A propósito do Audi Quattro Group S RS001, toda a história do Audi 002 Quattro

Por a 26 Agosto 2024 14:58

A propósito da recente apresentação de um protótipo denominado Audi Quattro Group S RS001, construído pela EPS Motorsports – veja aqui os seus vídeos no Youtube.

Dave Rowe, um homem com grande paixão por automóveis em geral, desportos motorizados, em particular, criou a EPS (Electronic Performance Systems) onde constrói, entre outras coisas, réplicas.

Audi Quattro RS001 viu a luz do dia de forma muito ténue, e o que a Audi chegou a desenvolver nos anos 80 foi o Audi 002 Quattro, que nunca competiu, foi para o Museu da marca depois da interdição dos grupos B, mas que após 30 anos, em 2016, saiu finalmente do Museu e fez-se ouvir em Daun, coração do Eifel Rallye.

No ano em que se cumpriram três décadas do final dos Grupos B, um dos carros que supostamente iria ser a evolução dessas máquinas, foi visto pela primeira vez num troço de ralis, ainda que num ritmo que nada teve a ver com o que se esperaria dessas máquinas caso tivessem sido a sequência natural dos Grupos B.

O protótipo de grupo S da Audi tem uma história engraçada, já que devido à sorte de um fotógrafo, que deu com um teste da Audi, que contava com a presença do próprio Roland Gumpert, líder da Audi Sport nos seus tempos áureos dos ralis, toda a gente ficou a saber da existência de um carro que era suposto ser secreto. Terá sido o próprio Ferdinand Piech que autorizou Gumpert a construir secretamente o carro, e isso foi feito numas instalações na Rep. Checa, em Desna.

O carro de teste parecia-se com os Sport Quattro normais, mas tinha motor central e tudo o resto era um protótipo. Tinha o mesmo motor de 5 cilindros do Audi Sport Quattro, mas com 1000 cv. O local do primeiro testes ‘vazou’ e Gumpert voltou a colocar o carro no camião e voltou para casa. Só que encontraram uma estrada e decidiram ‘libertar’ Walter Rohrl.

Reza a história que o alemão foi encontrado pela polícia local, que ouviu o som do motor. Curiosamente, os polícias, eram adeptos de ralis, conheceram-no, e guardaram o segredo em ‘troca’… de um arranque ‘à Rohrl’…

Mas alguém fez uma foto, que foi publicada por todo o lado e Ferdinand Piech supervisionou ele próprio a destruição dos carros até então construídos. Só que ‘alguém’ (Gumpert?) se ‘esqueceu’ de um protótipo perdido. Está hoje em dia no Museu da Audi, em Ingolstadt. Esteve este fim de semana em Daun, onde realizou duas saídas para os troços do Eifel Rallye.

Nome de código, Audi 002 Quattro. Nome do ‘ficheiro’ confidencial. Projeto Desna! Eram estes os ‘códigos’ do protótipo de grupo S da Audi, um carro que tem uma história curiosa e que viu a luz do dia em completo segredo até que um curioso fotógrafo tratou de mostrar ao mundo o que na altura era um grande segredo.

Roland Gumpert, líder da Audi Sport nos seus tempos áureos dos ralis, acertou quase em segredo com Ferdinand Piech a construção e desenvolvimento do Audi que iria substituir o Audi Sport Quattro S1 E2 nos ralis, mas as tragédias da Lagoa Azul e da Córsega levaram ao fim do belo sonho que que eram os Grupos B e os projetos não viram a luz do dia. No caso deste ‘Projeto Desna’, terá sido o próprio Ferdinand Piech a autorizar Gumpert a construir secretamente o carro, e isso foi feito numas instalações na Rep. Checa, em Desna.

Foto Martin Holmes

O carro de teste parecia-se com os Sport Quattro normais, mas tinha motor central e tudo o resto era um protótipo. Tinha o mesmo motor de 5 cilindros do Audi Sport Quattro, mas com 1000 cv. O local do primeiro testes ‘vazou’ e Gumpert voltou a colocar o carro no camião e voltou para casa. Só que encontraram uma estrada e decidiram ‘libertar’ Walter Rohrl. Reza a história que o alemão foi encontrado pela polícia local, que ouviu o som do motor. Curiosamente, os polícias, eram adeptos de ralis, conheceram-no, e guardaram o segredo.

Mas alguém fez uma foto, que foi publicada por todo o lado e Ferdinand Piech – depois de quebrado o segredo – supervisionou ele próprio a destruição dos carros até então construídos. Só que ‘alguém’ (Gumpert?) se ‘esqueceu’ de um protótipo perdido. Está hoje em dia no Museu da Audi, em Ingolstadt, só esta unidade sobreviveu ao tempo e contava apenas com 12 km no seu conta quilómetros antes de participar no Eifel Rally Festival de 2016.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado