F3, Monza: Leonardo Fornaroli conquista o Título em casa, numa final dramática
Leonardo Fornaroli, da Trident, fez história ao tornar-se o primeiro piloto italiano a vencer o Campeonato de Pilotos de Fórmula 3 numa corrida final intensa. Enquanto o seu colega de equipa Sami Meguetounif conquistou a vitória, Fornaroli garantiu o título com uma dramática ultrapassagem na última curva a Christian Mansell, enquanto Gabriele Minì terminou em segundo lugar na corrida e no Campeonato.
Fornaroli liderou inicialmente, mas foi ultrapassado por Alex Dunne, com Sami Meguetounif a passar para terceiro. A meio da corrida foi acionado um Safety Car na sequência de uma colisão que afetou vários pilotos.
🏆 CHAMPION 🏆
LEONARDO FORNAROLI TAKES THE FIA FORMULA 3 TITLE! #F3 #ItalianGP pic.twitter.com/4caEpcDJ7P
— Formula 3 (@Formula3) September 1, 2024
Após o reinício, Fornaroli caiu para quinto, mas recuperou posições quando Gabriele Minì cometeu um erro. Meguetounif assumiu a liderança na volta 10, com Mansell e Fornaroli logo atrás. Fornaroli lutou para voltar ao segundo lugar, mas Minì ultrapassou-o na penúltima volta, colocando o título em risco.
Alex Dunne manteve a liderança depois de um reinício na volta 7, enquanto Gabriele Minì caiu para quinto depois de ter sido ultrapassado por Christian Mansell. Leonardo Fornaroli cometeu então um erro, ao passar pela gravilha em Ascari, o que o fez cair para quinto, logo atrás de Minì. No entanto, Minì cometeu um erro semelhante na volta 8, permitindo que Fornaroli o ultrapassasse e passasse para quarto.
Sami Meguetounif tomou a liderança da corrida de Dunne na Volta 10, com Mansell a ultrapassar Dunne pouco depois para assumir o segundo lugar. Fornaroli passou Dunne na volta 15 e passou para terceiro, criando uma distância entre ele e Minì. Na volta 18, Fornaroli subiu ao segundo lugar ao ultrapassar Mansell, com Minì a segui-lo de perto.
Nas últimas voltas da corrida, uma travagem queimada de Leonardo Fornaroli na volta 20 permitiu que Gabriele Minì se aproximasse e o ultrapassasse na penúltima volta, colocando Minì numa posição forte para o campeonato. Christian Mansell passou então Fornaroli, aumentando ainda mais a vantagem para Minì.
Na última volta, Minì esforçou-se por afastar Mansell, mas Fornaroli manteve-se logo atrás. Com uma manobra decisiva na última curva para passar Mansell, o italiano conquistou o terceiro lugar, garantindo o campeonato. Sami Meguetounif venceu a corrida, com Minì a terminar em segundo. Alex Dunne terminou a corrida em quinto, com Martinius Stenshorne, Tim Tramnitz, Noel León, Laurens van Hoepen e Arvid Lindblad a completarem o top 10.
Welcome to the club, @LeonardoForna! 🤝
The Italian becomes the sixth FIA Formula 3 champion 🏆#F3 #ItalianGP pic.twitter.com/USnq9I4f7w
— Formula 3 (@Formula3) September 1, 2024
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Corrida fantástica, cheia de emoção e um título ao cair do pano.
Incrível, Fornaroli a ser campeão sem ter vencido uma única corrida, mas foi o mais regular durante toda a época.
Ainda bem que o Fornaroli fez essa ultrapassagem pois, caso contrário, tinha-se festejado o título do Mini, para passadas umas horas ser-lhe retirado.
É que Mini foi desclassificado por irregularidades no seu monolugar
Essa não sabia. A Prema, este ano, vai lá vai…é só tiros nos pés, tanto na F3 como na F2. Não sei se estão só com a cabeça nas Indy.
Até estão a falhar na F1Academy tornaram pilotos rápidas como a Doriane Pin e a Maya Weug em vulgares. Acho que o desafio do WEC Hypercar da Lamborghini e IMSA retirou os melhores engenheiros e mecânicos da prema da F2. Se não arranjarem um acordo com uma equipa americana para a Indy vai ser um desastre nas outras categorias.
A Prema tem fama (e proveito) de boa, se não a melhor das fórmulas de promoção desde tempos imemoriais, desde o André Couto, pelo menos. Talvez estejam a dar um passo maior do que a perna, dispersando os recursos por demasiadas “capelinhas”. Não sabia que também estavam no WEC e IMSA.