WRC: 11 anos depois Sébastien Ogier vence Rali da Finlândia

Por a 4 Agosto 2024 12:19

Onze anos depois, Sébastien Ogier, agora com Vincent Landais ao lado e no Toyota GR Yaris Rally1 Hybrid, vence o Rali da Finlândia, numa prova com sabor agridoce para a Toyota, que perdeu a hipótese de reservar para si os três lugares do pódio com os acidentes de Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1 Hybrid) e Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1 Hybrid) no penúltimo troço da prova. Curiosamente, desde Esapekka Lappi em 2017 que um finlandês não consegue vencer a ‘sua’ prova.

Outra curiosidade, Ogier confessou no final da prova que, estando tão bem classificado no campeonato, talvez vá mesmo fazer o resto da competição: “vamos ver, mas parece que não tenho outra alternativa…”

O jovem finlandês foi traído por um enorme pedra na trajetória, que o catapultou para mais um capotanço, como em Portugal, perdendo uma vitória que era quase certa, pois tinha mais de 40 segundos de avanço para o segundo classificado e dois colegas de equipa atrás nos lugares do pódio.

Um deles era Elfyn Evans, que depois de ter chegado a liderar a prova, na PEC4, era segundo quando um problema de transmissão o levou ao abandono. Regressou domingo, mas saiu de estrada na penúltima especial da prova, perdendo pontos importantes para o campeonato, deixando Thierry Neuville bastante bem mais descansado.

Quem aproveitou foram Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1 Hybrid), que foram os primeiros líderes do rali, mas depois foram perdendo gás, caíram para o sexto lugar, terminaram o primeiro dia em quarto, subiram ao terceiro lugar a meio de sábado e ao segundo perto do fim da prova. Alguma sorte com os abandonos à sua frente, mas os ralis são mesmo assim, e quem termina as provas com bons pontos ‘arrisca-se’ a ser campeão e o belga parece estar a ter a sorte que lhe faltou noutros anos.

Adrien Fourmaux/Alexandre Coria (Ford Puma Rally1 Hybrid) acaba a prova com um pódio caído do céu, numa prova que seria sempre difícil para si, pois o ano passado correu aqui de Rally2, depois de em 2022 ter rodado muito atrasado.

Sami Pajari/Enni Mälkönen (Toyota GR Yaris Rally1 Hybrid) termina a sua estreia nos Rally1 com um quarto lugar, numa prova em que cometeu um erro cedo que lhe condicionou a manhã, mas de tarde venceu um troço e foi segundo noutro, deixando muito boas indicações e a certeza que a Toyota pode contar com ele para o futuro.

Oliver Solberg/Elliott Edmondson (Škoda Fabia RS Rally2), foram quintos da geral e venceram o WRC2 depois de uma prova muito bem conseguida, nunca metendo uma roda fora do sítio, dominando de fio a pavio.

Quem sabe nunca esquece e Jari-Matti Latvala/Juho Hanninen (Toyota GR Yaris Rally2) foram sextos da geral e segundos no WRC2, deixando claro que, se ainda quisessem, ainda poderiam correr nos Rally1 que não envergonhariam ninguém, bem antes pelo contrário. É verdade que nesta prova tem o ‘boost’ caseiro, o ano passado foi aqui quinto com o Rally1, mas ainda está aí para as curvas.

Mais info assim que possível.

Tempos Online – CLIQUE AQUI

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Billy Bob
Billy Bob
2 meses atrás

Kalle Rovanperä não deveria vir tão depressa, não tinha necessidade nenhuma, até custou ver. O rali, apesar de sem Tanak desde inicio, foi mt bom de seguir. Muita conjuntura sobre Ogier poder vir a ser agora, na quase forçada qualidade de Ponta de lança da Toyota, o «Major» na luta com Neuville. Um pouco prematuro a meu ver. Pode quem sabe, mas a ordem de partida de Neuville e Ogier na Grécia joga muito a favor de…. Evans e até Tanak. Será um género de tudo ou nada para Evans mas não o tirem já das contas sff. Uma coisa… Ler mais »

Homem_do_Leme
Homem_do_Leme
Reply to  Billy Bob
2 meses atrás

Completamente de acordo, até doeu pois o Kalle fez um rali fantástico dominou a concorrência e merecia muito a vitória. Quanto a Ogier esta caiu-lhe do céu como aliás deu a entender no final, mas os ralis são assim mesmo… Quanto á possivel continuação no resto do campeonato, não creio que vá mudar muito na classificação dos pilotos, pois o Neuville tem sido de uma regularidade impressionante (é preciso não esquecer que abre a estrada desde o principio do campeonato) sabe aproveitar o sistema de pontuação como ninguém e a continuar assim será quanto a mim um justo campeão, além… Ler mais »

últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado