F1, Balanço de verão: Visa Cash App RB
A segunda equipa da Red Bull, a Visa Cash App RB, ocupa atualmente o sexto lugar no Campeonato de Construtores, uma posição que, apesar de estar alinhada com as expectativas da pré-temporada, não capta totalmente o desempenho da equipa na montanha-russa deste ano.
Em vários momentos desta época, a RB surgiu como uma forte candidata a terminar nos 10 primeiros lugares. No entanto, esta promessa foi prejudicada por períodos em que a equipa teve dificuldades em encontrar a sua forma. Esta inconsistência é surpreendente, especialmente tendo em conta a estreita associação da RB com a equipa principal da Red Bull. Embora a RB beneficie da utilização de grande parte do pacote da Red Bull, optou por uma abordagem aerodinâmica divergente. Esta independência não é inerentemente defeituosa, mas sugere que a RB poderá não estar a capitalizar totalmente a sinergia técnica disponível com a sua equipa-mãe.
Um exemplo disso é a atualização do Grande Prémio de Espanha, que não produziu os resultados esperados. A equipa teve dificuldades em conseguir um equilíbrio consistente em curva, o que levou à reintrodução de parte do antigo pacote em Silverstone. Estes desafios técnicos contribuíram para as flutuações de desempenho da equipa.
Também em termos de pilotos notam-se alguns problemas. As dificuldades de Daniel Ricciardo no início da época complicaram ainda mais a campanha da RB. Enquanto Yuki Tsunoda teve desempenhos louváveis, surgindo frequentemente como o piloto mais rápido, Ricciardo teve maus resultados. Chegou-se mesmo a especular sobre a sua potencial saída, o que nunca é bom sinal para um piloto.
As curtas margens entre o pelotão da Fórmula 1 significam que as variações naturais no desempenho dos pilotos podem ter um impacto significativo nas classificações das equipas, especialmente num segundo pelotão tão competitivo como é o atual.
Nos seus melhores dias, o VCARB01 posiciona a RB como uma candidata aos pontos. No entanto, no meio de um grupo muito concorrido que inclui a Aston Martin, a Haas, a Alpine e, ocasionalmente, a Williams. Com as quatro primeiras equipas a desfrutarem de uma clara vantagem, as restantes equipas encontram-se frequentemente numa luta feroz pelas últimas posições pontuáveis.
Existe uma melhoria significativa relativamente à pontuação obtida pela RB até meio da temporada, comparativamente ao ano passado, mas a Haas, que está a apenas sete pontos de distância, está melhor do que em 2023 e representa uma verdadeira ameaça à posição da equipa italiana. Um único passo em falso, pode ter repercussões que definem a época.
O desempenho da RB na primeira metade da temporada, apesar da equipa não estar isenta de erros ou inconsistências, estabeleceu os italianos como uma força a ter em conta no segundo pelotão.
Visa Cash App RB – Nota 6
Foto: Philippe Nanchino/ MPSA