F1: Jack Doohan confirmado como piloto da Alpine

Por a 23 Agosto 2024 09:33

Foi hoje confirmado que Jack Doohan será o companheiro de equipa de Pierre Gasly na Alpine na próxima temporada.

A Alpine anunciou a promoção do atual piloto de reserva Jack Doohan ao lugar a tempo inteiro para a temporada de 2025, fechando a porta da equipa francesa a pilotos como Valtteri Bottas, Zhou Guanyu ou Kevin Magnussen, que ficam, desta forma, com a vida mais complicada para se manterem na Fórmula 1.

Doohan juntar-se-á a Pierre Gasly, já contratado e anunciado, para formar a dupla de pilotos da equipa para a próxima época, tornando-se o primeiro candidato da Alpine Academy a graduar-se para um lugar na equipa.

O australiano de 21 anos – filho do lendário pentacampeão mundial de motociclismo de 500cc, Mick Doohan – tem sido o piloto de reserva da equipa nos últimos dois anos, depois de uma carreira júnior de sucesso em corridas internacionais de monolugares.

Jack terminou em segundo lugar no Campeonato de Fórmula 3 da FIA de 2021 e em terceiro lugar no Campeonato de Fórmula 2 da FIA de 2023, antes de se tornar piloto de reserva a tempo inteiro em 2024, onde contribui com o seu trabalho no simulador.

Jack Doohan tornou-se o primeiro piloto na história da Fórmula 2 a conquistar a pole position, a vitória na corrida, a volta mais rápida e liderar todas as voltas de uma corrida principal na Hungria em 2023. Alcançou seis vitórias na categoria, além de cinco pole positions e mais cinco subidas ao pódio durante duas temporadas de competição.

Continuará a desempenhar o papel de piloto de reserva durante o resto da época de 2024, participando em eventos regulares com o carro de Fórmula 1 A522 – no programa de testes permitido com monolugares de outros anos – bem como em tarefas no simulador da equipa em fins de semana de corrida selecionados.

Com esta confirmação, passam a dois os pilotos estreantes que estarão a competir na próxima temporada, com Jack Doohan a juntar-se a Oliver Bearman.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
18 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
917/30
27 dias atrás

Fixe!

Leandro Marques
27 dias atrás

Esta falhei, sempre pensei que Zhou iria ser o escolhido.

Pity
Pity
27 dias atrás

Nem sempre o que se vê nas fórmulas de promoção se confirma na F1. Por vezes, desabrocham na F1, outras “desaprendem”. Até agora não vi nada no Doohan que o recomende para a F1, Acho-o um pãozinho sem sal, mas se o Latifi e o Sargeant lá chegaram, porque não ele? Veremos do que é capaz.
A questão principal é que não vale a pena ser campeão da F2, é melhor ser segundo ou terceiro, já que nos últimos anos, o campeão fica a ver navios. Foi assim nos últimos dois anos e este… a ver vamos.

917/30
Reply to  Pity
27 dias atrás

Ser campeão de F2 no terceiro ano, como foi o caso de Pourchaire e Drugovich acaba por ser pouco valorizado (e bem na minha opinião) pelas equipas de F1.
Quanto a Doohan, sem ter feito nada de extraordinário (tal como Lawson), esteve bem na F2 e tanto um como o outro merecem a sua oportunidade.

Pity
Pity
Reply to  917/30
27 dias atrás

Penso que o Pourchaire não fez três anos inteiros de F2, fez duas ou três corridas no primeiro ano e mais dois anos completos. O Drugovich sim, fez três anos completos. Mas temos de pensar em como estava a equipa no ano em que foram (e em que não foram) campeões. Basta olhar para o ano que a Prema está a ter.

917/30
Reply to  Pity
27 dias atrás

Pourchaire fez duas corridas em 2020 e três anos completos. O que diz da equipas é um facto que se aplica a todos. No caso de Doohan na 1ª metade de 2023 a equipa teve bastantes dificuldades mas na 2ª metade Doohan ganhou três corridas principais o que diz muito sobre o valor do australiano.

Pity
Pity
Reply to  917/30
27 dias atrás

Não dá para fixar tudo. Eu sabia que o Pourchaire tinha feito o final de um campeonato, antes de entrar a tempo inteiro, mas se foi dois ou três anos, já não me lembrava. Porém, lembro-me que errou bastante no ano passado, apesar do título. Talvez isso fosse determinante para não ser considerado.

garantia4
garantia4
Reply to  Pity
27 dias atrás

Mas, ao menos, vai ter no próximo ano 4 pilotos estreantes , nascidos no 3° milénio. Dá 20%. Isto se não houver um 5° na Audi ( está na lista do Bin8).

Pity
Pity
Reply to  garantia4
26 dias atrás

Pois… Não há fome que não dê em fartura, como diz o ditado. É para compensar este ano, que não houve nenhum.
Eu gosto de ver renovação, só espero que todos mereçam o lugar.

MiguelCosta
MiguelCosta
27 dias atrás

Mais um que nunca ganhou nada na vida a chegar ao topo da categoria…

917/30
Reply to  MiguelCosta
27 dias atrás

Quantos não chegaram à F1 sem ter ganho campeonatos? Ser P2 na F3 e P3 na F2 não é vergonha nenhuma!

MiguelCosta
MiguelCosta
Reply to  917/30
26 dias atrás

Não tem nada que ver com ser vergonha ou não, tem a ver com a falta de CV, e o Doohan não o tem. É mais ou menos como diz em cima a forista Pity, compensa mais não ser o campeão e ser segundo ou terceiro.

917/30
Reply to  MiguelCosta
25 dias atrás

Não tem CV???

garantia4
garantia4
27 dias atrás

Já aqui tinha escrito que o Doohan já teria assinado (faltava portanto o anúncio oficial), e com alguma pena pois preferia o Martins, afinal da mesma igualha. É a Alpine a voltar a escolhas tipo Petrov, Piquet ou Palmer. Ou a lembrar também o Albon. Ele que nos surpreenda.

Pity
Pity
Reply to  garantia4
27 dias atrás

Mas o Doohan tem um nome mais “sonante”.
Também preferia o Martins, mas ele, este ano, tem estado muito apagado, não sei se por culpa própria, se da equipa.

garantia4
garantia4
Reply to  Pity
27 dias atrás

Talvez dos 2, piloto e ART. Esta tal como a Prema que falhou este ano, ao menos no início, é ver o Bearman.

garantia4
garantia4
Reply to  garantia4
27 dias atrás

Sabia que vinhas votar. E desta vez – curiosamente – já não trouxeste o link do que foi escrito. Saudações.

Cágado1
27 dias atrás

Vamos ver que Doohan temos. Gostei muito dele como rookie, mas depois não evoluiu o esperado. Gosto da postura pessoal dele, espero que se safe.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado