F1, Red Bull: Pierre Wache diz que o carro não correspondeu às expetativas

Por a 5 Agosto 2024 18:15

O diretor técnico da Red Bull, Pierre Wache, admite que o RB20 não correspondeu às expetativas em todas as áreas, apesar de uma época de 2023 dominante.

Embora a equipa tenha feito alterações significativas para que o RB20 se mantivesse na frente, tem sido desafiada pela McLaren e pela Mercedes desde maio. Wache revelou que o carro, particularmente em curvas de alta velocidade, não teve um desempenho tão bom quanto as simulações previam, embora tenham sido feitas melhorias em áreas de média e baixa velocidade.

“Se o carro tem correspondido às expetativas? Diria que nem por isso. Melhorámos em comparação com o ano passado, sem dúvida, mas não cumprimos as nossas expetativas em algumas áreas. Especialmente nas curvas de alta velocidade, esperávamos um pouco mais. Sem pensar na competitividade do carro, apenas com base nas nossas próprias referências, esperávamos um pouco mais com as nossas ferramentas. Nas curvas de média e baixa velocidade melhorámos bastante em relação ao ano passado. Estamos um pouco mais fracos nas curvas de alta velocidade em comparação com o ano passado, em relação à concorrência. No ataque aos corretores somos claramente fracos, mas já o éramos no ano passado. Penso que não fizemos as melhorias que esperávamos nesse aspeto.”

Ele atribuiu o défice a possíveis problemas com o túnel de vento mais antigo da Red Bull, restrições de testes devido à sua posição no campeonato e adaptação ao terceiro ano dos regulamentos atuais.

“Estamos a utilizar um túnel de vento bastante antigo e também pode estar relacionado com a capacidade reduzida devido à nossa posição no campeonato [com as restrições de testes ATR] e talvez também com o facto de este ser o terceiro ano com este tipo de regulamentos.”

Apesar de o RB20 da Red Bull não corresponder a todas as expetativas de desempenho, o diretor técnico Pierre Wache previu que as equipas rivais iriam recuperar o atraso em 2024 devido à convergência dos modelos dos carros. Wache observou que, embora a Red Bull não tivesse inicialmente o carro mais rápido em 2022, esperava uma concorrência mais forte em 2023 e 2024.

“Esperávamos que a concorrência chegasse mais cedo, para ser honesto”, acrescentou. “Quando começámos a época de 2022, não tínhamos o carro mais rápido. A Ferrari tinha o carro mais rápido no início de 2022. Esperávamos uma grande competição em 2023, mas isso não aconteceu. Em 2024 também esperávamos que a competição estivesse presente mais ou menos desde o início, porque o desempenho que se pode encontrar com o carro é limitado sob os mesmos regulamentos. Após as primeiras quatro ou cinco corridas, os outros recuperaram, mas esperávamos isso desde o início. As limitações que temos com estes regulamentos são bastante elevadas e o que podemos encontrar para dar mais passos está a tornar-se mais difícil. Por isso, é quase certo que a concorrência se aproxime em breve.”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
5 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pity
Pity
3 meses atrás

Ufa! Ainda bem que foi o carro, se fossem os pilotos a não corresponderem, era bem mais grave 🙂 🙂 🙂

canam
canam
3 meses atrás

O que lhes vale é terem o melhor piloto, que vai fazendo a diferença…mas não pode resolver tudo.

Patucho10
Patucho10
3 meses atrás

Pois agora o problema é do carro! A Red Bull anda completamente perdida e não consegue melhorar a performance do carro, e agora dá jeito dar umas desculpas.
A fazer lembrar a Mercedes nos últimos 2 anos este discurso do Wache!

Vagueante
Vagueante
Reply to  Patucho10
3 meses atrás

De acordo. No inicio do Ano, o carro estava bem à frente da concorrência, daí a diferença pontual que conseguiu, depois deixaram de conseguir evoluir, mais me parece pela falta que o newey faz nos updates, pode-se dizer que está no limite do desenvolvimento, mas quando começa tão à frente dos outros, não pode ficar atrás dos outros de forma tão rápida. O Max faz a diferença e o dominio mesmo no inicio não tão evidente, mas foi mais do que suficiente.As limitações de CFD e tunel de vento fazem o resto. o facto do tunel de vento ser antigo,… Ler mais »

Leandro Marques
3 meses atrás

O pior para a Red Bull foram as últimas declarações de Zack Brown. Este, que é sempre tão crítico a tudo relacionado com a equipa austríaca, seja diretivo, piloto, whatever, veio agora defender Max e seu estilo de pilotagem (que há bem pouco tempo criticou de forma veemente) e elogiando o piloto neerlandês. Parece indicar que o agenciado pelo totó ficará mais um ano na F2 e que Max irá mesmo para a amg.

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado