F1: Trabalhadores de Viry-Chatillon consideram a troca da uma “traição”

Por a 24 Agosto 2024 10:40

O pessoal da Renault em Viry-Chatillon, fábrica onde são construídas e desenvolvidas as unidades motrizes, francesas, manifestou uma forte oposição ao plano da empresa para encerrar a sua operação de motores de F1, chamando-lhe uma “traição”.

A proposta, destinada a melhorar o desempenho da Alpine, envolve o fim da divisão de unidades motrizes de F1 em Viry e a transformação da Alpine numa equipa cliente, provavelmente recebendo motores da Mercedes a partir da época de 2026.

O plano, que promete poupanças de custos significativas, provocou reações negativas por parte dos trabalhadores, que argumentam que prejudicaria o legado e a identidade da unidade de Viry-Chatillon, que produz motores de F1 desde 1977.

“A direção do Grupo planeia parar o programa de 2026 em Viry-Chatillon e optar por um fornecimento de motor, provavelmente da Mercedes”, lê-se no comunicado, citado pelo Motorsport.com. “A razão apresentada é uma poupança direta significativa, trocando custos de desenvolvimento de 120 milhões de dólares por 17 milhões de dólares de fornecimento anual. Não entendemos o que justifica matar esta entidade de elite e trair a sua lenda e o seu ADN, enxertando um coração Mercedes no nosso [carro] Alpine. O anúncio do fim do desenvolvimento e da produção de unidades motrizes francesas para a Fórmula 1 é incompreensível. Não podemos aceitar que a Alpine e o Grupo Renault prejudiquem as suas imagens, e é por isso que pedimos ao Sr. [Luca] De Meo [presidente da Renault] e ao seu conselho de administração que renunciem a esta decisão.”

Apesar dos primeiros resultados promissores do desenvolvimento do motor de 2026, espera-se uma decisão final sobre o encerramento até ao final de setembro.

“O objetivo era colocar em funcionamento o primeiro motor Alpine 2026 no final do primeiro semestre de 2024, um ano e meio após a génese do projeto”, refere o comunicado, que aponta para a ausência de problemas de fiabilidade e para uma potência de cerca de 400kw [aproximandamente 536 CV]. Em 26 de junho de 2024, o RE26A, nome dado à primeira versão “de fábrica” do AR26, realizou o seu primeiro arranque no banco de motores n.º 6 em Viry-Chatillon, marcando assim um sucesso em termos do prazo previsto. Neste primeiro motor, está ainda ausente quase um terço dos conceitos de desempenho, previamente validados no banco de sistemas, cuja introdução está prevista para antes do final de 2024. No entanto, os primeiros resultados dos testes são prometedores. O RE26A é visto por todas as equipas de Viry-Chatillon como um grande sucesso, um motor bem-nascido com um potencial claro, a um ano e meio da primeira corrida, para aumentar as ambições da equipa Alpine F1.”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Cágado1
2 meses atrás

Sou totalmente contra a intervenção de trabalhadores nas decisões estratégicas das empresas, mas neste caso só posso torcer para que tenham razão e levem a sua adiante🤞 Ficarei mesmo muito triste se os motores Renault saírem da F.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado