F1 GP dos Países Baixos, TL3: Pierre Gasly foi o mais rápido em sessão encurtada

Por a 24 Agosto 2024 11:43

O TL3 teve pouco menos de 20 minutos de ação em pista. Além da pista molhada, um incidente com Logan Sargeant obrigou a uma reparação demorada das barreiras que comprometeu a sessão. Pierre Gasly foi mais rápido, num treino que terminou com um pequeno sprint, sem que os tempos sejam representativos.

A meteorologia voltou a dar dores de cabeça aos pilotos e às equipas. Com a chuva a regressar a Zandvoort, com uma temperatura do ar de 18,7 °C e temperatura de pista de 20,2 °C, os pilotos foram para a pista com os pneus intermédios e, em alguns casos, os pneus de chuva, que rapidamente deram lugar aos pneus marcados a verde.

Foram os homens da Haas abrir as hostilidades e ainda nos primeiros dez minutos da sessão, Nico Hülkenberg voltou a ter uma saída de pista motivada por problemas nos travões, uma dificuldade que se arrasta desde ontem. Os pilotos iam acumulando voltas, com tempos longe das referências.

Mas quando chegamos aos 15 minutos da sessão foram mostradas bandeiras vermelhas. Logan Sargeant foi um pouco mais agressivo no ataque a um corretor, acabando com duas rodas na relva, o que motivou uma perda de aderência e um pião, que o atirou para as barreiras, num acidente violento. A sessão foi interrompida e as reparações às barreiras prometiam ser demoradas.

Nesta fase, havia apenas 10 tempos na tabela, com Fernando Alonso no topo com o registo de 1:21,461, seguido de Oscar Piastri, Lance Stroll, Kevin Magnussen, e Logan Sargeant, que não iria melhorar o seu registo. Seguiam-se Lando Norris, George Russell,, Alex Albon, Valtteri Bottas e Daniel Ricciardo.

As reparações demoraram e apenas a dois minutos do fim da sessão, a direção de corrida deu luz verde para o regresso dos carros à pista, numa sessão que ficou irremediavelmente comprometida.

Os pilotos regressaram à pista, que já tinha secado um pouco, com a chuva a afastar-se da pista. Tivemos uma pequena corrida com os pilotos a tentarem evitar a bandeira de xadrez e conseguir uma volta lançada. Lance Stroll, Alex Albon, Daniel Ricciardo, Yuki Tsunoda e Sergio Pérez não conseguiram cruzar a linha de meta a tempo de fazer uma volta.

A sessão terminou pouco depois e Pierre Gasly ficou com o melhor tempo, seguido de Kevin Magnussen e Valtteri Bottas. Max Verstappen ficou sob investigação dos comissários por ter pisado a linha branca na saída das boxes.

Não é possível tirar qualquer conclusão desta sessão. Apenas dez pilotos tinham feito tempos antes do incidente de Logan Sargeant. Tsunoda e Pérez não conseguiram colocar qualquer tempo na tabela e os tempos não são representativos. A Williams trabalha no carro, mas será preciso quase inevitavelmente um chassis novo e dificilmente Sargeant terá carro para fazer a qualificação, agendada para as 14h.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
10 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
mariojscosta
mariojscosta
2 meses atrás

Eu continuo a não entender certas atitudes do Max.

2020
2020
Reply to  mariojscosta
2 meses atrás

O problema não é o max mas sim os comissários!… O que vão fazer agora com mais uma atitude destas com este mono desgraçado?… Reprimenda? … Chamado ao colégio para ficar de castigo voltado para a parede como se fazia aos putos?…
Mas há alguém actualmente que que possa gostar desta modalidade com atitudes destas porcas sem penalizações drásticas? É que este mimado de m*** só faz farinha com quem o deixa fazer… Abençoados aqueles que os têm no sítio.

Last edited 2 meses atrás by simiao jms
Pity
Pity
Reply to  2020
2 meses atrás

Ficar de castigo, voltado para a parede, não era má ideia 😀, mas falando a sério, uns lugares na grelha não seria mau.

2020
2020
Reply to  Pity
2 meses atrás

Isso não adianta muito hoje em dia, pois ainda dá para sair de último e poder vencer…
Talvez 1 ou 2 gp de fora já que pode causar um acidente perturbador nas boxes…
A sportv tb pouco ou nada fez referencia
“Normal”

Last edited 2 meses atrás by simiao jms
Pity
Pity
Reply to  2020
2 meses atrás

O ano passado diria que sim, mas este ano e nesta pista, faria mossa.

Pity
Pity
Reply to  mariojscosta
2 meses atrás

Tirou-me as palavras do teclado, mas acrescento que também não entendo a vantagem de retomar a sessão a dois minutos do fim.

2020
2020
Reply to  Pity
2 meses atrás

Sim tb concordo… Não faz sentido

2020
2020
Reply to  mariojscosta
2 meses atrás

Haaaaai … Piqueyt, montoya, Schumacher, Ayrton, Irvine, vettel, Kimi + o 44 … Não fazias farinha e estavas metido num grande buraco sempre a chorares para o patrão…
Investigação por pisar a linha?… O mais grave ” ninguém viu”.
Faz uma dessas durante uma prova crucial para o título e atiram-te contra o muro. Abençoado.

Last edited 2 meses atrás by simiao jms
garantia4
garantia4
2 meses atrás

Estes TL mostraram mais uma vez como as regras das ” obrigações televisivas” são uma porcaria ( e já ninguém reage). Não suspender a contagem do tempo com bandeira vermelha é uma anormalidade. Há vários pilotos que não rodam o suficiente para adquirir a experiência necessária, e este peso e dimensões de camião TIR dos F1 em certas pistas tornam- nos ingovernáveis com consequências óbvias. Para correr com estes TIRs tem que ser em pistas com o tamanho dos parques de estacionamento dos supermercados. E ainda dizem alguns que esta é a melhor F1 de sempre… E ainda vem aí… Ler mais »

Last edited 2 meses atrás by jo baue
Pity
Pity
Reply to  garantia4
2 meses atrás

É certo que a fórmula E não tem corridas de apoio, o que facilita as coisas, mas lá, quando têm interrupções longas nos treinos livres, acrescentam sempre algum tempo.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado