novamente na volta 5. No início da 6ª volta, Maloney aumentou a sua vantagem, enquanto Duerksen ultrapassou Antonelli. A PREMA Racing chamou Bearman às boxes para mudar de pneus Super macios para os médios, com Victor Martins a fazer o mesmo.
LIGHTS OUT! ⚫️⚫️⚫️⚫️⚫️
LAP 1 / 30
Drama straight away!
Paul Aron gets a great start and challenges Zane Maloney on the run into turn 1 but his hit and spun as Iscak Hadjar amongst others take avoiding action and go through the escape road #F2 #ItalianGP pic.twitter.com/5HsTTFqlXh
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No entanto, foi acionado novamente o Safety Car depois de Dennis Hauger ter feito um pião na sequência de um contacto com Ritomo Miyata. Isto permitiu que Gabriel Bortoleto, que largou de 22º, fizesse a sua paragem e saísse como o líder virtual, com Richard Verschoor em segundo e Maloney em terceiro, entre os que tinham completado as suas paragens obrigatórias.
A corrida recomeçou na Volta 11 com Oliver Goethe a liderar, mas na Volta 13, Maloney ultrapassou Verschoor na Parabolica e começou a perseguir Bortoleto.
LAP 9 / 30
🟡 SAFETY CAR 🟡
Dennis Hauger's race comes to an end
Gabriel Bortoleton pits from the race lead#F2 #ItalianGP pic.twitter.com/bmP8BTvUhA
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A volta 15 foi dramática quando Oliver Bearman colidiu com Correa na Curva 1, tirando Correa da corrida e dando a Victor Martins a oportunidade de passar Bearman. Pouco depois, Bortoleto tomou a liderança efetiva do seu colega de equipa Kush Maini na chicane Roggia. Na volta 18, Maloney estava a perder terreno para Bortoleto enquanto lutava para passar Goethe, reduzindo as suas hipóteses na luta pela vitória.
LAP 15 / 30
Bortoleto inherits the race lead from Maini, getting the move done at the turn 4 and 5 chicane #F2 #ItalianGP pic.twitter.com/SXH6Parg3F
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Na fase final, Zane Maloney conseguiu passar Oliver Goethe na chicane Ascari, mas ficou a mais de quatro segundos do líder da corrida, Gabriel Bortoleto. No início da volta 23, uma batalha entre Victor Martins, Oliver Bearman e Andrea Kimi Antonelli pelo sexto lugar. Antonelli passou Bearman na Curva 1 na volta seguinte, com Bearman a ficar ainda mais para trás depois de colocar um pneu na gravilha, permitindo que Joshua Duerksen o ultrapassasse. Antonelli continuou a sua ofensiva, ultrapassando Martins e ficando em quinto. Duerksen também ultrapassou Martins na volta 28.
LAP 28 / 30
Duerksen continues to march forward, taking P6 from Martins into turn 1#F2 #ItalianGP pic.twitter.com/R611NfNXKE
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Bortoleto cruzou a linha para garantir a sua segunda vitória da época, com Maloney a terminar em segundo, quase nove segundos atrás, e Richard Verschoor em terceiro. Antonelli manteve-se em quarto, seguido por Duerksen em quinto e Martins em sexto. Bearman terminou em sétimo, Rafael Villagómez em oitavo, Jak Crawford em nono e Enzo Fittipaldi completou a lista dos dez primeiros.
What a crazy race! 🤪
Here are the points-scorers 👀👇#F2 #ItalianGP pic.twitter.com/sDePBqyPZH
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Fantástico. Já ontem Bortoleto tinha feito uma excelente recuperação, hoje foi simplesmente brilhante. É verdade que beneficiou do safety car, sem ele teria sido muito difícil vencer, mas o safety car faz parte da corrida.
Já na F3 ele me tinha impressionado pela sua frieza e maturidade.
Mas ele não é a única estrela da F2, atenção ao Durksen que, tal como Antoneli, saltou directamente da FRECA e tem feito umas corridas muito boas.
Grande piloto esse Durksen
Assim parece, mas eu vou com calma. Já me entusiasmei demais com um piloto na F3 que me tem desiludido na F2. (Hauger)
De facto, Bortoleto em grande, bafejado pela sorte, essencial aos grandes pilotos. Parece ter limado as arestas do início do ano (alguma impaciência e má gestão dos pneus) e está um super-piloto. Não sei se desejo que seja campeão, pois isso pode tornar-lhe a vida difícil, se não for para a Sauber/Audi.
O Durksen foi absurdamente rápido, mas 3 saídas de pelas escapatórias lixaram-lhe um bocado a corrida.
O Aron é que não tem mesmo a sorte do lado dele, mais uma vez ficou pelo caminho, sem culpa nenhuma.
Eu vejo muito mais piloto no Bortoleto que no Hadjar, que é um tipo irritante e chorão, espero que consiga ser campeão e o lugar na Audi. Tudo indica que temos um piloto do nível do Piastri.
Subscrevo na íntegra.