F1 GP de Itália, Q1: Lance Stroll eliminado, Lando Norris foi o mais rápido
Lando Norris foi o mais rápido na Q1. Nos eliminados, destaque para Lance Stroll que ficou muito longe do seu colega de equipa.
O calor das bancadas misturou-se com o calor do asfalto, nesta quente tarde de verão em Monza, 33,3 °C de temperatura do ar e 50,2 °C de temperatura na pista prometia uma hora animada nesta qualificação, com quatro equipas na discussão do melhor lugar da grelha. Mercedes e Ferrari pareciam as mais fortes, mas a McLaren tinha ainda uma palavra a dizer e a Red Bull, apesar dos problemas, tinha do seu lado Max Verstappen, sempre capaz de fazer magia.
Para esta qualificação, o cone de aspiração poderia tornar-se importante na luta pela pole, mas antes disso, havia a Q1, onde os cinco mais lentos ficariam de fora.
The stage is set.
Monza, let's do this! 🙌#F1 #ItalianGP pic.twitter.com/Kv28Unx93G
— Formula 1 (@F1) August 31, 2024
As equipas não pareceram com muita pressa de ir para a pista. Foi Zhou Guanyu a dar o exemplo, seguido a um ritmo muito sereno por outros adversários. Ferrari, Haas e Alpine foram as equipas que lançaram as suas duplas logo nos primeiros minutos da sessão, enquanto o resto aguardava um pouco mais.
A primeira volta de Carlos Sainz ficou comprometida, indo demasiado largo na Lesmo 2, o que levou o espanhol a levantar o pé. Charles Leclerc instalou-se no primeiro lugar, com um tempo no 20 segundo baixos, já muito perto do segundo 19. A primeira volta de Max Verstappen não ficou muito longe de Charles Leclerc, mas Lando Norris foi o primeiro a entrar no segundo 19. A primeira tentativa de Piastri ficou arruinada logo na curva 1, com uma travagem falhada na primeira chicane. Na segunda tentativa, Piastri conseguiu o quarto tempo. George Russell na sua primeira tentativa foi quarto e Lewis Hamilton foi quinto.
Nesta fase e já com todos os pilotos com tempos na tabela, o top 5 era Norris, Leclerc, Sainz (na sua segunda tentativa aproximou-se do topo) Verstappen e Russell. No fundo da tabela, na zona de eliminação, tínhamos Colapinto, Tsunoda, Bottas, Pérez e Zhou.
A McLaren falhou na entrada na via das boxes com um “unsafe release” de Oscar Piastri, que seria investigado no final da qualificação. Mas o australiano conseguiu melhorar o seu tempo e subir ao terceiro lugar.
Colapinto and Magnussen are off! 💥
Both are pushing hard on their final laps and find the gravel.#F1 #ItalianGP pic.twitter.com/VoEOScQXIj
— Formula 1 (@F1) August 31, 2024
Franco Colapinto apanhou o susto do fim de semana, com uma pequena saída na Lesmo 2, que conseguiu segurar com mestria. Kevin Magnussen apareceu do lado de fora da parabolica a um ritmo lento e entrou para as boxes, com um problema técnico.
No final da Q1, Tsunoda, Stroll, Colapinto, Bottas e Zhou ficaram eliminados. Lando Norris foi o mais rápido (1:19.911), seguido de Leclerc, Piastri, Sainz e Russell.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI